Cable

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cable
Placeholder male superhero c.png

Cable é considerado um dos personagens mais fortes da Marvel Comics. Sendo comparado a Hulk, Thor, Wolverine e Homem de Ferro. E até personagens da DC Comics que ele pode fazer frente como o Super Homem.
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Como Nathan Christopher Summers:
Uncanny X-Men #201 (Janeiro 1986)
Como Cable:
New Mutants #87 (Março 1990)
Criado por Chris Claremont
Louise Simonson
Rob Liefeld
Características do personagem
Alter ego Nathan Christopher Charles Summers Dyspring
Espécie Humano Mutante
Afiliações X-Men
X-Force
Matilha
Askani
Novos Mutantes
Underground
Situação presente Vivo
Codinomes conhecidos Nathan Winters, Nathan Dayspring, Dayspring, filho de Askani, Soldado X
Habilidades Telecinese
Telepatia
Conhecimento em armas
Braço metálico
Teletransporte
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Cable é um personagem de quadrinhos da Marvel Comics. Ele é um mutante com poder telecinético. Além dessa capacidade superhumana, possui o braço esquerdo dominado por um vírus artificial implantado por Apocalipse (o que poderia o caracterizar como um ciborgue).

Cable liderou a primeira equipe a usar o nome de X-Force.

História[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

O líder de campo dos X-Men, Ciclope, teve um filho com Madelyne Pryor, clone de Jean Grey que surgiu após a saga conhecida como a Morte da Fênix. Esse filho, Nathan Christopher Charles Summers é que tornou-se o Cable. Durante a época na qual Ciclope fazia parte do X-Factor, o vilão Apocalipse infectou seu filho com o Vírus Legado. Não havia nenhuma forma de cura óbvia e o garoto parecia fadado a morrer. No entanto, pouco após a contaminação, surgiu uma mulher que alegava se chamar Askani e dizia ter vindo do futuro com o propósito específico de levar Nathan, a fim de salvá-lo. Askani (Que era membro de um culto do futuro liderado por Rachel Summers) cuidou de Cable. No entanto como Cable era vital para a realização de uma profecia e Askani não podia arriscar perdê-lo para o vírus, ela clonou a criança. O clone de Cable veio a se tornar seu principal antagonista, o mutante Conflyto.

Ao se encontrar com a Feiticeira Escarlate usou muito de seu poder, mas as probabilidades o levaram a derrota, por Wanda, ser uma das mutantes nivel Ômega mais fortes existentes.Esta batalha aconteceu pelo fato de Wanda ter perdoado Magneto, de seus crimes ao saber que este era seu pai, julgando errado isso, ele a confrontou mas seu nível de energia se exauriu, e sem forças sucumbiu, quando estava se desmaiando refletiu: "Tolice combater uma mutante nível Ômeg..." mas Wanda, nem se quer se feriu nem o feriu, apenas o abandonou desmaido e foi embora.

O Futuro[editar | editar código-fonte]

Durante a infância de Cable as mentes de Scott Summers e Jean Grey foram transportados para o futuro e em corpos que se assemelhavam aos originais para que criassem e cuidassem de Nathan. Desde cedo o jovem mutante teve de aprender a usar seus imensos poderes telepáticos e telecinéticos para retardar o avanço do tecno-vírus em seu corpo. Sempre que Cable força seus poderes o vírus avança ainda mais. Não fosse pelo tecno-vírus o poder de Cable seria grande o bastante para coloca-lo entre os mutantes mais poderosos da história. Como Jean lhe disse uma vez enquanto ainda era criança "Você Nathan […] será capaz de captar o sussurro de uma mente do outro lado do planeta ou apagar uma estrela distante com um simples pensamento…" na minissérie publicada no Brasil pela Abril Jovem com o título As Aventuras de Ciclope e Fenix.

Passando a maior parte da sua vida lutando contra Apocalipse em seu futuro, Nathan chega a maturidade como um experiente soldado. Após tomar posse de Prona, a nave sapiente de Apocalipse, assumindo então o nome de Cable, ele se torna um viajante do tempo, atuando por meio de táticas de guerrilha em diversas épocas em prol da convivência pacífica entre humanos e mutantes e tentando impedir que Apocalipse chegue ao poder e seu futuro aconteça. Nesse período, ele foi orientado por Blaquesmith.

