Dentes-de-Sabre (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dentes-de-Sabre
Dentes-de-Sabre por Robert Atkins.jpg

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Iron Fist #14 (1977)
Criado por Chris Claremont
John Byrne
Características do personagem
Alter ego Victor Creed
Espécie Humano Mutante
Afiliações X-Men
Irmandade de Mutantes
Time X
X-Factor
Carrascos
Arma X
Codinomes conhecidos Slasher
El Tigre
Der Schlächter
Habilidades Fator de cura
Agilidade e Força sobre humanas
Sentidos aguçados
Garras de Adamantium
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Dentes-de-Sabre (em inglês: Sabretooth), alter-ego de Victor Creed, é um personagem de história em quadrinhos do Universo Marvel, publicado pela editora Marvel Comics, aparecendo com mais frequência no universo dos X-Men. Arqui-inimigo de Wolverine que tambem e seu irmão mais velho sendo o Wolverine o do meio e a caçula a X-23, Dentes-de-Sabre foi criado por Chris Claremont e John Byrne. Sua primeira aparição foi em Iron Fist (Punho de Ferro) número 14, de 1977.

Durante muitos anos, Dentes-de-Sabre foi um dos arqui-inimigos da dupla de heróis Luke Cage e Punho de Ferro, sendo depois transferido por pouco tempo para as aventuras do Homem-Aranha e, finalmente, sendo fixado como inimigo de Wolverine.

Histórico[editar | editar código-fonte]

X-Men e X-Factor[editar | editar código-fonte]

Grande adversário dos X-Men, ele participou do grupo Carrascos de Mutantes, criados pelo Sr. Sinistro. Inimigos letais dos X-Men, promoveram o Massacre de Mutantes, onde a população Morlock quase foi extinta.

Um incorrigível psicopata homicida, Dentes-de-Sabre quase foi morto por Wolverine, na fase em que este havia perdido o Adamantium e estava cada vez mais selvagem. Logan cravou suas garras no cérebro de Creed (imediatamente antes dos eventos que deram origem à Era do Apocalipse). Como resultado, Creed ficou várias semanas em coma e, ao se recuperar, aparentemente havia perdido a memória, ficando retardado mentalmente. Acolhido pelos X-Men, ele começou um tratamento com o Professor X, que tencionava curar sua sociopatia.

O treinamento porém, foi completamente ineficaz e Dentes-de-Sabre conseguiu fugir da Mansão X, ferindo gravemente Psylocke e Tabitha Smith no processo. Após ser capturado, ele teve algemas de contenção instaladas em seu corpo e foi obrigado pelo governo a trabalhar na segunda formação do X-Factor. Claramente repudiado pela equipe, Victor atenuou muitos dos problemas de relacionamento e confiança presentes no grupo. Posteriormente foi revelado que o verdadeiro objetivo de Dentes-de-Sabre na equipe era eliminar todos seus integrantes, caso eles não atendessem mais às ordens do governo.

Quando se livrou das algemas de contenção, Creed escapou da influência do governo e da perseguição perpetrada pelos próprios membros do X-Factor, voltando a atuar como assassino. Após o X-Factor, ele já participou de várias equipes de vilões (como uma formação da Irmandade de Mutantes) e foi operativo do novo programa Arma X.

Atualmente Dentes-de-Sabre foi morto por Wolverine, usando a lâmina muramasa(espada que anula o fator de cura).

Outras realidades[editar | editar código-fonte]

Era do Apocalipse e Exilados[editar | editar código-fonte]

Na Era do Apocalipse, Dentes de Sabre era parte da formação de X-Men liderados por Magneto. Ele é pai adotivo de Blink e sempre estava junto de Selvagem.

Ele lutava sempre contra a tirania de Apocalipse e era um dos heróis que mais ajudava quem necessitava. Ele tinha uma birra com o Morfo de sua equipe.

Quando sua era acabou, Victor foi sugado por um portal e foi convocado pelo corretor do Tempo para poder se juntar à equipe da Arma X. Ele, junto com o Aranha, Hulk, Deadpool e outros ajudavam a controlar a realidade. Eles encontraram, em uma de suas aventuras os Exilados e Victor reencontrou sua "filhota". Blink. Tempos depois, ele foi forçado por Hipérion, a se juntar aos Exilados. A partir daí ele vem ajudando Blink em suas decisões e sempre quer partir Morfo ao meio.

Ultimate Marvel[editar | editar código-fonte]

Em Ultimate X-Men, Dentes de Sabre é um prisioneiro da Arma X e logo que saiu, mostrou que não era de confiança. Ele, aparentemente, possui quatro garras em cada mão iguais as de Logan, além de suas próprias garras. Além do seu fator de cura também possui o esqueleto de adamantium assim como Logan.

Dinastia M[editar | editar código-fonte]

Em Dinastia M, Dentes de Sabre é um assassino a mando de Magneto. Ele foi atrás do rei T'Challa para matá-lo, mas ele foi morto decapitado pelo rei, pois ele já esperava isto de Magneto.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Dentes-de-Sabre possui os mesmos poderes que Wolverine: agilidade sobre-humana, capacidade de regeneração (embora seja mais lento que Wolverine) e sentidos aguçados (visão, olfato e audição). Tem, também, força grandemente ampliada em relação a humanos comuns, derivada tanto de sua mutação quanto de acréscimos promovidos pelo projeto Arma X, recentemente. O vilão marca todos os anos, no aniversário de Wolverine, uma morte, tendo quase conseguido matar a mais recente esposa de Wolverine Víbora na história "Wolverine: Deadly Fight".Sua mutação também lhe proporcionou garras afiadas como de um felino, e dentes também afiados, daí, seu nome Dentes de Sabre.

Evolução do personagem[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Na realidade, Dentes-de-Sabre no início não era um mutante, mas apenas um hábil criminoso. Prova disto é que em suas aparições antes de se revelar inimigo de Wolverine, ele possuía garras retiráveis e nenhum fator de cura, o que foi também comprovado em uma de suas lutas contra o Homem-Aranha, quando o herói cobriu o rosto do vilão com teias e este as arrancou do rosto junto com a própria pele e desmaiando logo após, sem qualquer regeneração acelerada. Mas deixar o passado dele oculto até virar um dos principais inimigos dos X-Men favoreceu à companhia Marvel Comics, que pôde inventar sem problemas detalhes de sua vida passada, que conta que ele e Wolverine eram arquiinimigos desde muitos anos atrás. Há fontes que dizem que a fama de Wolverine estava em grande ascensão e este necessitava de um arqui-rival.

Aparições em outras mídias[editar | editar código-fonte]