The Wolverine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Wolverine
Wolverine (PT)
Wolverine - Imortal (BR)
Pôster promocional do filme.
 Estados Unidos[1]
2013 • cor • 126[2] min 
Direção James Mangold
Produção Lauren Shuler Donner
Hugh Jackman
Hutch Parker[3]
John Palermo[3]
Roteiro Mark Bomback
Scott Frank
Baseado em Wolverine de Chris Claremont
Frank Miller
Elenco Hugh Jackman
Tao Okamoto
Rila Fukushima
Hiroyuki Sanada
Svetlana Khodchenkova
Will Yun Lee
Haruhiko Yamanouchi
Brian Tee
Famke Janssen
Gênero Ação
Idioma Inglês
Japonês
Música Marco Beltrami
Cinematografia Ross Emery
Edição Michael McCusker
Estúdio 20th Century Fox
Marvel Entertainment
The Donners' Company
Seed Productions
Hutch Parker Entertainment
Dune Entertainment
Ingenious Media
Big Screen Productions
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento 24 de julho de 2013 (vários mercados)
Portugal 25 de julho de 2013
Brasil 26 de julho de 2013
Estados Unidos 26 de julho de 2013
Orçamento US$ 120 milhões[4] [5]
Receita US$ 414.828.246[5] [6]
Cronologia
Último
Último
X-Men: Primeira Classe
(2011)
X-Men: Days of Future Past
(2014)
Próximo
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

The Wolverine (no Brasil, Wolverine - Imortal; em Portugal, Wolverine) é um filme de super-herói estadunidense de 2013 com o personagem Wolverine da Marvel Comics. É a sexta edição da série de filmes X-Men e do segundo filme tendo Wolverine como atração principal após X-Men Origins: Wolverine de 2009. Hugh Jackman e Famke Janssen reprisam seus papéis em filmes anteriores como o personagem-título e Jean Grey, com James Mangold dirigindo um roteiro escrito por Scott Frank e Mark Bomback, com partes sem créditos de Christopher McQuarrie, com base na série limitada Wolverine de Chris Claremont e Frank Miller de 1982. No filme, que segue os eventos de X-Men: The Last Stand, Logan viaja para o Japão, onde ele se envolve um velho conhecido em uma luta que tem consequências duradouras. Despojado de sua imortalidade, Wolverine deve lutar como um samurai mortal, bem como seus demônios interiores.

McQuarrie foi contratado para escrever um roteiro para The Wolverine, em agosto de 2009. Em outubro de 2010, Darren Aronofsky foi contratado para dirigir o filme. O projeto foi adiado após a saída de Aronofsky e do sismo e tsunami de Tohoku de 2011. Em junho de 2011, Mangold foi trazido a bordo para substituir Aronofsky. Bomback foi então contratado para reescrever o roteiro, em setembro de 2011. Os personagens secundários foram lançados em julho de 2012 com a filmagem principal começando no final do mês em torno de Nova Gales do Sul, antes de se mudar para Tóquio, em agosto de 2012 e voltar a Nova Gales do Sul em outubro de 2012. O filme foi convertido para 3D na pós-produção.

The Wolverine foi lançado em 24 de julho 2013 em vários mercados internacionais, e foi lançado em 25 julho de 2013, na Austrália e em Portugal, e em 26 de julho de 2013 nos Estados Unidos e Brasil. O filme recebeu críticas positivas dos críticos e fez cerca de $414,8 milhões de dólares americanos em todo o mundo, cerca de 3,5 vezes o seu orçamento de produção de $120 milhões.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em 1945, Logan, o Wolverine, é mantido em um campo de prisioneiros japoneses perto de Nagasaki. Durante o bombardeio atômico de Nagasaki, Logan resgata um oficial chamado Yashida e protege-lo da explosão.

Nos dias atuais, Logan vive como um eremita em Yukon, atormentado por alucinações de Jean Grey, que ele foi forçado a matar no final de X-Men: The Last Stand. Ele é localizado por Yukio, uma mutante com a capacidade premonitória de prever a morte das pessoas, no nome de Yashida, agora o CEO de uma empresa de tecnologia. Yashida, que está morrendo de câncer, quer Logan para acompanhar Yukio ao Japão para que ele possa pagar sua dívida de vida.

