Mercúrio (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mercúrio (Marvel Comics)
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Uncanny X-Men Vol.1' ' #4
(Março de 1964)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Pietro Maximoff
Espécie Humano Mutante
Terra natal Montanha Wundagore, Transia
Afiliações Vingadores
X-Factor
Inumanos
Base de operações Nova York (Torre dos Vingadores)
Parentesco Cristalys - (Esposa)
Luna - Luna Maximoff (Filha)
Magda Lehnsherr (Mãe, falecida)
Wanda Maximoff - Feiticeira Escarlate (Irmã)
Django Maximoff (Pai adotivo)
Marya Maximoff (Mãe adotiva)
Codinomes conhecidos Mateo Maximoff, Pietro Frank
Habilidades
  • Super-velocidade

– 350 a 400 metros por segundo (um pouco mais que a velocidade do som).

  • Seu poder lhe permite rápido raciocínio e executar diversas tarefas ao mesmo tempo com uma velocidade espantosa.
  • Capaz de resistir aos efeitos da fricção, oxigênio reduzido e impacto cinético enquanto se move em super velocidades.
  • Consegue voar pequenas distâncias e planar rodopiando os braços ou as pernas.
  • Reflexos, resistência, inteligência e outros atributos melhorados graças ao seu metabolismo rápido.
  • Eficiente em combate corpo-a-corpo (treinado por Capitão América).
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Mercúrio (Quicksilver em inglês) é o codinome de Pietro Maximoff, um personagem mutante das histórias em quadrinhos da editora Marvel Comics. Foi criado por Stan Lee. Também conhecido no Brasil como Relâmpago, Homem-Relâmpago e Bala de Canhão e Raio Prateado.

Filho de Magda e Erik Lehnsherr, o Magneto e, irmão de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, Pietro Maximoff nasceu na Montanha Wundagore, Trânsia. Logo após, sua mãe morreu.

Ambos foram adotados no local por um casal chamado Django e Marya e passaram a viver ao lado de uma família de ciganos, quando então adotaram o sobrenome Maximoff.

Enquanto seus poderes mutantes se desenvolviam, Pietro e sua irmã foram atacados por pessoas que acreditavam que Wanda era uma bruxa. Salvos e convocados por Magneto a integrar na Irmandade de Mutantes, tornando-se adversários temíveis dos X-Men. Apesar disso, ambos não eram vilões e muito menos parte da equipe, só exerciam como recompensa por Magneto ter salvado os irmãos dos aldeões.

Nessa época, Pietro adotou o codinome Mercúrio, numa alusão ao veloz deus da mitologia romana. Dotado de velocidade, resistência e reflexos sobre-humanos, Mercúrio é capaz de correr tão rápido quanto a velocidade do som.

Contudo, a revelação de que Magneto era seu pai e os propósitos malignos de sua organização levaram ambos a abandonar a Irmandade. Mais tarde, ingressariam no supergrupo Os Vingadores. Membro instável, Mercúrio participou de várias formações da equipe. Como o maior velocista de seu universo, enfrentou o Flash (da DC Comics) em dois crossovers: DC vs Marvel e LJA/Vingadores. Nas duas ocasiões, foi derrotado. Ele se tornou um dos Vingadores mais importantes da equipe e foi crucial em vários arcos, tendo estado na mesma até os dias atuais.

Pietro foi casado com a heroína Cristalys, dos Inumanos, com quem tem uma filha, Luna, que sendo fruto de uma união entre um mutante e uma inumana, esperava-se que viesse com enormes poderes, porém após ela nascer uma humana normal, descobriu-se que quando há um filho entre as duas raças, ele nasce uma criança comum. Como nunca conseguiu ser um bom pai e um bom marido, o casal acabou terminando, o que aflorou os surtos de raiva de psicose no mesmo.

Durante à saga: A queda, ele esteve longe da equipe que precisava de sua ajuda pelo fato de não se sentir um herói e lhe faltar auto estima.

