X-Men Origens: Wolverine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
X-Men Origins: Wolverine
X-Men Origens: Wolverine (PT/BR)
X-Men Origins Wolverine.jpg
Poster oficial do filme
 Estados Unidos
2009 • cor • 107 min 
Direção Gavin Hood
Produção Lauren Shuler Donner
Ralph Winter
Hugh Jackman
John Palermo
Produção executiva Stan Lee
Richard Donner
Roteiro David Benioff
Skip Woods
Baseado em Wolverine de Roy Thomas
Len Wein
John Romita Sr.
Elenco Hugh Jackman
Liev Schreiber
Danny Huston
Dominic Monaghan
Ryan Reynolds
Género Ficção científica
ação
Idioma Inglês
Música Harry Gregson-Williams
Direção de fotografia Donald McAlpine
Edição Nicolas De Toth
Megan Gill
Estúdio 20th Century Fox
Marvel Entertainment
The Donners' Company
Seed Productions
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Brasil 30 de abril de 2009
Portugal 30 de abril de 2009
Estados Unidos 1 de maio de 2009
Orçamento US$ 150 milhões
Receita US$ 373.062.864
Cronologia
Último
Último
X-Men: O Confronto Final
(2006)
X-Men: Primeira Classe
(2011)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

X-Men Origens: Wolverine (X-Men Origins: Wolverine, no original em inglês) é um filme americano de ficção científica, baseado no personagem fictício Wolverine da Marvel Comics. O quarto filme da franquia X-Men a ser rodado, embora o primeiro a focar o passado do personagem Wolverine, foi lançado mundialmente em 1 de maio de 2009. O filme é dirigido por Gavin Hood e apresenta no elenco Hugh Jackman, Liev Schreiber, Danny Huston, Will.i.am, Lynn Collins, Taylor Kitsch, Kevin Durand, Daniel Henney e Ryan Reynolds. O filme funciona como um prelúdio para os três primeiros filmes da franquia, focando-se no passado violento do mutante Wolverine e seu relacionamento com seu meio-irmão Victor Creed. O enredo também detalha os primeiros encontros de Wolverine com o major William Stryker, o seu tempo com a Equipe X, e da ligação do esqueleto de Wolverine com o metal indestrutível adamantium no programa Arma X.

O filme foi filmado na Austrália, Nova Zelândia e Canadá. A produção e a pós-produção foi conturbada, com conflitos surgidos entre o diretor Hood e os executivos da Fox, e uma workprint inacabada que vazou na internet um mês antes da estréia do filme. As críticas de X-Men Origins: Wolverine foram variadas, com críticos considerando o filme e seu roteiro sem inspiração mas louvando a performance de Hugh Jackman. Estreou no topo das bilheterias, arrecadando 179 milhões de dólares nos Estados Unidos e Canadá e mais de 373 milhões de dólares em todo o mundo.

Enredo[editar | editar código-fonte]

No Canadá de 1845, o jovem James Howlett vê seu seu pai John Howlett ser assassinado pelo caseiro da casa onde moravam, Thomas Logan, pai de Victor Creed. Apavorado, James desenvolve sua mutação: garras ósseas crescem entre as juntas de suas mãos e acaba matando Thomas, que antes de morrer revela que é seu verdadeiro pai. James foge junto de Victor para a floresta, e lá os dois prometem cuidar um do outro. Os irmãos passam os anos seguintes combatendo em diversas guerras para controlar suas tendências violentas, como a Civil Americana e ambas as Guerras Mundiais. Durante a Guerra do Vietnã, Victor tenta estuprar uma vietnamita, é impedido por um superior e acaba matando-o. James tenta ajudá-lo e os dois são "executados" por fuzilamento, e são aprisionados após a regeneração de ambos fazê-los sobreviver.

O cientista militar William Stryker procura os dois para participarem da Equipe X, um grupo de mutantes comandado pelo coronel no qual participam o atirador Agente Zero, o ágil lutador e mercenário Wade Wilson, o invulnerável Fred Dukes, o teleportador John Wraith e o manipulador de energia Chris Bradley. Porém, a negligência e as ações questionáveis do grupo, faz com que James o abandone, deixando Victor intrigado e decepcionado.

