Warren Worthington III

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ficheiro:Anjo
Imagem do Anjo
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Warren Worthington III
200px

(258 × 400 pixels, file size: 113 KB, MIME type: image/jpeg)
Parentesco Warren Kenneth Worthington Jr. (pai, falecido)
Katherine Worthington (mãe, falecida)
Burtram Worthington (Dazzler I, tio, falecido)
Codinomes conhecidos Anjo
Morte
Habilidades Pode voar utilizando suas asas;
Fator de Cura;
Super Força;
agilidade;
sentidos aguçados.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Warren Kenneth Worthington III conhecido como Anjo (Angel) e posteriormente Arcanjo (Archangel) é um super-herói das histórias em quadrinhos da Marvel. É um mutante que tem asas, e portanto a habilidade de voar, e membro dos X-Men, fazendo parte tanto da equipe atual quanto da formação original dos X-Men. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, sua primeira aparição foi na revista X-Men #1 (1963).

História[editar | editar código-fonte]

Filho de Kathryn Worthington e Warren Worthington Jr., enquanto frequentava um colégio particular em sua adolescência, asas de penas brancas começaram a nascer de seus ombros, mas foi possivel esconder sua identidade por um bom tempo amarrando-as firmemente e escondendo embaixo das roupas. Inicialmente Warren se sentiu uma aberração, mas tendo uma vez descoberto que podia usar suas asas para voar, e após salvar diversas pessoas de um incêndio em seu dormitório, ele aprendeu a gostar de seu poder. Seus atos heróicos chamaram a atenção de Xavier, por quem foi convidado a tornar-se o terceiro membro dos X-Men. Logo ele descobriu ser um mutante, e tornou-se mais um aluno do Instituto para Jovens Superdotados do Professor Xavier, onde ganhou o codinome Anjo, passando a fazer parte da primeira formação dos X-Men.

X-men[editar | editar código-fonte]

Assim que a equipe se completou, os x-men tiveram sua primeira missão oficial: enfrentar Magneto. Warren sentiu-se atraído por Jean Grey (até a chegada de Tempestade) desde o primeiro instante em que a viu e uma rivalidade começou a surgir com Ciclope para ver quem conquistava Jean, mas Jean já estava apaixonada por Scott, fazendo Warren desistir e iniciar um romance com uma velha amiga de infância Candance “Candy” Southern. Os dois tornaram-se inseparáveis.

Depois que seu pai foi morto por agentes do criminoso conhecido como Dazzler, Warren iniciou uma investigação e chocou-se ao descobrir que Dazzler era, na verdade, seu tio Burt, e que este vinha usando a companhia do irmão como cobertura para seus crimes.

Na batalha resultante, Warren largou Burt de uma grande altura e presumiu que ele estava morto. Mas Burt sobreviveu, e começou a conspirar para casar-se com a mãe de Warren, Katheryn, em um esforço para assegurar a fortuna da família. Além disso, Burt cuidou para que Katheryn fosse sendo secreta e gradualmente envenenada. Warren e os X-Men frustraram os planos de Burt, mas era tarde demais para salvar Katheryn.

Os Campeões[editar | editar código-fonte]

Anos depois, com o recrutamento de novos membros para a equipe, ele decide deixar os X-Men. Com a morte de seu pais, Warren herdou a fortuna da família e resolveu cursar a universidade UCLA junto com Homem de Gelo, mas ainda sentiam vontade de seguir suas vidas de heróis. A oportunidade surgiu quando a universidade virou um campo de batalha onde se uniram a heróis inusitados como Hércules, Viúva Negra e Motoqueiro Fantasma. Warren se mostra entusiasmado e usa parte da fortuna para fundar, em Los Angeles, Os Campeões. Decide também revelar publicamente que ele era o Anjo, mas mantém em segredo sua conexão com a escola de Xavier.

