Captain America: The Winter Soldier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Captain America: The Winter Soldier
Capitão América: O Soldado do Inverno (PT)
Capitão América 2: O Soldado Invernal (BR)
Pôster promocional.
 Estados Unidos
2014 • cor • 136 min 
Direção Anthony e Joe Russo
Produção Kevin Feige
Produção executiva Victoria Alonso
Michael Grillo
Stan Lee
Alan Fine
Louis D'Esposito
Roteiro Christopher Markus
Stephen McFeely
Elenco Chris Evans
Scarlett Johansson
Sebastian Stan
Anthony Mackie
Cobie Smulders
Frank Grillo
Emily VanCamp
Hayley Atwell
Robert Redford
Samuel L. Jackson
Gênero Ação
Aventura
Ficção científica
Idioma Inglês
Estúdio Marvel Studios
Distribuição Walt Disney Studios Motion Pictures
Lançamento Portugal 27 de março de 2014
Estados Unidos 4 de abril de 2014
Brasil 10 de abril de 2014[1]
Orçamento US$ 170 milhões[2]
Receita US$ 714 083 572[2]
Cronologia
Último
Último
Captain America: The First Avenger
(2011)
Captain America: Civil War
(2016)
Próximo
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Captain America: The Winter Soldier (no Brasil, Capitão América 2: O Soldado Invernal[3] ; em Portugal, Capitão América: O Soldado do Inverno) é a continuação do filme estadunidense O Primeiro Vingador, baseado no herói homônimo da Marvel Comics. O filme foi dirigido por Anthony e Joe Russo, com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely e com as participações de Chris Evans, Scarlett Johansson, Sebastian Stan como James Buchanan "Bucky" Barnes/Soldado Invernal, Cobie Smulders, Hayley Atwell e Samuel L. Jackson reprisando seus papéis nas produções do Universo Marvel Cinematográfico. Anthony Mackie, Frank Grillo, Emily VanCamp, Robert Redford e Anthony Mackie, este último interpretando Samuel Thomas "Sam" Wilson, o herói Falcão[4] se juntam a franquia. Em Captain America: The Winter Soldier, Capitão América e Viúva Negra juntam forças para parar um inimigo secreto que está escondido em Washington, D.C.

Christopher Markus e Stephen McFeely, que escreveram o roteiro de Captain America: The First Avenger, afirmaram que antes do lançamento do filme eles estavam trabalhando em uma continuação, e em junho de 2012, Anthony e Joe Russo entraram em negociação para trabalhar no projeto. No mês seguinte, lançando os papéis coadjuvantes, começaram com as audições de Anthony Mackie e Sebastian Stan. A fotografia principal começou em abril de 2013, em Los Angeles, Califórnia, antes de se mudar para Washington e Cleveland, Ohio. Captain America: The Winter Soldier foi lançado em 04 de abril de 2014, em 2D e 3D.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Dois anos depois da batalha de Nova York, Steve Rogers/ Capitão América (Chris Evans) vive em Washington, D.C. e trabalha para a agência de espionagem S.H.I.E.L.D. enquanto tenta se ajustar ao mundo moderno. Rogers e Natasha Romanoff/ Viúva Negra (Scarlett Johansson) são enviados para libertar reféns de um navio da S.H.I.E.L.D. que foi dominado por piratas franceses liderados pelo mercenário Georges Batroc (Georges St. Pierre). Durante a missão Rogers descobre que Natasha possuía uma outra missão: extrair dados do computador do navio, por ordens de Nick Fury (Samuel L. Jackson). Rogers retorna ao Triskelion, a sede da S.H.I.E.L.D. para confrontar Fury e lá é informado sobre o projeto Insight: três aeroporta-aviões com o objetivo de espionar satélites, destinados a eliminar ameaças previamente. Fury suspeita do projeto Insight, logo depois de não conseguir decifrar os dados obtidos por Natasha.

