AMC (canal de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
AMC
País  Estados Unidos
Fundação 1 de outubro de 1984 (29 anos) por AMC Networks
Pertence a AMC Networks
Sede Nova York
Slogan Something More
Formato de vídeo 1080i (HDTV)
480i (SDTV)
Cobertura  Canadá
 Estados Unidos
Nome(s) anteriore(s) American Movie Classics
Página oficial AMCtv.com

O AMC é um canal de televisão por assinatura que transmite principalmente filmes. O nome do canal era originalmente um acrônimo de American Movie Classics. No entanto, desde 2003 o nome completo não recebeu mais ênfase, como resultado de uma grande mudança na programação. O AMC pertence à AMC Networks, que anteriormente se chamava Rainbow Media. Ela é uma subsidiária da Cablevision, e entrou no ar em 1 de outubro de 1984.

História[editar | editar código-fonte]

O AMC era, originalmente, um canal premium que exibia filmes clássicos durante as tardes e o início da noite, a maioria de antes da década de 1950, sem comerciais e sem cortes. Não era incomum o canal exibir maratonas de filmes dos Irmãos Marx, ou passar clássicos como The Phantom of the Opera original, de 1925. No início da década de 1990, o canal mudou seu formato para 24 horas por dia, 7 dias por semana. Junto do Turner Classic Movies (TCM), o AMC apoiou a restauração de filmes clássicos e históricos, incluindo os filmes registrados em películas de nitrato de prata, comuns antigamente em Hollywood. Diferentemente do TCM, o AMC raramente levava ao ar filmes em formato widescreen, como aqueles filmados em CinemaScope, em formato letterbox. Bob Dorian e Nick Clooney apresentavam freqüentemente as transmissões do AMC, relatando curiosidades da produção de vários filmes. Hoje em dia, não estão mais no canal. Em 1996 o AMC criou sua primeira série original o Remember WENN e após a sua quarta temporada foi cancelada quando uma mudança de gestão assumiu subistituindo a série por outra chamada The Lot.

Em 1997, o AMC iniciou o Monsterfest, uma maratona que durava a semana inteira, exibida no final de outubro. A 10ª edição começou em 22 de outubro de 2006. Além disso, nas noites de sexta-feira o canal exibe o bloco Fear Friday, com dois filmes de terror seguidos. O canal ainda exibia, de 1998 a 2002, um bloco de programação chamado American Pop!, direcionado para a geração pós-guerra, com filmes da década de 1950 e 1960. Para preencher o tempo, ainda eram exibidos trailers antigos e clipes musicais de artistas da época.

O AMC tornou-se disponível no Canadá em 1 de setembro de 2006, a primeira vez fora dos Estados Unidos. O canal está disponível para os assinantes da Shaw Cable e da StarChoice, seguido pela Rogers Cable em 12 de dezembro do mesmo ano. O canal teve a maior audiência para a estréia de uma série original em 19 de julho de 2007, quando Mad Men estreou. Bem-recebida pela crítica, a série foi renovada para uma segunda temporada. O AMC envestiu em outra série original que deu otimas audiência para a emissora, o Breaking Bad que estreiou em 2008.

Em 31 de março de 2009 o AMC se rebatiza com um novo slogan Story Matters Here e estreia sua segunda minissérie The Prisoner, neste ano a emissora passou a transmitir séries adiquirida como The Three Stooges e CSI: Miami. No ano seguinte a emissora introduz duas novas séries Rubicon e The Walking Dead. Após o cancelamento de Rubicon, The Walking Dead prosegue arrebantendo melhores audiências e se tornando a série mais bem roteirizada mais vista na história da Tv a cabo.

Em 2011, a AMC após a mudança do nome da sua empresa proprietaria Rainbow Media para AMC Networks, criou mais duas séries de dramas The Killing que foi cancelada pela a emissora em 2013, e Hell on Weels. Fora as séries estreou um programa de auditório chamado Talking Dead que teve sua estreia após o inicío da segunda temporada de The Walking Dead. No ano de 2012 o AMC estreou três rialitys The Pitch, Man Comic Book e Small Town Security.

Logo da AMC entre 2002 - 2013

Em 31 de março de 2013, o AMC mais uma vez mudou sua programação acrecentando progamas novos como Freakshow, Owner's Manual e Talking Bad. A emissora também trocou seu logotipo que era uma caixa retangular deliniada para um bloco de ouro maciço com as letras do canal ao meio em negrito, e mudou o slogan passando a ser Somenthing More. Em 6 de abril de 2014 estreou no AMC mais uma série original o Turn onde seu contexto se passa entre 1776 e 1777.

Programas[editar | editar código-fonte]

Séries Originais


Séries Originais Canceladas


Séries Adiquiridas


Programas de Auditório

  • Talking Bad (2013)
  • Talking Dead (2011 - presente)


Realitys

  • Game of Arms (2014 - Presente)
  • Freakshow (2013 - Presente)
  • Owner's Manual (2013 - Presente)
  • Comic Book Men (2012 - Presente)
  • The Pitch (2012 - Presente)
  • Small Town Sacurity (2012 - Presente)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]