Feiticeira Escarlate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Feiticeira Escarlate
Feiticeira Escarlate por Adam Hughes.jpg

Arte de Adam Hughes
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Uncanny X-Men #4
(Março de 1964)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Wanda Maximoff
Espécie Humano Mutante
Terra natal Montanha Wundagore, Transia
Afiliações
Vingadores
Vingadores da Costa Oeste
Libertadoras
Força Tarefa
Base de operações Nova York (Torre dos Vingadores)
Parentesco
Magda Lehnsherr (Mãe, falecida)
Pietro Maximoff (Irmão)

Django Maximoff (Pai adotivo)
Marya Maximoff (Mãe adotiva)

Codinomes conhecidos Bruxa Escarlate, Feiticeira Escarlate, Ana Maximoff, Rainha do Caos e Nexo do Universo 616
Habilidades
  • Manipulação das probabilidades.
  • Alteração da realidade.
  • Magia.
  • Magia do caos (fusão de seus poderes mutantes e mágicos).
  • Clarividência.
  • Habilidade de voo.
  • Perita em 3 artes de combate.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Feiticeira Escarlate (Scarlet Witch em inglês), alter ego de Wanda Django Maximoff, é uma personagem fictícia do Universo Marvel, criado por Stan Lee e Jack Kirby. Ela é uma mutante, cujos poderes são a manipulação das probabilidades. Pertenceu ao grupo Irmandade de Mutantes, liderado por Magneto, pois tinha uma dívida com o mesmo e queria poder retribuir de alguma forma. Depois que abandonou o grupo por não querer fazer parte de tal equipe, entrou para os Vingadores onde permaneceu como membro até os dias atuais. Sua primeira aventura foi em X-Men #4 (1964).

Origem[editar | editar código-fonte]

Tempos atrás, Magneto e Magda, uma humana, tiveram uma filha chamada Anya. Ocorreu então um incêndio na casa onde moravam. Porém, Erik não pôde salvar sua filha, que ainda estava na casa, devido a intervenção da população local que não queriam deixá-lo entrar, pois já tinham testemunhado seu poder e achavam que era um bruxo. A visão de sua casa desabando no incêndio levando consigo a vida de Anya foi demais para Magnus, que num momento de raiva extrema lançou um imenso pulso eletromagnético devastando a região e matando todos a sua volta, com exceção de sua esposa. Temendo o marido e assustada com seus estranhos poderes, Magda fugiu levando em seu ventre os gêmeos que desconhecia estar gerando. Procurou refúgio na cidadela científica de Wundagore nas montanhas balcânicas da nação minúscula de Transia. encontrou um castelo onde solicitou refugio e foi recebida por uma vaca humanóide chamada Bova. Os meses se passaram, uma forte amizade se formou e a hora dos gêmeos virem ao mundo chegou, nasceram numa noite em que havia uma tempestade , sendo contemplada com potencial que afetaria futuramente os dons mutantes de Wanda. Temendo que o pai encontrasse as crianças procurando por ela, Magda partiu desejando que todos acreditassem que morrera.

Bova levou as crianças à seu mestre, o Alto Evolucionário, que entregou-os à um casal de ciganos que havia perdido seus filhos gêmeos. Django e Marya Maximoff criaram os dois como se fossem seus filhos e acompanharam o grupo cigano que Django liderava. Quando adolescentes, Wanda e Pietro descobriram que tinham talentos peculiares. Quando Django começou a roubar para alimentar sua família faminta, aldeões enfurecidos atacaram o acampamento cigano. Usando sua velocidade fenomenal, Pietro fugiu do acampamento com sua irmã. As circunstâncias foram traumáticas com a separação de sua família, passando os anos seguintes andando pela Europa contando apenas um com o outro. Pietro e Wanda um dia encontraram o professor Charles Xavier que lhes fez a oferta de ingressarem em sua escola. Mas Pietro foi contra e eles recusaram o convite.

Irmandade de Mutantes[editar | editar código-fonte]

Os dois irmãos foram atacados por supersticiosos que viram Wanda usar seu poder. Só foram salvos da multidão graças a intervenção de Magneto. Os jovens ingressaram na Irmandade de Mutantes como forma de pagar a dívida por suas vidas. E, desde então, os gêmeos assumiram os nomes de Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

Apesar de discordarem dos métodos de Magneto, durante meses eles o serviram, tanto por obrigação, quanto por medo de represálias.

Ficaram 3 meses na irmandade e então saíram porque não concordarem com o terrorismo que Magneto empunhava sobre o mundo.

Vingadores[editar | editar código-fonte]

Em uma reunião entre os Vingadores, alguns integrantes resolveram se afastar da equipe.