Seis anos depois, James está nas montanhas canadenses com o nome de Logan, trabalhando como lenhador e vivendo com sua namorada Kayla. Um dia ele é procurado por Stryker, que avisa que os antigos membros da equipe estão sendo mortos. Logo depois Kayla é "assassinada" por Victor e em um confronto Logan é derrotado pelo irmão. Logan procura Stryker atrás de ajuda para vencer Victor. Em um projeto secreto, a Arma X, Stryker reforça o esqueleto de Logan com Adamantium, uma liga de metal virtualmente indestrutível. Antes do procedimento, Logan pede dog tags com o nome "Wolverine". Após a operação, Stryker diz para apagarem a memória de Logan - mas Wolverine escuta e foge. Ele então se esconde num celeiro, onde conhece um casal idoso, Travis e Heather Hudson, que oferecem abrigo a Logan. No dia seguinte os dois são assassinados pelo Agente Zero, que persegue Wolverine. Logan consegue matar os homens de Zero e o próprio após derrubar o helicóptero.

Wolverine vai até seus ex-colegas Espectro e Dukes em Las Vegas. Um Dukes extremamente obeso conta que Victor está capturando mutantes para Stryker com a finalidade de fazer experimentos. Stryker está localizado em uma instalação secreta conhecida como "A Ilha", do qual apenas uma pessoa fugiu - Remy LeBeau, o Gambit. Logan e Espectro vão para Nova Orleans atrás de LaBeau. Wolverine pergunta a localização da Ilha, mas Gambit acha que ele é um dos homens de Stryker e o ataca. Do lado de fora do bar, Logan vê que Victor matou Espectro e tirou uma amostra de seu sangue. Os irmãos brigam, mas são interrompidos por Gambit. Victor foge, enquanto após um breve confronto, Gambit decide que Wolverine é sincero e decide levá-lo para a instalação de Stryker em Three Mile Island.

Na fortaleza de Stryker, Wolverine descobre que Kayla está viva - ela se aliou com Stryker para que ele libertasse sua irmã Emma, que está presa na ilha junto com outros mutantes - e também que ela Kayla tem o poder de persuasão. Kayla tenta convencer Logan que realmente o amava, mas o mutante frustrado a deixa. Quando Stryker nega o tratamento com Adamantium para Victor, este fica furioso e ataca Kayla, mas Wolverine escuta os gritos dela e a salva. Ele derrota Victor, mas desiste de matá-lo quando Kayla o lembra que ele não é um animal. Os dois então vão libertar os mutantes presos.

Stryker então envia Deadpool que é na verdade Wade, um soldado desenhado para matar mutantes, com diversos poderes pilhados de outros da espécie. Deadpool aparece na frente do grupo que foge e Logan decide combatê-lo enquanto o grupo segue por outro caminho. Quando Wolverine está prestes a ser derrotado por Deadpool no alto da torre de resfriamento, Victor aparece para ajudá-lo, e os dois irmãos vencem Deadpool decapitando-o. Mesmo com a ajuda do irmão, Logan diz não mudar nada entre os dois e diz que terminaram, mas antes de fugir Victor repete a mesma frase que lhe disse quando era criança: “Nunca terminaremos. Somos irmãos, Jimmy. E irmãos se protegem”. O prédio cai e quase esmaga Wolverine, mas ele é salvo por Gambit. Logan então pede a Gambit para conferir se os mutantes fugitivos estão seguros. Kayla e os outros mutantes fogem, porém num ataque de guardas Kayla é baleada e decide ficar para trás. Os prisioneiros, guiados por um Scott Summers vendado seguindo uma voz em sua cabeça, descobrem do lado de fora o professor Charles Xavier que resgata todos e os leva para sua escola. Gambit vê a cena e vai avisar a Wolverine.

Logan descobre que sua amada foi baleada e tenta salvá-la, mas Stryker o acerta com balas de Adamantium e ele desmaia. Stryker se prepara para matar Kayla, mas ela usa seus poderes para fazê-lo desistir e sair andando antes de falecer de suas feridas.