O Presente[editar | editar código-fonte]

Após viajar por diferentes épocas, Cable acaba se fixando no "presente", onde se desenrola a maior parte das aventuras do Universo Marvel. Apesar de partidário do sonho de "convivência pacífica entre humanos e mutantes" do Professor Xavier, Cable muitas vezes se desentende com seus discípulos, pois atua de uma maneira mais agressiva, própria à sua formação em um mundo em guerra. Logo, ao invés de se juntar a alguma das , ele resolve montar sua própria equipe (apesar de continuar atuando sozinho em muitas missões).

Embora em sua época de guerrilheiro inter-temporal ele tenha formado a Matilha, é quando a guarda dos Novos Mutantes passa a sua responsabilidade que Cable consegue montar uma verdadeira equipe, que atendesse à sua expectativa de serem uma força que impedisse a ascensão de Apocalipse ao poder. Sob sua guarda, os Novos Mutantes se tansformaram na X-Force.

Junto com sua equipe, Cable enfrenta inúmeros inimigos, dentre os quais dois merecem destaque. O primeiro é Gênese, que na realidade é o próprio filho de Cable, que acaba sendo morto por Wolverine. E o segundo é o próprio Apocalipse, que é derrotado com a ajuda de todos os principais mutantes.

Quando considera a equipe preparada, Cable deixa de representar o papel de tutor, se afastando do grupo. Nesta fase, ele se muda para a Hell's Kitchen, bairro pobre de Nova York, pretendo partilhar mais de uma vida normal com os humanos, de maneira a se preparar (e até mesmo lembrar os motivos de sua luta) contra Apocalipse. Nessa fase, ele conhece Irene Merryweather (que se torna sua biógrafa) e se relaciona com Stacey Kramer, uma garçonete do bairro, irmã de Kenny, uma criança com Síndrome de Down.

É nesta fase que têm-se uma melhor perspectiva do herói como o Askani'Son, o Escolhido que iria derrotar Apocalipse, através do aparecimento de sua Psimitarra (uma arma que canaliza energia psíquica, enviada pelos Askani do futuro) e da revelação do culto dos Crentes, humanos espalhados em toda a Terra que viviam Cable como um messias (tendo entre adeptos desde Ch'vayre - um askani enviado do futuro, até o ex-vilão da Segunda Guerra Grande Mestre. Além disso, a presença constante de Blaquesmith, que reassume o papel de seu tutor (após ficar desaparecido depois da tentativa de assassinato perpetrada pelo Massacre), estava constantemente a lembrá-lo de sua "missão".

Morte[editar | editar código-fonte]

Em meio à batalha com o vilão Bastian, ele literalmente explode após deixar o vírus tecnorgânico consumir seu corpo e tentar controlar um portal de viagem no tempo. Tem até direito a funeral.

Avengers X-Sanction[editar | editar código-fonte]

Cable ressurge misteriosamente em um futuro onde toda a população foi dizimada, resultado da morte de sua filha, Esperança. Somente seu antigo aliado, Balquesmith, sobrevive e dá à Cable o nome do grupo responsável pelo assassinato da Messias Mutante: Os Vingadores. Assim, os dois viajam para o passado onde Cable se vê com apenas 24 horas de vida (devido ao fato do Vírus Tecnorgânico estar consumindo seu corpo) para encontrar e matar cada um dos Vingadores. Ele aprisiona o Hulk Vermelho,o homem de ferro , o Capitão América e o Falcão, quando é parado por Ciclope e a própria Esperança, que libertam os heróis e, com a ajuda de Wolverine, acabam matando Cable. Nathan tem seu corpo hospedado em um lugar onde parece ser o laboratório de Utopia, onde Esperança assume o efeito de Fênix e retira todo o vírus de seu corpo. No plano astral, Cable diz à Ciclope que Esperança é Fênix, e que deixa em suas mãos a responsabilidade de fazer o que for preciso. Assim, Nathan parte para um lugar desconhecido e diz que estará de volta em breve.

Algum tempo após o desfecho de Avengers X-Sanction, a Marvel anuncia a batalha do século: Avengers vs. X-Men, uma mini-série em 13 edições (iniciada no dia 28 de março em território americano) onde a Força Fênix, que se situa vindo à Terra para buscar Esperança, irá colocar os dois times em rota de colisão para decidir o destino da garota. Os X-Men acreditam que deverão prepará-la e que a entidade cósmica irá consertar os eventos causados no Dia-M, enquanto so Vingadores pensam que a Fênix estará louca e sedenta por sangue novamente.