Os irmãos se candidataram a Vingadores. Mercúrio deu uma demonstração de sua velocidade, correndo em volta de uma limusine em movimento. Os dois foram introduzidos, junto com o Gavião Arqueiro, para substituir os membros que desejavam uma licença temporária. Homem de Ferro apresentou para a imprensa a formação nova dos Vingadores e, diferente do tempo de Irmandade, os irmãos tornaram-se amigos íntimos de muitos dos integrantes do grupo de heróis, onde Wanda se tornou a vingadora mais importante como também a mais poderosa de todas as formações. Foi durante esta época em que sua depressão aflorou, pois ela se sentia uma intrusa na equipe, além de ter complexo de inferioridade e um amor renegado pelo Capitão América.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Feiticeira Escarlate se envolveu com o homem sintético chamado Visão, com quem mais tarde acabou se casando, mesmo contra a vontade de seu irmão. Os dois viveram na Mansão dos Vingadores durante um tempo, Wanda sofreu treinamentos de bruxaria sob o ensino de uma verdadeira feiticeira chamada Agatha Harkness e também de Dr. Estranho, mas decidiu não exercer esse conhecimento. Depois de um tempo,Feiticeira Escarlate conseguiu ter mais concentração com seus poderes, capacitando-a controlar sua força mutante como jamais antes, através da energia do caos. Eventualmente, o casal comprou uma casa em Leonia, Nova Jersey, e abandonaram a vida de heróis por um tempo.

Retornaram a ativa quando o Edifício Baxter foi ameaçado por Annihilus.

Visão liderou a equipe durante um curto período em que grande parte da equipe estava no planeta de Beyonder. Depois, Visão retirou-se como líder e o casal retornou a Leonia. Por distorcer realidades e manipular probabilidades, Wanda conseguiu ser engravidada artificialmente por Visão, e teve filhos gêmeos, chamados Thomas e William.

Mostrou os primeiros sinais de instabilidade quando se descobriu que os filhos gêmeos que tivera eram fruto de seus poderes, usados de forma inconsciente.

O governo americano considerou o Visão um perigo à segurança mundial e o desmantelou, fazendo com que ele se tornasse frio e sem suas memórias anteriores. Sem sentimentos, o casamento terminou.

Viveu um romance com Magnum, outro Vingador cujos padrões mentais foram criados para dar a vida ao sintozoide Visão e tenta reconstruir sua vida e esquecer seu passado.

Ela evoluiu muito dentro da equipe, sendo uma das Vingadoras mais poderosas.

A Feiticeira Escarlate participou como membro da Força Tarefa formada pelo Homem de Ferro, e chegou a ser líder junto do mesmo.

A Queda[editar | editar código-fonte]

Wanda enlouquece, atacou seus companheiros Vingadores, destruiu a mansão da equipe e matou Visão, o segundo Homem-Formiga (Scott Lang) e o Gavião Arqueiro. Além de ferir gravemente sua melhor amiga Vespa e destruir metade da cidade com seus poderes. Seus atos, além de tudo, feriram emocional e fisicamente outros membros do grupo, provocando o fim da equipe.

Seu suposto pai, Magneto, ao descobrir o que estava acontecendo, resgatou-a e levou-a para Genosha, para ser tratada por Charles Xavier e Dr. Estranho, mas esse último mesmo utilizando dos maiores feitiços da terra não conseguiu penetrar sua mente, pois seu poder era inigualável e sua cabeça, segundo o mesmo, era um caos, não podendo ser controlado ou cessado. Wanda não quer largar de mão a ideia de que seus filhos e toda sua vida tinha sido uma farsa, por isso não pode ser ajudada pelos maiores telepatas da terra.

Dinastia M[editar | editar código-fonte]

Os X-Men e os Vingadores decidiram ir até Genosha e discutiram o que fazer com a agora insana Feiticeira Escarlate, ex-vingadora e heroína mutante. Pietro, com sua velocidade, chegou antes de todos e encontrou-se com seu pai, Magneto, para tentar salvar a vida de sua irmã gêmea. Magneto disse que não poderia fazer nada e ele saiu inconsolável.