Na saga conhecida como Dinastia M, Mercúrio forçou sua irmã a criar um mundo onde mutantes são a maioria. Após essa aventura, Pietro perdeu os seus poderes e após tudo isso, Pietro ficou recluso, pois sentia-se culpado pela loucura que atingiu sua irmã na saga "Vingadores: A Queda" e mais ainda por sua influência na geração da Dinastia M. Ele decidiu procurar sua antiga esposa Crystal e pedir moraria em Attilan, reino dos Inumanos. Sabendo que os Inumanos passam por casulos para adquirir seus poderes, Pietro resolveu roubar o cristal terrígeno e dar para mutantes que perdeu seus poderes, mas ele descobriu que o cristal só funcionava no DNA Inumano, matando os mutantes que foram cobaias. Devido ao seu crime contra Attilan por roubo, Raio Negro (Rei dos Inumanos) mandou caçarem o mutante velocista, mas sua filha Luna alertou do perigo e pediu que ele fugisse para longe para não ser morto.

Durante à Cruzada da Inocência, ele volta para salvar sua irmã que está na Latvéria sem memória e prestes a se casar com Dr. Doom, com ajuda de seu pai e os Vingadores. Mas os planos são frustrados quando os X-Men descobrem e partem para se vingar de Wanda e matar ela de uma vez por todas. Na batalha final, Doom rouba os poderes da Feiticeira Escarlate, mas ela junto de Wiccano manipulam a realidade abrindo o portal do caos, esse qual suga a energia do caos de Doom e tira seus poderes roubados.

Em Vingadores vs X-Men, ele retorna para ajudar a equipe conta a tirania de seu pai e do quinteto Fênix que está sendo corrompido pelo poder da entidade. No fim, ele entra para a X-Factor, equipe composta de mutantes para ajudar uma empresa que os contratou. Fica durante 1 ano na equipe e retorna para os Vingadores de vez, equipe na qual sempre foi membro, atualmente ele descobriu que Magneto nunca foi seu pai, mas sim uma mentira em sua vida, e parte junto de sua irmã para procurar respostas, ficando preso no outro lado do sol, em uma outra terra junto de Wanda.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Mercúrio possui super velocidade: isto dá, não só a habilidade de mover-se depressa, mas também de enxergar o mundo como estivesse em câmera lenta, podendo enxergar a trajetória de balas e objetos muito rápidos e pegá-los com as mãos. Ele consegue atingir a velocidade do som. Sua velocidade permite correr sobre a superfície das águas e pelas paredes. Toda sua fisiologia é baseada em seu poder, tendo um alto metabolismo, nunca fica fatigado, além de ter uma força muito maior que a de um ser humano normal, conseguindo pressionar quase 500 kg com sua parte superior e mais de uma tonelada com suas pernas.

Seu poder lhe permite rápido raciocínio e executar diversas tarefas ao mesmo tempo com uma velocidade espantosa. Pode correr tão rápido, que consegue passar por pessoas sem ser visto, gerando somente o deslocamento de ar. Pode manter sua velocidade por centenas de quilômetros antes de cansar. Consegue planar rodopiando os braços ou as pernas. Por causa de seu poder, consegue aprender qualquer coisa em poucos minutos. É eficiente em combate corpo-a-corpo (treinado por Capitão América).

Mercúrio possuía a capacidade de restaurar os poderes dos mutantes, como tal correr na velocidade luz, mas isso graças as névoas terrígenas, e ele perdeu esses poderes, já que a mesma estavam destruindo seu DNA mutante.

Mercúrio Ultimate[editar | editar código-fonte]

No universo Ultimate, Mercúrio participa da irmandade e para libertar prisioneiros mutantes. Ele e sua Irmã Feiticeira Escarlate se unem aos Supremos (Os Vingadores desse mundo) e se tornam membros importantes como no universo original. Pietro e Wanda tem uma relação amorosa, o que enojava os outros membros da equipe. Durante um bom tempo ajudaram o mundo contra os perigos que Loki queria trazer para à Terra, até que Wanda foi morta por um tiro. Pietro entrou em total depressão, e mais tarde, foi morto também protegendo seu pai.

Universo Marvel Cinematográfico[editar | editar código-fonte]

O Personagem foi introduzido no Universo Marvel Cinematográfico, teve sua primeira aparição como participação especial em: Capitão America 2: Soldado Invernal, sendo interpretado pelo ator: Aaron Johnson que será introduzido no próximo filme da Marvel, o qual encerra a fase dois: Os Vingadores 2: A Era de Ultron, que tem estréia prevista para 30 de abril de 2015. Foi revelado que tanto ele como sua irmã seriam cobaias da H.I.D.R.A. e não mutantes por direitos de contrato. Havia também boatos de que o personagem morreria, mas foi desmentido pelo diretor do filme: Joss Whedon.

Aparições em outras mídias[editar | editar código-fonte]