Demolidor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Demolidor
Demolidor por Greg Land.jpg

Arte de Greg Land
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Daredevil, Vol.1 #01
(Abril de 1964) -

Estados Unidos

Criado por Stan Lee
Bill Everett
Características do personagem
Alter ego Matthew Michael "Matt" Murdock
Terra natal Nova Iorque
Afiliações Defensores
S.H.I.E.L.D.
Novos Vingadores
Marvel Knigths
Ocupação Advogado
Base de operações Nova Iorque
Parentesco Jonathan "Jack" Murdock (pai falecido)

Ronald "Ron" Murdock (filho)

Codinomes conhecidos O Homem sem Medo
Demônio da Guarda
Diabo da Guarda
DD
Habilidades Sentidos super desenvolvidos/Sentidos super-humanos: Os sentidos da audição, olfato, tato e gustação são extremamente ampliados.;
- Tato super-humano: Toda sua pele possui uma sensibilidade capaz de sentir pequenas alterações de temperatura, pressão, sentir as formas da tinta no papel (possibilitando a ele ler)
- Olfato super-humano: Possui um olfato capaz de distinguir gêmeos idênticos por pequenas diferenças no cheiro. Pode detectar odores na atmosfera na concentração de trinta partículas por milhão. Pode identificar pessoas conhecidas pelo cheiro e quebrar camuflagens por causa do odor natural.
- Audição super-humana: lhe permite detectar uma mudança de pressão acústica de um decibel a uma pressão de sete decibéis (enquanto que o menor limiar de audição humana média é de vinte decibéis). Ele pode ouvir batimentos cardíacos de uma pessoa a uma distância de mais de vinte pés, ou as pessoas sussurrando do outro lado de uma parede normal. Através da prática, é capaz de controlar sua acuidade auditiva, bloqueando mentalmente sons específicos como a sua própria respiração e batimentos cardíacos, todos os sons ambiente a um nível humano normal da percepção, ou todos os sons, menos um som particular em que ele está se concentrando.
- Detector dementiras : Pode dizer se uma pessoa está mentindo, ouvindo as mudanças em seu batimento cardíaco
- Sentido Radar: Detecta a posição e/ou distância de objetos e pessoas através de emissão de ondas. Semelhante a biolocalização.
- Técnicas de artes marciais, manuseio de armas brancas e pugilismo
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Demolidor (em inglês, Daredevil, que significa "demônio desafiador", ou "ousado") é um personagem de HQ da Marvel Comics, criado por Stan Lee e Bill Everett. Sua primeira aparição se deu já em sua própria revista, em 1964. No Brasil, suas histórias foram publicadas pela primeira vez pela editora Ebal, em 1968. Hoje, o personagem tem revista própria pela editora Panini Comics. Na editora G.E.A., nos anos 70, o personagem recebeu o nome de Defensor Destemido, tradução que, embora extensa, é mais fiel ao original[1] .

Demolidor é o segundo herói cego dos quadrinhos,o primeiro é o Doutor Meia-Noite. Nos Anos 40, Jack Binder e Jack Cole já haviam usado o nome Daredevil em personagem que usava uma vestimenta azul e vermelha e possuía um bumerangue como arma[1] .

Origem e Conceitos[editar | editar código-fonte]

Matthew "Matt" Michael Murdock era um excelente aluno e atleta, esta segunda condição obrigado a esconder do pai que exigia que o filho se dedicasse o tempo todo aos estudos. Ficou cego ainda na adolescência devido a acidente com um caminhão que carregava lixo tóxico. Em compensação, descobriu que seus outros sentidos haviam sido muito ampliados,tão ampliados que a sua audição se tornou uma espécie de radar. Assumiu o uniforme e o codinome de Demolidor para vingar seu pai, Jonathan "Jack" Murdock, apelidado de "O Batalhador", nessa época um boxeador em decadência e que foi morto ao recusar "entregar" uma luta. Adulto, tem vida dupla: durante o dia, é um simples advogado e à noite, vigia as ruas de Hell's Kitchen, bairro da Cidade de Nova York. É avesso a participar de grupos de heróis, mas presta assessoria jurídica a muitos deles (como o Quarteto Fantástico). Tornou-se amigo do Homem-Aranha e foi um dos poucos a conhecer sua identidade (também acabou por revelar a sua à Peter Parker). Recusou convites para participar dos Vingadores, assim como o Homem-Aranha.

