X-Men: The Hidden Years

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

X-Men: The Hidden Years (X-Men: Anos Incríveis, no Brasil)[1] foi uma revista em quadrinhos lançada entre 1999 e 2001 e que trazia as aventuras não contadas da formação original do popular grupo de super-heróis mutantes da Marvel Comics. Foi escrita pelo polêmico John Byrne com desenhos do próprio Byrne, com ajuda do arte-finalista Tom Palmer.

Cronologicamente essas histórias se encaixavam entre os anos 60 e 70, período em que a revista dos X-Men enfrentava o problema de baixa vendagem. Nessa fase, que compreende especificamente as edições 67 a 93, as aventuras da equipe original foram republicadas continuamente até a entrada, na edição 94, dos Novos X-Men, que haviam feito sua estréia em Giant-Size X-Men #1.

Em X-Men: The Hidden Years John Byrne não só criava histórias desse momento esquecido dos heróis mutantes como também tentava adequar essas histórias a certas situações do passado, como a participação coadjuvante dos X-Men em outras revistas da Marvel, ora com seus uniformes individuais ora com seus uniformes padronizados.

Byrne também introduziu personagens novos e até situou um primeiro encontro dos X-Men originais com Tempestade, sua futura colega de equipe, na África. E embora todas essas aventuras mais cedo ou mais tarde fatalmente iriam terminar, já que se passavam em um tempo relativamente curto na cronologia geral dos personagens, o cancelamento da revista foi considerado prematuro.

Joe Quesada, recém promovido a editor-chefe da Marvel, alegava que essa revista só provocaria confusão com outros títulos da equipe mutante[2] e a cancelou depois do número 22;[3] para desgosto de John Byrne que nunca se conformou com o fim do projeto que afirmava ser um antigo sonho pessoal seu.

Com o tempo outras histórias que se situavam nos primeiros anos dos X-Men originais (Ciclope, Garota Marvel, Anjo, Fera e Homem de Gelo) foram lançados pela Marvel, como a minissérie X-Men: First Class, de 2006.[4]

No Brasil, as edições de 1 a 12 da revista original americana foram publicadas pela Abril na revista Super-Heróis Premium: X-Men.

Referências

  1. Carlos Vinícius Marins. «O Mundos X-men - Manual do Leitor». Universo HQ. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2010 
  2. Jotapê Martins (16 de Novembro de 2000). «Começam os cancelamentos de revistas mutantes». Omelete 
  3. Jotapê Martins (24 de Novembro de 2000). «Byrne solta o verbo e fala do cancelamento de X-Men: Hidden Years». Omelete 
  4. Bruno Martone Nucci (5 de outubro de 2006). «X-Men First Class #1 esgota». HQ Maniacs. Arquivado do original em 4 de março de 2016 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Super-Heróis Premium: X-Men: #6-#16 (janeiro 2001 - novembro 2001)