Um advogado grande amigo de seus falecidos pais impede que o mutante seja enganado a respeito de sua herança, mostrando a grande lista de tudo que Warren herdou por direito, como a Worthington Entreprise, o acesso como sócio do elitista Clube do Inferno, inúmeros bens e a milionária fortuna da família. Mas o grupo era incompatível desde o início e pouco durou.

Retorno aos X-men[editar | editar código-fonte]

Warren acabou retornando aos X-Men. Quando viu Tempestade, apaixonou-se de vez, e depois participou da batalha espacial contra a poderosa Guarda Imperial dos Shia’rs, testemunhou o sacrifício de Fênix Negra e lutou ao lado de Homem-Aranha e Ka-Zar para derrotar Sauron e os mutantes da Terra Selvagem. No entanto, seus constantes atritos com Wolverine logo o fizeram deixar a equipe novamente. Recusou o primeiro dos dois convites para unir-se aos Vingadores, no segundo ajudou a enfrentar o enlouquecido ex-membro dos Campeões Motoqueiro Fantasma. Mais tarde derrotou sua contraparte francesa, Le Peregrine, durante o primeiro Torneio de Campeões. Depois acabou ajudando a cantora mutante Alisson Blaire, a Cristal, e juntos tiveram um caso por um tempo.

Anjo e Candy foram capturados em Manhatan e levados para os subterrâneos da cidade nos esgotos onde era o antigo metrô da cidade e atualmente lar dos seus raptores, os Morlocks. Uma comunidade de mutantes estranhos demais para viver na superfície. A líder Callisto acha Warren tão bonito que decide tê-lo como marido. Os X-Men vão ao resgate de Anjo e Tempestade consegue soltar Anjo derrotando Callisto em um duelo.

Uniu-se aos Defensores quando o grupo foi reorganizado sob a direção do também ex-X-Man Fera. O Anjo serviu como financiador da equipe, e Candy a administrava. A base de operações era a mansão que ele e Candy possuíam nas Montanhas Rochosas do Colorado.

Ficou cego por um período

O grupo acabou por debandar-se depois que a maioria de seus membros aparentemente morreu numa batalha contra a Serpente da Lua. Depois que alguns Defensores aparentemente pereceram em uma batalha contra Serpente da Lua, Anjo juntou-se novamente aos outros X-Men originais (Ciclope, Jean, Fera e o Homem de Gelo) fundando o X-Factor.

Convida Cameron Hodge, um amigo de escola, para ser o diretor de relações públicas do grupo sem saber que este era líder de uma organização chamada A Direita.

Arcanjo[editar | editar código-fonte]

Na saga "Massacre dos Mutantes", ao tentar salvar alguns morlocks do extermínio, foi gravemente ferido no confronto contra os carrascos Arrasa-Quarteirão e Arpão. Acabou salvo por Thor, mas infelizmente devido a gravidade das lesões nos ossos das asas, elas tiveram de ser amputadas.

Decide deixar sua fortuna para o X-Factor, colaborando dessa forma com os planos de Hodge. Logo depois, desesperado pela perda das asas e o colapso do seu relacionamento com Meridional, ele aparentemente cometeu suícidio em uma pequena aeronave que explodiu.

Porém, na realidade ele foi transportado com segurança por Apocalipse, que alterou sua estrutura genética, dando-lhe poderosas asas metálicas e o transformou em Morte. O plano de Apocalipse era invadir Nova Iorque com seus quatro cavaleiros (Peste, Guerra, Fome e o Morte).

Como Morte, na batalha contra os X-Factor, ele ficou desesperado ao achar que havia matado o Homem de Gelo e isso acabou por romper a programação de Apocalipse. Warren foi atrás de Hodge, que havia sequestrado Candy. No calor do confronto, Hodge matou Candy e Warren acabou decapitando Hodge. Warren, então, voltou ao X-Fator, dessa vez adotando o codinome Arcanjo e acabou salvando a policial Charlotte Jones. Os dois se envolveram amorosamente, o que ajudou Anjo a retomar sua humanidade. Investigando ataques a vários mutantes por agentes da ilha-nação Genosha, Warren descobriu que Hodge havia sobrevivido e que havia barganhado com o demônio Nasthirth a vida eterna. No fim das contas, Hodge foi derrotado pelos heróis.