Em Tóquio, Logan encontra filho de Yashida, Shingen, e neta, Mariko. Lá, Yashida oferece para transferir habilidades de cura de Logan em seu próprio corpo, poupando a vida de Yashida e aliviar Logan de sua imortalidade, que vê Logan como uma maldição. Logan se recusa e se prepara para sair no dia seguinte. Naquela noite, o médico Dr. Green e Yashida (na verdade Víbora) introduz algo no corpo de Logan, mas Logan descarta-lo como um sonho.

Na manhã seguinte, Logan é informado que Yashida morreu. No funeral, gangsters da Yakuza tentam raptar Mariko, mas Logan e Mariko fugir juntos para a expansão urbana de Tóquio. Logan é baleado e suas feridas não se curam tão rapidamente como deveriam. Depois de lutar contra mais gangsters da Yakuza em um trem bala, Logan e Mariko se esconder em um hotel do amor local. Enquanto isso, o guarda-costas de Yashida Harada reúne-se com o Dr. Green, que, depois de demonstrar seus poderes mutantes para ele, exige que ele encontrar Logan e Mariko.

Logan e Mariko viajar para a casa de Yashida em Nagasaki, e os dois caem lentamente se interessam um pelo outro. Enquanto isso, Yukio tem uma visão de Logan morrendo, e vai para avisá-lo. Antes de Yukio chegar, Mariko é capturada pela Yakuza. Depois de interrogar um dos seqüestradores, Logan e Yukio enfrentar o noivo de Mariko, Ministro da Justiça corrupto Noburo Mori. Mori confessa que conspirou com Shingen ter Mariko Yashida morta porque deixou o controle da empresa para Mariko, e não Shingen.

Mariko é trazido diante de Shingen Yashida na propriedade quando chegam ninjas liderados por Harada e levá-la embora. Logan e Yukio chegar mais tarde e, usando máquina de raio-X de Yashida, descobrem um parasita robótico ligado ao coração de Logan, suprimindo sua capacidade de cura. Logan corta-se aberto e extrai o dispositivo. Durante a operação, Shingen os ataca mas Yukio prende-lo o tempo suficiente para se recuperar e Logan matá-lo.

Logan segue a trilha de Mariko para a aldeia de nascimento de Yashida, onde ele é capturado por ninjas de Harada. Logan é colocado em uma máquina por Dr. Green, que revela seus planos para extrair seu fator de cura e lhe apresenta o Samurai de Prata, que usa um terno eletromecânica de armadura japonesa com espadas feitas de adamantium energizados. Mariko escapa de Harada, que acredita que ele está agindo no interesse de Mariko, e consegue livrar Logan da máquina. Harada vê o erro por sua maneira, e é morto pelo Samurai de Prata, ajudando Logan a fugir.

Enquanto isso, Yukio chega e mata Dr. Green como Logan luta contra o Samurai de Prata. O Samurai de Prata corta garras de adamantium de Logan e começa a extrair habilidades de cura de Logan, revelando-se Yashida, que falsificou a sua morte. Yashida começa a recuperar sua juventude, mas Mariko intervém e apunha-la Yashida com garras cortadas de Logan enquanto Logan regenera suas garras de osso e termina com Yashida. Logan entra em colapso e tem uma alucinação final de Jean, em que ele decide finalmente deixar a ir.

Mariko torna-se CEO da Yashida Corporation e despede-se de Logan enquanto se prepara para deixar o Japão. Yukio promete ficar ao lado de Logan como seu guarda-costas, e eles partem para lugares desconhecidos.