Cable & Deadpool[editar | editar código-fonte]

O "Salvador"[editar | editar código-fonte]

Quando foram infectados por um vírus, Cable e Deadpool se juntam quando se teletransportam. Algum tempo depois Cable alcançou seu poder máximo se tornando um dos mais poderosos mutantes existentes. Cable então decidiu fazer uma ilha flutuante e deu a ela o nome de Providência. A SHIELD ficou de olho para ver se Cable não aprontava nada. Quando ficou fora de questão, a SHIELD mandou a nova Matilha para cuidar de Cable. Os X-Men, junto com Deadpool, também foram tentar impedir Nate. Logo após, Cable foi atacado pelo Surfista Prateado. Seu braço foi arrancado e ele foi lobotomizado. A Matilha e Deadpool tentaram salvá-lo implantando um novo tecno-vírus. E isso o salvou.

Um novo Cable[editar | editar código-fonte]

Após sua "cura", Cable se juntou a sua antiga equipe X-Force para ir atrás de um vilão chamado Skornn. Cable desapareceu. Sido mandado por Caixa Preta, Deadpool foi atrás de Cable, junto com Syrin e Míssil. Eles pularam de realidade em realidade até parar na Dinastia M e encontrar um Cable bebê. Eles o trouxeram de volta e tentaram trazê-lo de volta ao normal.

X-Men[editar | editar código-fonte]

Com os eventos da Dizimação, Cable teve que se unir aos X-Men.

Cable foi designado à equipe de Vampira, que consisite em: Mística, Homem de gelo, Míssil, Lady Mental, Dentes de Sabre, Senhor Sinistro e Karima Shappandar, a Sentinela ômega.

Os X-Men vão até Providência buscar cuidados médicos para a líder de esquadrão Vampira, infectada com vírus potencialmente fatal. Mas chegam no momento em que uma arma-viva Shiar chamada Hecatombe ataca o local, devorando a alma de milhares de habitantes. Providência foi evacuada e os X-Men enfrentaram a ameaça. Cable concorda em ser hospedeiro de Urizen, um Mummudrai, para poder derrotar Hecatombe o que restaurou seus poderes mutantes durante a hospedagem. Hecatombe é derrotada mas Providencia foi toda destruída. Seus ultimos habitantes são evacuados da ilha, incluido Irene Merryweather e seu amor, Dominó, que Cable não permitiu ficar para ajudar como se já esperasse o pior. Com o Urizen morto, Cable perde seus poderes novamente. Ele permanece na sua ilha destruída para tentar evitar que as informações contidas na ilha caiam em mãos erradas, sua idéia era criptografar as informações mas é atacado por Gambit e Solaris, novos integrantes dos Carrascos. Ferido, vai até o núcleo da ilha, mas os dois o seguem. Cable diz a palavra-chave para destruição do núcleo da ilha, “réquiem”. Pois já que não teria tempo para criptografar a informação, preferiu explodir o local sendo destruído junto com suas valiosas informações.

Desaparecimento[editar | editar código-fonte]

Cable se encontra desaparecido desde então e os Carrascos acreditam tê-lo matado. E semanas se passaram, e em homenagem à sua bravura, foi construido uma estátua de Cable no Rumequistão. Dominó e Irene não sabem mais o que fazer agora com a suposta morte do homem que elas amam.

Complexo de Messias[editar | editar código-fonte]

Nasce a primeira mutante após o Dia M e muita gente tinha o interesse nela. Cable que, como era de se esperar, estava vivo, enfrenta os Carrascos matando Arrasa-Quarteirão e Prisma para evitar que a bebê caísse em mãos erradas. Cable não confiou nos X-Men e saiu sozinho em uma jornada para defender a bebê de todos que tentassem arrancá-la dele. Os X-Men tomam conhecimento de que a criança está com Cable e ninguém sabe em que ele está pensando ao fugir com ela e presumem o pior, principalmente depois de suspeitarem que Cable causou o ataque dos Sentinelas da Uni à Mansão X. Ciclope decide reunir uma nova X-Force (!), com os melhores rastreadores da mansão. O alvo era achar Cable, a ordem é trazer a criança, de qualquer forma. Cable e a criança são atacados por Lady Letal e seus carniceiros. A X-Force o intercepta durante a batalha e, enquanto a equipe enfrenta os Carniceiros, Cable foge com o bebê sem dar satisfações a nova equipe de mutantes.

