Hayley Atwell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hayley Elizabeth Atwell
Hayley Atwell no Festival de Cinema de Toronto, 2007.
Nascimento 5 de abril de 1982 (33 anos)
Ocupação Atriz
IMDb: (inglês)

Hayley Elizabeth Atwell (Londres, Inglaterra, 5 de Abril de 1982) é uma atriz britânica. Depois de estrear no teatro em 2005, dois anos depois fez seu primeiro filme, O Sonho de Cassandra, e seguiu com vários papéis no cinema, palco e televisão, como a minissérie Os Pilares da Terra, e o papel da Agente Peggy Carter no Universo Cinematográfico Marvel.[1]

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Atwell nasceu em Londres, filha única de Allison (née Cain), uma palestrante motivacional, e Grant Atwell, um massagista, fotógrafo e xamã. Sua mãe é Inglesa, e seu pai um americano de Kansas City, Missouri. Ela tem dupla cidadania do Reino Unido e Estados Unidos. Seus pais se separaram quando ela tinha dois anos de idade. Depois de frequentar a escola Sion-Manning Roman Catholic Girls' School em Londres, ela estudou no London Oratory School e ingressou na Guildhall School of Music and Drama, graduando-se em 2005.

Carreira[editar | editar código-fonte]

O primeiro papel de Atwell foi em 2007, no filme de Woody Allen O Sonho de Cassandra, em que ela interpretava uma atriz de teatro. Em 2008, ela apareceu no filme The Duchess (A Duquesa) como Bess Foster e no filme Brideshead Revisited como Lady Julia Flyte, ganhando elogios e nomeações dos British Independent Film Awards e London Film Critics' Circle Awards.

Atwell apareceu como "415" em novembro de 2009 na minissérie da AMC television, The Prisoner, um remake da série de 1967-1968 com o mesmo nome. Em 2010, ela estrelou como Freya Deverell no sucesso do Channel 4, adaptação do romance de William Boyd "Any Human Heart."

Atwell interpretou a Agente Peggy Carter em 2011 no filme de super-herói Capitão América: O Primeiro Vingador. Seu papel foi bem aceito por público e crítica, levando a um retorno da personagem no curta-metragem Agent Carter (2013) e na continuação do filme, Captão America 2: O Soldado Invernal (2014). O curta levou Atwell a estrelar uma série televisiva, Agent Carter, exibida em 2015 pelo canal ABC. Ela também vai reprisar o papel em Os Vingadores 2: A Era de Ultron.

Atwell na estreia de Os Pilares da Terra.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema
Televisão
Curtas
Outros

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hayley Atwell

(http://www.imdb.com/name/nm)

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.