Em uma cena meados dos créditos, Logan retorna aos Estados Unidos dois anos mais tarde e é abordado no aeroporto por Magneto e Xavier, o primeiro avisa de uma nova ameaçada da sepultura para a raça mutante ( prenúncio X-Men: Days of Future Past).[7] [8]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Hugh Jackman como Logan/Wolverine, um mutante cuja prodigiosa habilidades de cura e esqueleto de adamantium infundido se combinam para torná-lo praticamente imortal. Jackman, que interpretou o personagem nos anterior filmes de X-Men, também produziu o filme através de sua empresa Seed Productions.[9] Em termos de seu personagem Wolverine Jackman vê como "o estranho final" e que "a grande batalha, eu sempre pensei com Wolverine, é a batalha dentro de si mesmo." No que diz respeito a luta de Logan com a imortalidade, Jackman disse: "Ele percebe todos que ele ama morre, e toda a sua vida é cheia de dor. Então é melhor que ele só escapa. Ele não pode morrer de verdade. Ele só quer ficar longe de tudo",[10] Jackman afirmou que ele comeu seis refeições por dia, em preparação para o papel.[11] Jackman contactado Dwayne Johnson para algumas dicas sobre volume para cima para o filme. Johnson sugeriu que, durante seis meses, ele ganhar um quilo por semana, ao comer 6.000 calorias por dia, que consistia em "uma enorme quantidade de frango, carne e arroz integral".[12]
  • Famke Janssen como Jean Grey, um membro e ex-mutante dos X-Men, que Logan mata no final de X-Men: The Last Stand. Jackman disse: "Não há dúvida de que o relacionamento mais importante de sua vida que nos é visto através do cinema, é o seu relacionamento com Jean Grey. Sim, vimos ela morrer no final do X-Men: The Last Stand, mas neste filme, ela tem uma presença que eu acho que é vital para o filme, especialmente para ele enfrentar a coisa mais difícil dentro de si mesmo.[13]
  • Rila Fukushima como Yukio, um mutante precognitivo mutante e um dos assassinos mais mortais do clã de Shingen.[14] [15] [16] Fukushima disse: "Meu personagem é muito físico. Yukio e Wolverine têm muito em comum. Ela realmente cuida dele e ele também se preocupa com ela."[17] Mangold descrito Yukio como uma lutadora letal que é "ao mesmo tempo sexy e quase tipo surgida a partir do mundo anime".[10]
  • Tao Okamoto como Mariko Yashida, a neta de Yashida. Logan protege Mariko quando sua vida torna-se ameaçada, como resultado da vontade de seu avô. Sobre sua personagem, Okamoto disse que Mariko não é um bobalhão e é proficiente em karate e faca de arremesso.[17]
  • Hiroyuki Sanada como Shingen Yashida, o pai de Mariko e rival corporativo.[14]
  • Svetlana Khodchenkova como Dr. Green / Viper, uma mutante, que tem uma imunidade de toxinas.[10] [18] Sobre sua personagem, Khodchenkova disse "Viper realmente não tem muitas pessoas que ela se preocupa, a maioria deles ela só usa para seu próprio propósito."[17] Mangold disse, "como seu nome implica, ela é uma espécie de cobra", e que Viper vê Logan "como um grande caçador que pode ver um leão caçar sua presa."[10]
  • Will Yun Lee como Kenuichio Harada, um ex-amante de Mariko e chefe do Clã Black Ninja, jurou proteger a família Yashida. Lee disse que ele passou por um treinamento rigoroso de espada para o filme.[17] [19]
  • Haruhiko Yamanouchi como Yashida, o chefe da corporação Yashida, uma tecnologia zaibatsu.[14]
  • Brian Tee como Noburo Mori, um corrupto Ministro da Justiça, que está prestes a se casar com Mariko.[19]

Além disso, Patrick Stewart e Ian McKellen reprisar seus papéis como Professor Charles Xavier e Magneto em aparições durante a cena pós-créditos.

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

"Há muitas áreas da história japonesa, eu amo a idéia deste tipo de caráter anárquico, o estranho, estar neste mundo - Eu posso vê-lo esteticamente, também - cheio de honra e tradição e os costumes e alguém que é realmente anti-tudo isso, e tentando negociar o seu caminho. A idéia do samurai, também - e a tradição lá. É realmente muito bom. Na história em quadrinhos, ele recebe o seu traseiro chutado por um casal de samurai - nem mesmo os mutantes. Ele está chocado pelo que a princípio."

—Hugh Jackman[20]

Em setembro de 2009, Gavin Hood, diretor de X-Men Origins: Wolverine, havia especulado que haveria uma sequência, que seja fixado no Japão.[21] Durante uma das cenas pós-créditos Logan é visto bebendo em um bar no Japão. Esta localização foi objeto da série limitada do personagem de 1982 de Chris Claremont e Frank Miller, que não estava no primeiro filme como Jackman se sentiu "o que precisamos fazer é estabelecer que [Logan] é e descobrir como ele se tornou Wolverine".[22] [23] Jackman declarou que a série Claremont-Miller é a sua história favorita de Wolverine.[24] Do arco japonês, Jackman também afirmou: "Eu não vou mentir para você, eu fui falar com os escritores... Eu sou um grande fã da saga japonesa nos quadrinhos."[20] Antes do lançamento de X-Men Origins: Wolverine, Lauren Shuler Donner se aproximou de Simon Beaufoy para escrever o roteiro, mas ele não se sente confiante o suficiente para escrever.[25] Em 5 de maio de 2009, a apenas quatro dias após o seu prazo inicial fim de semana, a sequência foi confirmada oficialmente.[26]