Influenciada pelo seu irmão Pietro, Wanda alterou toda a realidade para uma utopia mutante sob o comando de Magneto. Nesse mundo fictício, todos os heróis tiveram a vida de que sempre gostariam de ter usufruído. Wolverine estava casado com Mística, Kitty Pryde era uma professora de história, Carol Danvers (Miss Marvel) era uma heroína famosa e admirada pelo mundo todo, Peter Parker era casado com Gwen Stacy e fingia ser mutante, entre outros. Porém, Logan se lembrava da realidade antes de Wanda modificá-la, e foi até à casa de Emma Frost, que era agora casada com Ciclope, pedindo para que lesse a sua mente, fazendo Frost lembrar-se de tudo. Com o auxílio de uma mutante que também se lembrava da realidade, os heróis convocaram todos os outros mutantes e conseguiram sair daquela ilusão. Isso trouxe um duro golpe aos mutantes do mundo pois, após voltarem ao mundo real, Wanda surtou e refez a realidade original, mas dessa vez, reduzindo os milhares de mutantes do mundo à 198, criando o maior genocídio mutante da história.

Ao final da saga, ela aparentemente, estaria vivendo na Europa Oriental sem seus poderes e com amnésia.

Dizimação[editar | editar código-fonte]

A quantidade de mutantes foi reduzida de milhares para 198 desde que Feiticeira Escarlate, com apenas 3 palavras ("CHEGA DE MUTANTES!!!"), obliterou o gene mutante, transformando a grande maioria dos mutantes em humanos normais e causando a maior crise mutante da história.

Não houve mais nascimentos dessa espécie desde a intervenção de Wanda. Os mutantes, agora, lutam pela mais primária das causas: a sobrevivência de sua espécie.

Ao fazer isto, ela supostamente apagou sua memória para viver uma vida normal na Trânsia com Agatha Harkness. O Gavião Arqueiro a encontrou, mas resolveu preservá-la, por ver que não se lembrava de nada. O Fera, obstinado a tentar reverter a dizimação, depois de tentar resolver tanto cientificamente como misticamente, procurou-a e pediu para ela desfazer o seu feito. Sem sucesso algum: ela não lembra quem é ele, e nem que ela é a Feiticeira Escarlate. Pelo menos, parece ser o que ela quer que pensem, pois ela contou, através de metáforas, que reverter o processo poderia causar conseqüências ainda piores. De qualquer modo, Fera chegou à conclusão que não seria possível desfazer a Dizimação.

Retorno[editar | editar código-fonte]

Em Os Vingadores: a cruzada da inocência temos a volta da Feiticeira Escarlate. Quando os poderes de Wiccano ficam fora de controle durante uma ação dos Jovens Vingadores, Capitão América, Homem de Ferro e Miss Marvel acham que devem fazer alguns experimentos, para que não aconteça com ele o mesmo que aconteceu com Wanda. No entanto, com a ajuda de Magneto eles vão para Latveria e encontram Wanda no castelo do Doutor Destino. Esta havia perdido a memória, bem como os seus poderes. Mas, ao voltarem pro passado, graças ao Menino de Ferro, Wanda consegue se lembrar e, mais uma vez entra em colapso, pela culpa das mortes que causou, bem como pela perda de seus dois filhos, neste momento Wiccano revela ser um filho de Wanda, afirmando que seu poder conseguiu salvar as vidas de suas crianças evitando o Colapso. Ela ainda tenta reverter o que causou, devolvendo os poderes de Rictor e dizendo que está pronta para trazer os mutantes de volta, mas neste momento há uma disputa entre os X-men, os Vingadores e os Jovens Vingadores, no qual atrapalha Feiticeira em seus planos de poder fazer com que os mutantes voltassem. Atualmente ela voltou para os Vingadores, equipe no qual ela foi membro durante toda à vida.

Vingadores vs X-Men[editar | editar código-fonte]

Quando a entidade cósmica Fênix veio para à terra para possuir Hope, Homem de Ferro em uma tentativa frustrada de parar a mesma acabou dividindo tal entidade e fazendo com que ela possuísse cinco mutantes: Namor, Magia, Emma Frost, Colossus e Ciclope, os mesmos começam melhorias pelo mundo julgando-se seres superiores, até o poder começar a corrompê-los e eles se tornarem Fênix Negra. Wanda acaba tendo uma visão devido a sua clarividência e descobre que a Fênix irá destruir os humanos. Ela vai para o campo de batalha onde desintegra Namor e depois faz o mesmo voltar a vida, derrotando. Após isso, ela luta contra Magia, e leva a melhor, mas ao ser distraída por Visão que estava sendo ferido na batalha, ela acaba perdendo no combate. Mais tarde, Hope e Feiticeira se unem e derrotam Ciclope, expulsando a Fênix do planeta terra e utilizando a força da mesma somada a energia do caos para criarem um Yin Yang e trazer equilíbrio ao planeta, no qual os mutantes voltam a nascer.