Durante o caminho para o encontro com Maria Hill (Cobie Smulders), Fury é emboscado por um grupo de "policiais" liderados por um assassino misterioso chamado de Soldado Invernal. Depois de uma perseguição intensa Fury consegue fugir para o apartamento de Rogers e avisa-o que a S.H.I.E.L.D. está comprometida. Depois de entregar a Rogers um pen drive que contém os dados do navio, Fury é morto a tiros pelo Soldado Invernal. Fury morre durante a cirurgia, porém Hill consegue recuperar seu corpo. No dia seguinte o diretor da S.H.I.E.L.D. Alexander Pierce chama Rogers para o Triskelion. Quando Rogers se recusa a dizer informações sobre Fury, Pierce o considera como fugitivo. Procurado pela S.H.I.E.L.D. Rogers se junta a Natasha. Usando os dados do pen drive eles descobrem que as informações criptografadas foram originadas de Nova Jersey. Lá eles ativam um supercomputador que contém a consciência preservada de Arnim Zola, que revela que desde que a S.H.I.E.L.D. foi fundada após a Segunda Guerra Mundial, a Hidra vem a controlando secretamente, semeando o caos global na esperança de que a humanidade estaria disposta a entregar sua liberdade em troca de segurança. Eles conseguiram escapar da morte depois que um míssil destruiu o local.

Rogers e Romanoff recorrem a ajuda de Sam Wilson, um ex-militar e paraquedista, de quem Rogers se tornou amigo. Durante a visita Rogers descobre que Wilson possuí um traje especial que o permite voar e que ele possui o nome de "Falcão". O trio deduz que o agente Sitwell é um infiltrado da Hidra, eles o interrogam e descobrem que Zola desenvolveu um algoritmo que pode identificar as pessoas que podem se tornar ameaças futuras para os planos da Hidra, e que entre essas pessoas estão Natasha, Steve, Bruce Banner (Mark Ruffalo), e até mesmo Stephen Vincent Strange / Doutor Estranho. Os aeroporta - aviões do projeto Insight irão vasculhar o mundo, usando armas guiadas por satélite com o objetivo de eliminar essas pessoas. No caminho para a sede da S.H.I.E.L.D., Rogers, Natasha e Wilson são emboscados pelo Soldado Invernal que joga Sitwell para fora do carro. Durante a luta, Rogers reconhece o Soldado Invernal como Bucky Barnes, seu melhor amigo. O trio é capturado pela S.H.I.E.L.D., porém Hill consegue libertá-los e levá-los para um local seguro, onde Fury, que forjou sua morte, está esperando com planos para sabotar os aeroporta-aviões substituindo seus chips controladores.

Depois que os membros do Conselho de Segurança Mundial chegam para o lançamento dos aeroporta-aviões no Triskelion, Rogers revela que a S.H.I.E.L.D. é controlada pela Hidra. Natasha disfarçada de um dos membros do conselho, consegue desarmar Pierce. Fury chega e força Pierce a desbloquear o acesso ao banco de dados da S.H.I.E.L.D. para que Natasha possa vazar os segredos da S.H.I.E.L.D./Hidra. Depois de uma longa luta, Fury mata Pierce com vários tiros. Enquanto isso Rogers e Wilson conseguiram substituir os chips de dois aeroporta-aviões, mas durante a tentativa de substituir o terceiro chip o Soldado Invernal destrói o uniforme de Wilson e trava uma longa luta com Rogers. Nesse meio tempo, os aeroporta-aviões preparam-se para atacar seus milhares de alvos, e temos uma visão rápida da Torre Stark, onde seu criador, Tony Stark (Robert Downey Jr.), é apontado como um dos alvos do Insight. Depois da luta com o Soldado Invernal, Steve Rogers consegue substituir o terceiro chip, dando assim o controle dos aeroporta-aviões para Hill que os destroem. Rogers cai do aeroporta-aviões ao se chocar com o Triskelion, onde Wilson lutava contra contra Rumlow, o líder da equipe Strike. Rogers cai sobre o rio Potomac e é resgatado pelo Soldado Invernal, que depois desaparece. Com a S.H.I.E.L.D. em desordem, Fury forja sua própia morte novamente, e vai para a Europa em busca de bases restantes da Hidra. Logo depois Natasha participa de uma subcomissão do Senado. Rogers e Wilson decidem rastrear o Soldado Invernal com a ajuda de Natasha.