Christopher McQuarrie, que foi creditado por seu trabalho em X-Men, foi contratado para escrever o roteiro para a sequência de Wolverine em agosto de 2009.[27] Segundo Shuler Donner, a sequência iria incidir sobre a relação entre Wolverine e Mariko, a filha de um senhor do crime japonês, e o que acontece com ele no Japão. Wolverine teria um estilo de luta diferente, devido ao pai de Mariko ter "esta vara como arma. Haverá samurai, ninja, lâminas katana, diferentes formas de artes marciais -. Mano-a-mano, o combate extremo". Ele continuou: "Queremos torná-lo autêntico, então eu acho que é muito provável que vamos fotografar no Japão. Eu acho que é provável que os personagens vão falar Inglês ao invés de japonês com legendas".[28] Em janeiro de 2010, na People's Choice Awards, Jackman afirmou que o filme iria começar a filmar em meados de 2011,[29] e em março de 2010 McQuarrie declarou que o roteiro foi concluído para a produção para começar em janeiro do ano seguinte.[30] Fontes indicaram Darren Aronofsky estava em negociações para dirigir o filme[31] depois que Bryan Singer recusou a oferta.[32]

Pré-produção[editar | editar código-fonte]

"Se você tem um herói que não pode ser ferido, só há uma maneira de criar estacas ou perigo, e isso é para colocar as pessoas que ele se preocupa em perigo. E, não muito diferente da coisa da amnésia, que pode se cansar muito rápido... Eu acho que há muito a minerar em Logan, sem roubar-lhe a auto-conhecimento. O que eu queria apresentar ao público foi, o que é que gosta de se sentir um prisioneiro em uma vida que você não pode escapar? Você acumula dor e perda, e manter isso com você e como você seguir em frente."

—James Mangold[33]

Em outubro de 2010, Jackman confirmou que Aronofsky iria dirigir o filme.[11] Jackman comentou que com Aronofsky como diretor, Wolverine 2 não vai ser "normal", afirmando: "Isto é, espero que, para mim, vai ser fora de caixa. Vai ser o melhor, espero... bem, eu diria isso, mas eu realmente sinto isso, e eu sinto que isso vai ser muito diferente. este é Wolverine. isto não é Popeye. Ele é meio escuro... mas, você sabe, esta é uma mudança de ritmo. Chris McQuarrie, que escreveu The Usual Suspects, escreveu o roteiro, de modo que vou dar-lhe uma boa pista. [Aronofsky] vai fazer isso ser fantástico. Lá vai para ser um pouco de carne sobre os ossos. Haverá algo para se pensar como quando você sair do cinema, com certeza."[11] Também em outubro, foi relatado que o filme iria começar a filmagem principal, em março de 2011, em Nova Iorque, antes da produção deslocar-se para o Japão pela maior parte da filmagem.[34]

Enquanto Jackman em 2008 caracterizou o filme como "uma continuação de Origens",[35] Aronofsky em novembro de 2010 disse que o filme, agora intitulado The Wolverine, era um "one-off" em vez de uma sequência.[36] Também em novembro, a Fox Filmed Entertainment enviou um comunicado à imprensa afirmando que assinaram com Aronofsky e sua produtora Protozoa Pictures para um novo contrato de dois anos, negócio global. Sob o acordo, Protozoa iria desenvolver e produzir filmes, tanto para 20th Century Fox e Fox Searchlight Pictures. Filme de estréia de Aronofsky sob o pacto teria sido The Wolverine.[37]