Com o fim do X-Factor. já que seus membros resolveram se unir aos X-Men, Warren integrou a equipe Dourada. Neste período, Warren aos poucos foi conseguindo retornar ao seu temperamento normal, longe da influencia maligna de apocalipse. Manteve também um relacionamento sério com Psylocke. Warren recusou uma oferta do então Rei Negro do Clube, Shinobi Shaw, para juntar-se ao Circulo Interno como o Rei Branco.

Evolução[editar | editar código-fonte]

Dentes de Sabre, que se encontrava encarcerado no Instituto Xavier, escapa e fere gravemente Psylocke, que fica entre a vida e a morte, Arcanjo, ao tentar enfrentá-lo, tem as asas mecânicas seriamente danificadas.

Com a ajuda de Gomurr, o ancião, e do Dr. Estranho, Arcanjo e Wolverine empreendem uma jornada em busca da Aurora Rubra. Nesta aventura Warren percebe o quão digno de admiração Logan é. Psylocke recupera-se instantaneamente ao receber uma fração da Aurora Rubra. O casal decidiu deixar os X-Men por um tempo para se recuperarem. Nesse ínterim, Warren sente uma forte agonia causada pelas suas asas metálicas destruídas. Enquanto estava se contorcendo de dor, recebe a visita do milenar servo de Apocalise chamado Ozymandias que diz que esta transformação foi só o começo. Suas asas metálicas se desfazem e, lá de dentro, surgem suas verdadeiras asas, as asas originais haviam nascido novamente aparentemente sem explicação. Por influência da Aurora Rubra, Psylocke não conseguia ser mais como era antes e o casal passou a ter algumas crises.

Mais tarde, quando o Professor X debandou os X-Men para investigar uma possível ameaça alienígena, Warren reuniu um grupo de X-Men para auxiliar um jovem mutante numa batalha contra Morte, um dos mais recentes Cavaleiros do Apocalipse. Esse Morte era ninguém menos que Wolverine e, após conseguirem libertar Logan do domínio malígno, Warren percebe que ele próprio não está totalmente livre do domínio do Apocalipse. Como consequência, suas asas tornam-se de luz, onde dispara penas também de luz além de garras de luz. Mas Warren se livrou desses poderes ao curar a paraplegia de Abraham Kieros, outrora cavaleiro Guerra. Com esse ato de bondade, Warren acreditou estar definitivamente livre de Apocalipse.

Warren então retornou aos X-Men como membro reserva. Considerava suas responsabilidades como chefe das indústrias Worthington prioridade. Terminando seu romance com Psylocke, Warren acabou tomando a decisão de dedicar-se aos X-Men em tempo integral, tornando-se líder de uma das equipes X.

Warren e Psylocke se afastaram um do outro um pouco antes da morte dela. Ficou muito abalado, mas conseguiu esquecer sua morte, que assombrava seus sentimentos. Warren assumiu uma postura diferente em seus negócios, falando ao G8 sobre o impacto dos mutantes na economia mundial. Quando os X-Men foram capturados pelo terrorista mutante Black Tom Cassidy, a pele de Warren voltou ao normal depois que Tom sugou um pouco de sua energia vital. Recuperando-se subsequentemente de seus ferimentos, Warren sofreu uma mutação secundária que deu propriedades curativas ao seu sangue. Quando Escalpo, uma das alunas do Instituto Xavier, descobriu sinais de corrupção dentro das indústrias Worthington, ela e Warren resolveram investigar e se depararam com os lobisomens mutantes da Espécie Dominante, cujo líder, Maximus Lobo, declarou ter sido o assassino do pai de Warren. Quando Escalpo foi seriamente ferida pelos lobisomens, Warren usou seu novo poder para salvar a vida dela e os dois acabaram se envolvendo romanticamente.