EIXO[editar | editar código-fonte]

Após voltar para os Vingadores, equipe na qual sempre foi membro, Wanda, Capitão, Thor, Wolverine, Vampira e outros membros confrontam Caveira Vermelha, que agora possui os poderes de Xavier, que foi morto pela Fênix. O vilão revela que irá espalhar uma onda mental de ódio pelo mundo para que os humanos e os mutantes entrem em guerra, porém Magneto impede os planos de Caveira Vermelha e esmaga sua cabeça, acreditando que o mesmo estava morto, ele renasce como Massacre Vermelho e todos os heróis da Terra se unem para parar o vilão. Neste exato momento, Wanda e Dr. Doom se unem para realizar um feitiço que iria trazer a mente de Xavier de volta ao controle, mas ela perde o foco e acaba invertendo todos os heróis (inclusive ela, deixando a mesma surtada e desta vez psicótica) e vilões presentes: Os vilões passam a ser heróis e vice versa. Após uma nova guerra entre Vingadores vs X-Men vs Vilões regenerados, Wanda, Dr. Voodoo e Dr. Doom conseguem fazer com que tudo volte ao normal, mas durante esse período, ela descobre que Magneto não é seu pai biológico, e sim, mais uma mentira em sua vida. Possessa e surtada com a revelação, ela vai atrás do Alto Evolucionário, o homem que entregou ela ainda bebê para seus pais adotivos em busca de resposta. Wanda e Pietro descobrem que sua vida foi toda uma mentira e então os mesmos são mandados para o outro lado do sol, que funciona como uma dimensão escondida. Dr. Voodoo, Visão, Vampira, Dentes de Sabre e Falcão vão atrás dos mesmos em uma missão para resgata-los.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Feiticeira Escarlate é uma Mutante Bruxa, possuindo tanto o Gene X, como talento para Magia. Inicialmente seus poderes eram a manipulação da probabilidade, podendo criar eventos surreais, que não tinham muitas chances de acontecer sozinho. Ela era capaz de desviar objetos e ataques, criar combustão instantânea ou enferrujar metais, além de outros eventos improváveis.

Mais tarde, seus poderes evoluíram para níveis catastróficos, quando Wanda se demonstrou capaz para controlar a Energia do Caos (uma das formas mais poderosas de energia) e através de sua magia, que ela usava para controlar tal poder, se tornou a Magia do Caos: Uma fonte de poder que ela usou para alterar toda a realidade, como fez na Dinastia M.

Wanda é tão poderosa que é capaz de ressuscitar os mortos, como fez com seu irmão Pietro e Magnum; pode apagar seres da existência ou criar vida a partir do nada (Igual fez aos seus respectivos filhos); além de ter sido capaz de roubar pedaços da alma de Mephisto, o Lorde supremo do Submundo.

Durante o evento da Cruzada da Inocência, é dito que seu poder é capaz de acontecimentos infinitos e inimagináveis, como derrotar a entidade Fênix, tanto que Dr. Doom cobiçou ter esse poder.

Além de tais poderes, ela também possui ensinamentos de Magia do nível intermediário ensinados por Dr. Estranho e sua tutora: Agatha Harkness, sendo capaz de voar, teleportar e criar seres sobrenaturais, dando um leque de poderes inimagináveis aos seus feitiços.

Nota-se que Wanda nunca foi confirmada como uma Mutante Nível Ômega, mas assim como Tempestade, ela tem potencial para ser uma.

Feiticeira Escarlate foi treinada por Gavião Arqueiro e Capitão América em combate corpo a corpo, tendo aprendido também estratégias de combate, se tornando uma grande estrategista, além de ser o Nexo do Universo original da Marvel, no qual todo o mesmo está ligado a ela.

Universo Marvel Cinematográfico[editar | editar código-fonte]

A Personagem foi introduzida nos filmes do Universo Marvel Cinematográfico, sendo interpretada por Elizabeth Olsen, o qual teve sua primeira aparição em participação especial do filme: Captain America: The Winter Soldier, e será introduzida no próximo filme da Marvel: Vingadores: Era de Ultron que tem sua estreia no Brasil dia 23 de Abril de 2015. Nessa versão ela e seu irmão não serão mutantes (por causa dos direitos de contrato da FOX), mas sim chamados de milagres, frutos de experiências genéticas realizadas pela H.I.D.R.A. Foi confirmado que ela estará em Capitão América 3: Guerra Civil.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Ela já participou das minisséries X-Men: Animated Series, X-Men: Evolution, Wolverine e os X-Men, The Avengers e Super hero squad show.

  • Em Wolverine e os X-Men ela está em Genosha junto com Magneto e se torna guia de Noturno, mas tenta destruí-lo à mando de seu Pai. Mais tarde, ela manda Magneto e seu irmão para à Lua e se torna regente de Genosha.