Em março de 2011, Aronofsky deixou a direção do filme, dizendo em um comunicado: "Como eu falei mais sobre o filme com os meus colaboradores na Fox, ficou claro que a produção de The Wolverine iria me manter fora do país por quase um ano.... eu não estava confortável em estar longe da minha família por esse período de tempo. Estou triste porque eu não vou ser capaz de ver o projeto passar, pois é um roteiro fantástico e eu estava muito ansioso para trabalhar novamente com meu amigo, Hugh Jackman".[38] Fox também decidiu ser "não tem pressa" para iniciar a produção devido aos danos incorridos no Japão pelo sismo e tsunami de Tohoku de 2011. [39] Apesar disso, Jackman disse que o projeto foi avançando. "É muito cedo para chamar sobre o Japão, eu não tenho certeza de onde eles estão. Portanto, agora estamos descobrindo outro diretor, mas Fox está muito ansioso para fazer o filme e estamos avançando a todo vapor para encontrar outro diretor".[40]

James Mangold no San Diego Comic Con International de 2013.

Em maio de 2011, a Fox tinha uma lista de oito candidatos para substituir Aronofsky, incluindo diretores José Padilha, Doug Liman, Antoine Fuqua, Mark Romanek, Justin Lin, Gavin O'Connor, James Mangold e Gary Shore.[41] Em junho de 2011, a Fox entrou em negociações com Mangold e pretendia começar a filmagem principal no outono de 2011.[42] Em julho de 2011, Jackman disse que pretende começar a filmar em outubro de 2011 e que ele iria lutar contra o Samurai de Prata.[43]

Em agosto de 2011, The Vancouver Sun informou que as filmagens ocorreriam a partir de 11 de novembro de 2011 a 1 de Março de 2012 no Canadian Motion Picture Park em Burnaby, Colúmbia Britânica.[44] Quase imediatamente, as filmagens foi adiado para a Primavera de 2012 para que Jackson pudesse trabalhar em Os Miseráveis. [45] Em setembro, Mark Bomback foi contratado para reescrever o roteiro de McQuarrie.[46] Em um ponto, Bomback tentou trabalhar com Rogue no script, mas ele a rejeitou por ser "pateta" e "problemática".[47] Em fevereiro de 2012, a data de lançamento foi definida em 26 de julho de 2013,[48] e em abril, as filmagens foi marcada para começar em agosto de 2012, na Austrália, que serviria como o local principal devido a incentivos financeiros e fiscais.[49]

Em julho de 2012, atores Hiroyuki Sanada, Hal Yamanouchi, Tao Okamoto e Rila Fukushima haviam sido escalados como Shingen, Yashida, Mariko e Yukio, respectivamente.[14] Adicionalmente, Will Yun Lee foi escalado como Harada, e Brian Tee como Noburo Mori.[19] Também em julho de 2012, foi noticiado que Jessica Biel iria interpretar Viper.[50] No entanto, no San Diego Comic-Con International de 2012 Biel disse que seu papel no filme "não era um negócio feito", explicando: "As pessoas continuam falando sobre isso. Eu não sei nada sobre isso. É um pouco cedo demais para esse tipo de anúncio".[51] Poucos dias depois, as negociações entre Biel e 20th Century Fox haviam quebrado.[52] Mais tarde, em julho, a Fox tinha começado as negociações com Svetlana Khodchenkova para assumir o papel.[18] Algo incomum para filmes de ação, The Wolverine apresenta quatro papéis principais femininos e "passa o Teste de Bechdel cedo e muitas vezes", segundo a Vulture. Mangold notou que ele escreveu suas heroínas para que "todas elas têm missões. Todos elas têm trabalho a fazer que não seja o objeto de afeto", com a intenção de evitar o "desgastado" tropo da donzela em apuros.[53]

Em agosto de 2012, Guillermo del Toro revelou que ele estava interessado em dirigir o filme, como o arco japonês era sua história favorita de Wolverine.[54] Após o encontro com Jim Gianopulos e Jackman, del Toro desistiu, decidindo que ele não queria passar dois ou três anos de sua vida trabalhando no filme.[54]

