Mercúrio (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mercúrio
200px

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Uncanny X-Men Vol.1' ' #4
(Março de 1964)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Pietro Django Maximoff
Espécie Humano Mutante
Terra natal Montanha Wundagore
Afiliações Vingadores
X-Factor
Irmandade de Mutantes
Inumanos
Parentesco Cristalys - Crystalia Amaquelin(esposa)
Luna - Luna Maximoff (filha)
Magneto - Erik Lehnsherr (pai)
Magda Maximoff (mãe, falecida)
Feiticeira Escarlate - Wanda Maximoff (irmã)
Célere - Tommy Shepherd (sobrinho)
Wiccano - Billy Kaplan (sobrinho)
Polaris - Lorna Dane (irmã)
Codinomes conhecidos Mateo Maximoff,Pietro Frank
Habilidades Atualmente:
* Capacidade de "viajar para o futuro", vibrando suas moléculas mais rapidamente que a velocidade da luz
* Capacidade de restaurar os poderes perdidos de outros mutantes no Dia M
Tradicionalmente
* Super-Velocidade infinita porem ele não pode usara se não isso poderia destruir todo o planeta
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Mercúrio (Quicksilver em inglês) é o codinome de Pietro Maximoff, um personagem mutante das histórias em quadrinhos da editora Marvel Comics. Foi criado por Stan Lee. Também conhecido no Brasil como Relâmpago, Homem-Relâmpago e Bala de Canhão e raio prateado.

Filho de Erik Lehnsherr, o Magneto e irmão de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, na versão original Pietro Maximoff nasceu na Montanha Wundagore, Trânsia. Logo após, sua mãe morreu.

Já crescidos, ambos abandonaram o local e passaram a viver ao lado de uma família de ciganos, quando então adotaram o sobrenome Maximoff.

Enquanto seus poderes mutantes se desenvolviam, Pietro e sua irmã foram convocados por Magneto a integrar a Irmandade de Mutantes, tornando-se adversários temíveis dos X-Men.

Nessa época, Pietro adotou o codinome Mercúrio, numa alusão ao veloz deus da mitologia romana. Dotado de velocidade, resistência e reflexos sobre-humanos, Mercúrio é capaz de correr mais que a velocidade da luz.

Contudo, a revelação de que Magneto era seu pai e os propósitos malignos de sua organização levaram ambos a abandonar a Irmandade. Mais tarde, ingressariam no supergrupo Os Vingadores. Membro instável, Mercúrio participou de várias formações da equipe. Como o maior velocista de seu universo, enfrentou o Flash (da DC Comics) em dois crossovers: DC vs Marvel e LJA/Vingadores. Nas duas ocasiões, foi derrotado.

Pietro é casado com a heroína Cristalys, dos Inumanos, com quem tem uma filha, Luna, que sendo fruto de uma união entre um mutante e uma inumana, esperava-se que viesse com enormes poderes, porém após ela nascer uma humana normal, descobriu-se que quando há um filho entre as duas raças, ele nasce uma criança comum.

Atualmente, Pietro está recluso, pois sente-se culpado pela loucura que atingiu sua irmã na saga "Vingadores: A Queda" e mais ainda por sua influência na geração da Dinastia M.

Na saga conhecida como Dinastia M, Mercúrio forçou sua irmã a criar um mundo onde mutantes são a maioria. Após essa aventura, Pietro perdeu os seus poderes.

Mercúrio Ultimate[editar | editar código-fonte]

No universo Ultimate, Mercúrio participa da irmandade e para libertar prisioneiros mutantes. Ele e sua Irmã Feiticeira Escarlate se unem aos Supremos. Pietro e Wanda tem uma possível mas não confirmada relação amorosa nesse Universo.

Universo Marvel Cinematográfico[editar | editar código-fonte]

O Personagem foi introduzido no Universo Marvel Cinematográfico, teve sua primeira aparição como participação especial em: Capitão America 2: Soldado Invernal, sendo interpretado pelo ator: Aaron Johnson que será introduzido no próximo filme da Marvel viverá o personagem, o qual encerra a fase dois: Os Vingadores 2: A Era de Ultron, que tem estréia prevista para 30 de abril de 2015.

Aparições em outras mídias[editar | editar código-fonte]