Gambit volta, mas Wolverine está sem memória devido aos danos cerebrais causados pelas balas. Enquanto a polícia e ambulância chegam, Gambit tenta convencer Logan a ir com ele, mas Wolverine diz a Gambit que consegue se virar sozinho. Gambit deseja boa sorte e os dois fogem.

Durante os créditos, Stryker é capturado longe dali por militares por ter assassinado um general em Three Mile Island. Depois dos créditos, uma cena aparece dependendo da cópia: uma tem Wolverine em um bar oriental, "bebendo para lembrar", e a outra tem Deadpool na torre destruída, tentando tocar sua cabeça decepada.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Hugh Jackman, o protagonista do filme.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme não foi bem aceito pela crítica, que o considerou pouco inspirado e mal escrito.[1] Apesar disto, Wolverine faturou 364 milhões de dólares mundialmente, e foi uma das 10 maiores bilheterias de 2009.[2]

Continuações[editar | editar código-fonte]

Após o bem-sucedido final de semana de estreia de Wolverine, os produtores aprovaram a produção de uma sequência.[3] A história supostamente será no Japão, onde Logan está na cena pós-créditos. Hugh Jackman já declarou que é um fã da saga japonesa de Wolverine escrita por Frank Miller e Chris Claremont.[4] Christopher McQuarrie é o responsável pelo roteiro, e diz que o texto está pronto para começar as filmagens em Janeiro de 2011.[5] Batizado The Wolverine, foi descrito pelo diretor Darren Aronofsky como um "filme solitário" ao invés de uma sequência.[6] Originalmente planejado para ser dirigido por começar a filmar em Março de 2011 em Nova York, para em seguida ir para o Japão,[7] foi adiado após Arranofsky se afastar do filme,[8] e um terremoto devastar boa parte do Japão.[9] Em 16 de Junho de 2011, James Mangold foi escolhido como diretor,[10] e em Setembro Mark Bomback foi contratado para reescrever o roteiro.[11] As filmagens começam em Agosto de 2012 na Austrália,[12] e o filme tem sua estreia prevista para 26 de Julho de 2013.[13]

Referências

  1. X-Men Origins - Wolverine - Rotten Tomatoes www.rottentomatoes.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
  2. X-Men Origins: Wolverine (2009) - Box Office Mojo boxofficemojo.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
  3. Wolverine Sequel Already in the Works - E! Online www.eonline.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
  4. EXCLUSIVE: Hugh Jackman ‘Talking To Writers’ About ‘Wolverine’ Sequel Set In Japan splashpage.mtv.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
  5. Friedman, Roger (3 de março de 2010). Wolverine Japan Adventure Is a Go The Hollywood Reporter.. Página visitada em 28-3-2010.
  6. Drew McWeeny (13 de nobembro de 2010). Darren Aronofsky confirms a new title for 'Wolverine 2' HitFix.com. Página visitada em November 14, 2010.
  7. Fleming, Mike. "As 'Wolverine 2' Closes, Is Hot Helmer Job 'Pride, Prejudice, Zombies' With Scarlett Johansson And Bradley Cooper?", Deadline.com, October 17, 2010. Página visitada em 18-10-2010.
  8. McClintock, Pamela. "Darren Aronofsky Bows Out of 'Wolverine'", The Hollywood Reporter, 17-3-2011. Página visitada em 17-3-2011.
  9. 'The Wolverine': no short list of directors yet to replace Darren Aronofsky, says source -- EXCLUSIVE
  10. Fleming, Mike. "Fox Chooses James Mangold On 'Wolverine'", Deadline, 2011-06-16. Página visitada em 2011-06-16.
  11. Sneider, Jeff. "'Total Recall' scribe rewriting 'Wolverine'", Variety, 2011-09-01. Página visitada em 2011-09-02.
  12. Sandy George and Amanda Diaz (2012-04-20). The Wolverine to shoot in Sydney IF Magazine. Página visitada em 2012-05-11.
  13. 'The Wolverine' Claws Out July 26, 2013 Release Date MTV (February 07, 2012). Página visitada em 2012-02-07.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]