Referências

  1. Newman, Kim (July 18, 2013). The Wolverine. Screen Daily. Página visitada em December 31, 2013.
  2. The Wolverine (12A). British Board of Film Classification (July 10, 2013). Página visitada em July 10, 2013.
  3. a b Fleming, Mike. "Hutch Parker Joins ‘The Wolverine’ As Producer'", Deadline.com, June 18, 2012. Página visitada em June 18, 2012.
  4. Hugh Jackman's 'The Wolverine' to Stop the Bleeding at the Box Office (July 25, 2013). Página visitada em July 26, 2013.
  5. a b The Wolverine (2013). Box Office Mojo. Amazon.com. Página visitada em December 7, 2013.
  6. http://www.boxoffice.com/statistics/movies/the-wolverine-2013
  7. Post credit scene explanation. hypable.com. Página visitada em 28 December 2013.
  8. Explanation to post credit scenes. Den of geek. Página visitada em 28 December 2013.
  9. Fleming, Michael. "Hugh Jackman, Seeds planting pics", Variety, May 4, 2009. Página visitada em October 20, 2010.
  10. a b c d Stack, Tim (March 24, 2013). 'The Wolverine': 8 New Photos!. Entertainment Weekly. Página visitada em April 2, 2013.
  11. a b c "Hugh Jackman Promises Aronofsky's Wolverine 2 Will Be 'Thoughtful,' 'Meaty'", New York, October 19, 2010. Página visitada em October 20, 2010.
  12. Vilkomerson, Sara. "Hugh Jackman exclusive: How 'The Wolverine' director Darren Aronofsky got the star calling up The Rock", Entertainment Weekly, December 7, 2010. Página visitada em December 8, 2010.
  13. Sullivan, Kevin P. (March 28, 2013). Exclusive: Hugh Jackman Digs Into 'The Wolverine' Trailer. MTV.com. Página visitada em June 10, 2013.
  14. a b c d Exclusive The Wolverine Casting News!. Superhero Hype! (July 9, 2012). Página visitada em July 9, 2012.
  15. Hoare, James. The Wolverine's Rila Fukushima on the "Bad-Ass" Yukio. Movies. SciFiNow UK. Página visitada em 28 August 2013.
  16. Trumbore, Dave (July 9, 2012). 'Wolverine' Adds Japanese Actors. Collider.com. Página visitada em July 10, 2012.
  17. a b c d Jordan, Richard. (May 2013). "Lone Wolf". Total Film (205): 90–93.
  18. a b Brown, Todd (July 19, 2012). 20th Century Fox in Talks with Svetlana Khodchenkova for Viper in 'The Wolverine'. Twitch Film. Página visitada em July 19, 2012.
  19. a b c Borys, Kit. "'Wolverine' Sequel Casts Two Villains", The Hollywood Reporter, July 9, 2012. Página visitada em July 10, 2012.
  20. a b Seijas, Casey. "EXCLUSIVE: Hugh Jackman ‘Talking To Writers’ About ‘Wolverine’ Sequel Set In Japan", MTV.com, April 29, 2009. Página visitada em April 30, 2009.
  21. "Rendition Interviews", UGO, September 29, 2007. Página visitada em September 30, 2007.
  22. Marshall, Rick. "Hugh Jackman Offers 'Wolverine 2' Update: 'We're Starting To Work On It Now'", MTV, August 10, 2009. Página visitada em October 20, 2010.
  23. Schneider, Karl. "Jackman says Wolverine script is ready", Mania Entertainment, October 15, 2006. Página visitada em October 15, 2006.
  24. SDCC 08: Hugh Jackman (Video). IGN. Ziff Davis Media (July 24, 2008). Página visitada em July 25, 2008.
  25. Smith, Sean. "'Wolverine 2': Will 'Slumdog' writer tackle the script?", Entertainment Weekly, March 25, 2009. Página visitada em March 27, 2009.
  26. Serpe, Gina (May 5, 2009). Wolverine Sequel Already in the Works. E! Online. Página visitada em May 8, 2009.
  27. Kit, Borys. "McQuarrie to pen 'Wolverine' sequel", The Hollywood Reporter, August 13, 2009. Página visitada em August 13, 2009.
  28. De Semlyen, Nick (October 16, 2009). The Future of the X-Men Franchise: Wolverine 2. Empire. Página visitada em October 23, 2010.
  29. Marnell, Blair (January 11, 2010). 'Wolverine' Sequel To Shoot In 2011?. MTV. Página visitada em March 28, 2010.
  30. Friedman, Roger. "Wolverine Japan Adventure Is a Go", The Hollywood Reporter, Showbiz 411, March 3, 2010. Página visitada em March 28, 2010.