Layla e Madrox descobrem que, quem estava sabotando os X-Men para matar a criança mutante era Bishop e não Cable. Bishop tentava evitar que seu terrível futuro se tornasse realidade. E as equipes X tentam impedir Bishop por nunca serem capaz de aprovar a morte de uma criança, ainda mais tão importante quanto essa, culminado em uma grande batalha onde as equipes enfrentaram Carrascos, Acólitos, Predador X e Bishop na ilha Muir. Cable escapou com a “Bebê Messias” para dentro do fluxo temporal se livrando de todos que queriam tirar a vida da criança. Viajando para o futuro com a criança, Cable repetiu o mesmo que Askani fez com ele quando pequeno.

Cable se atira no fluxo cronológico a fim de salvar a menina, mas Lucas Bishop o segue e tenta matar ela, traindo os x-men. Os três vão parar no futuro, onde eles travam bravas lutas para ter a posse da menina.

Cable e Esperança[editar | editar código-fonte]

Cable se casa com uma linda jovem chamada Esperança, que adota a menininha como sua filha.Porém, antes disso, Nathan teve de fugir de várias lutas e perigos para que a bebê se salve ; Até o Lucas ser capturado pela x-force para que os x-men possam sondá-lo mentalmente para descobrir o que aconteceu com Nate.No futuro, Cable se vê mais velho e a menina já havia crescido. Mais tarde, humanoídes ( humanos com aparência de insetos fundidos num só) e a Esperança é capturada para se unir a eles. Nathan e a Messias vão resgatá-la, enquanto um vírus que não é letal atinge os x-men e bishop foge.O veneno era incapaz de sobreviver ao ar livre por mais de 5 minutos e os x-men se recuperam. Lucas diz que encontrou uma caixa, onde diz o motivo de ele caçar a menina. Emma Frost se transforma em diamante e escapa do vírus.No final, wolverine acaba matando Bispo em seu presente com arranhões. Logan cortou o rosto de bispo e o feriu em demais partes do corpo. Bispo cai duro no chão.No futuro, os humanóides matam Esperança e Cable batiza a menina com o nome da mãe adotiva. Cable e Esperança saem vagando pelo futuro como quando ela era um bebê.

No passado, Ciclope não tem conseguido dormir à noite preocupado com Cable. Para acabar com isso, Scott, foi até os escombros da mansão x e enterrou uma caixinha com um bilhete pêra Nathan no meio, dizendo que os x-men estavam bem. A x-force, junto de Hepzibah, vai até a Ilha Muir, a comando de Ciclope para conversarem com Forge, sobre o braço mecânico que Bispo havia roubado de seu laboratório. Hepzibah, x23, lupina e apache percorrem sobre a Ilha atrás dos recentes aparecimentos de sua volta, achando sua trilha.Fera vem estudando sobre Bispo, Cable e a possibilidade de suas voltas com a Messias viva. Ciclope diz que Emma não pode saber do ocorrido. Ciclope usa uma camiseta de Cristal. Forge vem tentando estudar sobre os componentes temporais mesmo doente. Ele chega a confrontar com Bispo em sua volta ao presente, ficando seriamente ferido em sua mão.Os x-men mandam a nova força x, com seus uniformes negros, para caçar bispo e em fim, arrancar de si a verdade com a ajuda da telepatia da Rainha Branca.A rainha branca não consegue identificar o que são desejos da morte de Natan e a realidade. Ela diz para Ciclope, que se forçar mais um pouco, pode ser fatal para Bispo e as respostas somem no ar.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Cable possui alta telecinese e telepatia.Ele usa um dispositivo que o ajuda a se teletransportar, embora quando isso aconteça se una a Deadpool.Cable também possui um Braço de aço orgânico muito útil numa troca de tiros, que pode funcionar como um escudo. Também é um exímio lutador e perito em armas, ou seja, Cable é um soldado que possui aptidão de armas. Embora quando viaja para o futuro, conhece novas armas e sabe usá-las mesmo sem ter experiência ou conhecimento suficientes para lutar. Ele também dispara raios pelos olhos, como ciclope..

Universo Ultimate[editar | editar código-fonte]

Em Ultimate X-Men , Cable é uma versão futura do Wolverine , que remonta ao passado para capturar o Professor Xavier, voltando com ele para o futuro, a fim de treiná-lo para a batalha que vem com o Apocalipse.

Aparições em outras mídias[editar | editar código-fonte]

  • Cable participou de alguns episódois do desenho animado X-Men: Animated Series de meados dos anos 90.
  • Cable faz participação importante no jogo "Deadpool The Game".
  • Cable é personagem jogável do jogo de luta Marvel vs. Capcom 2: New Age Of Heroes , lançado em 2002 pela empresa Capcom.
  • E cable é um heroi recrutavel do jogo Marvel:avengers alliance por 135 cp's