Em uma cena no meio dos créditos, o Barão von Strucker, em um laboratório da Hidra, proclama que os esforços da Hidra vão continuar, ele observa um cetro cheio de energia (Que pertenceu a Loki em Os Vingadores) e dois prisioneiros : um com velocidade sobre-humana (Mercúrio), a outra com poderes telecinéticos (Feiticeira Escarlate). Em uma cena pós-créditos, o Soldado Invernal visita uma exposição de Capitão América em um museu, o que faz ele despertar algumas lembranças.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Evans durante as filmagens do filme em 2013.

Os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely, disseram em abril de 2011 que haviam começado a escrever uma sequência para a Marvel Studios[5] . Em junho de 2011, McFeely disse em uma entrevista: "A história provavelmente será nos dias de hoje. Nós estamos experimentando como recapitular mais elementos do período da Segunda Guerra Mundial. Não posso dizer muito mais do que isso, mas nós o fizemos grande o suficiente para se referir a mais histórias do passado"[6] McFeely explicou mais tarde que os primeiros meses de escrita iam e voltavam o processo com a Marvel, mas que depois um esboço foi terminado no final daquele ano, a história não mudou muito[7] . Em setembro de 2011, Chris Evans, disse que o segundo filme não poderia ser liberada até 2014[8] . Em janeiro 2012, Neal McDonough, que interpretou Dum Dum Dugan em Capitão América: O Primeiro Vingador, mencionou que uma sequela provavelmente seria filmado após a conclusão de Thor: O Mundo Sombrio, que seria provavelmente antes do final de 2012.

Em março de 2012, foi relatado que a Marvel havia reduzido um campo de dez potenciais diretores para três candidatos; George Nolfi (The Adjustment Bureau), F. Gary Gray (The Italian Job), e os irmãos Anthony e Joe Russo (Community) para dirigir o novo filme do Capitão América[9] . A Walt Disney Pictures anunciou o planejamento de lançar a sequência de Capitão América: O Primeiro Vingador em 4 de abril de 2014. A Disney declarou: "A segunda parcela vai proseguir onde... Os Vingadores sai de cena, como Steve Rogers continua sua afiliação com Nick Fury e S.H.I.E.L.D. e a luta para abraçar o seu papel no mundo moderno"[10] . Mais tarde, em abril, foi informado que F. Gary Gray retirou seu nome da consideração, preferindo dirigir a biografia do grupo N.W.A. Straight Outta Compton para a New Line Cinema[11] .

Sequência[editar | editar código-fonte]

O terceiro filme da franquia Capitão América já foi confirmado pela Marvel Studios, tendo data de lançamento marcada para o dia 6 de maio de 2016 A sequência, assim como este, será dirigida pelos irmãos Joe e Anthony Russo.[12]

Referências

  1. http://omelete.uol.com.br/cinema/filmes-serao-lancados-quintas-feiras-no-brasil/#.UweKimJdVeA
  2. a b Captain America: The Winter Soldier Box Office Mojo. Visitado em 06 de abril de 2014.
  3. Capitão América 2 - O Soldado Invernal ganha seu primeiro trailer
  4. Natália Bridi (16 de julho 2012). Sequência de Capitão América terá Anthony Mackie como Falcão Título não preenchido, favor adicionar (em Português).
  5. Roteiro MTV Splash Page] Página acessada em 23 de novembro de 2011
  6. [1] Screen Junkies, página acessada em 23 de novembro de 2013
  7. [2] Slash Film, página acessada em 23 de novembro de 2013]
  8. [3] Indiewire, página acessada em 23 de novembro de 2013
  9. [4] Vulture, página acessada em 23 de novembro de 2013
  10. [5] Los Angeles Times, página acessada em 23 de novembro de 2013
  11. [6] Deadline, página acessada em 23 de novembro de 2013
  12. Batman vs Superman e Capitão América 3 serão lançados no mesmo dia Adoro Cinema (15 de Março de 2014). Visitado em 3 de Abril de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]