  31. "Darren Aronofsky in Talks for Wolverine 2", Superhero Hype!, October 13, 2010. Página visitada em October 13, 2010.
  32. Boucher, Geoff. "Bryan Singer on 'X-Men: First Class': It's got to be about Magneto and Professor X", Los Angeles Times, March 18, 2010. Página visitada em March 20, 2010.
  33. Lovece, Frank (July 17, 2013). Mutant hero Wolverine is now vulnerable. Newsday. Página visitada em August 7, 2013.
  34. Fleming, Mike. "As 'Wolverine 2' Closes, Is Hot Helmer Job 'Pride, Prejudice, Zombies' With Scarlett Johansson And Bradley Cooper?", Deadline.com, October 17, 2010. Página visitada em October 18, 2010.
  35. Sanchez, Stephanie. "Hugh Jackman on Australia and Wolverine!", IESB, November 21, 2008. Página visitada em November 22, 2008.
  36. McWeeny, Drew (November 13, 2010). Darren Aronofsky confirms a new title for 'Wolverine 2'. HitFix. Página visitada em November 14, 2010.
  37. Fleming, Mike. "Fox Brings 'Wolverine' Director Darren Aronofsky In With 2-Year Deal", Deadline.com, November 18, 2010. Página visitada em November 18, 2010.
  38. McClintock, Pamela. "Darren Aronofsky Bows Out of 'Wolverine'", The Hollywood Reporter, March 17, 2011. Página visitada em March 17, 2011. Additional WebCitation archive March 17, 2011.
  39. Rottenberg, Josh (March 18, 2011). 'The Wolverine': no short list of directors yet to replace Darren Aronofsky, says source -- EXCLUSIVE. Entertainment Weekly. Página visitada em June 25, 2011.
  40. Douglas, Edward (March 29, 2011). CinemaCon Exclusive: Hugh Jackman on The Wolverine. ComingSoon.net. Página visitada em July 10, 2012.
  41. Abrams, Rachel. "Fox's 'Wolverine' helmer search down to 8", Variety, 2011-05-25. Página visitada em 2011-05-26.
  42. Fleming, Mike. "Fox Chooses James Mangold On 'Wolverine'", Deadline.com, June 15, 2011. Página visitada em June 16, 2011.
  43. Young, Paul. "Hugh Jackman Reveals The Villain Of ‘Wolverine 2′", Screen Rant, July 21, 2011. Página visitada em July 22, 2011.
  44. Wigler, Josh (August 18, 2011). 'The Wolverine' Claws Into Vancouver In November. MTV. Arquivado do original em January 6, 2012. Página visitada em 2013-07-14. citing Holloway, Katya (August 11, 2011). "Hugh Jackman heads for Vancouver to film Wolverine 2". The Vancouver Sun. (Print article not on Web)
  45. "‘Wolverine 2′ May Push Back To Spring Start", Deadline.com, August 24, 2011. Página visitada em July 10, 2012.
  46. Sneider, Jeff. "'Total Recall' scribe rewriting 'Wolverine'", Variety, September 1, 2011. Página visitada em September 2, 2011.
  47. McKittrick, Christopher (August 12, 2012). Two Writers, One Character. Creative Screenwriting. Página visitada em August 13, 2013.
  48. Wigler, Josh (February 7, 2012). 'The Wolverine' Claws Out July 26, 2013 Release Date. MTV. Página visitada em 2012-02-07.
  49. The Wolverine to shoot in Sydney. IF Magazine (April 20, 2012). Página visitada em May 11, 2012.
  50. Fleming, Mike, Jr. (July 13, 2012). Jessica Biel To Play Viper In ‘The Wolverine’. Deadline.com. Página visitada em July 13, 2012.
  51. Hasty, Katie (July 14, 2012). Jessica Biel says her role as Viper in 'Wolverine' film isn't a done deal: Watch. HitFix. Página visitada em July 15, 2012.
  52. Weintraub, Steve (July 17, 2012). Exclusive: Jessica Biel No Longer Involved in James Mangold’s 'The Wolverine'. Collider. Página visitada em July 18, 2012.
  53. Buchanan, Kyle. "The Wolverine Is This Summer’s Bechdel-Friendly Blockbuster", 29 July 2013. Página visitada em 30 July 2013.
  54. a b Weintraub, Steve (August 6, 2012). Guillermo del Toro Talks ABC’s Live-Action 'Hulk'; Reveals He Thought About Directing 'The Wolverine' and 'Thor'. Collider.com. Página visitada em August 7, 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]