Os Amigos da Humanidade crucificam vários mutantes na frente da Mansão entre eles estava Jubileu e Derme. Anjo usou seu sangue curativo para recuperar Jubileu mas Derme não resiste e morre.

Anjo tenta terminar com Paige por causa da grande diferença de idade entre eles mas, quando ele descobre o problema anti-mutante que a família dela estava passando, a acompanha para ajudar a resolver os problemas.

Trabalhando No Instituto[editar | editar código-fonte]

Quando Ciclope tornou-se co-diretor do Instituto, ele pediu a Warren que trabalhasse em algo que melhorasse a imagem da espécie mutante. Inspirado pela história de Robert A. Heinlein, “A Ameaça da Terra”, Warren fundou o “Asas acima do Mundo”, um centro de recreação onde os visitantes ganhavam asas artificiais e voavam por meio de anti-gravidade. Warren também fundou o “Mutantes Sans Frontières”, uma organização global que enviava voluntários mutantes devidamente treinados para lugares onde os X-Men e a Corporação X não tinham ação.

Fixando escritório em Zanzibar, Warren e Escalpo se envolveram numa tentativa de Courtney Ross, a Rainha Branca do Clube do Inferno, de desestabilizar o país empregando a mercenária Víbora e os Weaponeers. Ao lado do presidente do país, que na verdade era o super-herói Askari, e de reforços genoshanos, os heróis conseguiram repelir os invasores.

Pos Dizimação[editar | editar código-fonte]

Diferente da grande maioria dos mutantes, Anjo não perdeu seus poderes. Mas utilizou um indutor de imagens para fingir que tinha perdido suas asas e chamou Sally Floyd, uma repórter que já tivera um caso para publicar sua história em uma coluna onde relatava a vida dos ex-mutantes pós dia-M. Na verdade, era um plano dos X-Men para atrair um assassino serial de mutantes chamado Carniceiro deixando sempre o recado “Morreram muito poucos” junto das vítimas.

O genial Amadeus Cho convoca alguns heróis simpatizantes da causa do Hulk para se unir numa equipe chamada Campeões, entre eles estavam Anjo e Hércules, que tinham sido d’Os campeões originais. A equipe é recrutada para a evacuação na ilha de Manhattan oferecendo ajuda a um Hulk furioso.

A X-force 3[editar | editar código-fonte]

Novamente ao lado dos X-Men, ajuda a equipe a encontrar a primeira bebê mutante nascida após o dia M. Durante a busca pela bebê, Ciclope criou uma equipe secreta chamada X-Force e passou a usar como base a mansão de Warren no colorado conhecida como Ninho do Anjo, sem a autorização de Warren. Até que ele retorna à mansão e encontra a equipe, tomando conhecimento de que Lupina fora sequestrada pelos Purificadores.

Depois Lupina é resgatada seriamente ferida e Anjo busca Elixir para curá-la.

Anjo ganha a habilidade de se transformar em Arcanjo ao ficar estressado emocionalmente logo na segunda missão da X-force. Depois de Scott revelar os motivos sombrios da x-force, ela se desfaz e anjo começa a morar em utopia junto de todos os outros x-men e mutantes. Wolverine refaz a X-force e anjo se envolve romanticamente mais uma vez com Psylocke, sua cologa de equipe, mas descobre que Apocalipse está voltando.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, Warren possuia um par de asas de anjo que ele usava para voar. Mais tarde, ao perder suas asas, o vilão Apocalipse implanta asas de metal no lugar das que ele havia perdido, mas mais tarde, Warren as recupera. Hoje, Warren é capaz de controlar se quer ter asas metálicas ou não e se transforma em Arcanjo toda a vez que fica estressado emocionalmente além de visão e força moderadamente ampliadas, propriedades curativas em seu sangue e disparar penas como laminas em sua versão metálica. Warren foi um dos X-men originais e um dos mais poderosos(?) entre eles.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]