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Depois de Lee e dos artistas Bill Everett, Gene Colan e John Romita o Demolidor passou mais de uma década um tanto relegado a papéis de importância secundária nos quadrinhos. Apesar da ousadia de um super-herói ser deficiente visual, suas histórias aos poucos foram prejudicadas pelo fato de Murdock quase não ter uma vida social, resignado com sua situação. Stan Lee chegou a criar uma nova identidade secreta para o herói, a de Mike Murdock ou seu irmão gêmeo. Ao contrário de Matt, Mike era extrovertido e exibido. Mas as histórias ficaram muito complicadas para os leitores e Matt acabou simulando a morte do "irmão" pouco depois.

Finalmente, no início dos anos 80, um jovem desenhista e escritor chamado Frank Miller deu nova vida às histórias do herói. Com histórias de estilo cinematográfico e bem-amarradas, fortemente ambientadas no submundo, na cidade de Nova York, Miller transformou o Demolidor de um personagem prestes a ter sua revista cancelada em uma referência dos quadrinhos. Foi o primeiro personagem dos quadrinhos de grande tiragem a ser transformado em um personagem voltado para um público mais adulto. Nessas estórias, Murdock e seu alter-ego convivem com prostitutas, assassinos de aluguel, mafiosos, psicopatas, mendigos etc. Frank Miller mergulhou o Demolidor num universo realista e assustador. Mais tarde, ele viria a repetir essa formula em Batman - Cavaleiro das Trevas.

Miller criou, matou (pela ação do Mercenário) e ressuscitou Elektra, em histórias que até hoje são lembradas com carinho pelos fãs.

A Queda de Murdock[editar | editar código-fonte]

Fã fantasiado como Demolidor em um evento Cosplay.

Dois anos depois de deixar o título, ele voltou para mais uma vez virar de cabeça para baixo o mundo de Murdock, com a saga "A Queda de Murdock". Nessa série, uma ex-namorada viciada em drogas (Karen Page) vende a identidade do Demolidor a um traficante, que a revende ao Rei do Crime. A partir daí, a vida de Murdock é destruída, ele mergulha de cabeça no submundo da Hell's Kitchen e ele precisa reencontrar suas próprias forças para se reerguer. Recebe ajuda de uma freira que o roteiro sugere ser sua mãe. Na parte final, ele acaba enfrentando um psicopata que sugere-se ser um tipo de refugo do projeto do Super-Soldado, que criou o Capitão América. Desta forma, acaba-se por revelar-se que o Capitão talvez não fosse o unico sobrevivente daquele projeto. Magnificamente desenhada por David Mazzuchelli, com traços realistas e roteirizada de forma genial e revolucionária por Miller, esta saga ficou marcada na memória dos admiradores de quadrinhos, tendo seus conceitos copiados por outros personagens conhecidos, como Batman e Justiceiro.

Atualidades[editar | editar código-fonte]

Com a saída de Miller, o Demolidor passou pelas mãos de vários autores, mas nenhum deles foi capaz de realizar um trabalho que chamasse tanta atenção, até que seu título foi cancelado, pouco depois de atingir a marca de 300 edições, e relançado, com um novo número 1, pelo selo Marvel Knights, voltando a obter sucesso.

Marvel Knights[editar | editar código-fonte]

Joe Quesada foi responsável pela criação desse selo da Marvel Comics, aonde os personagens teriam histórias com uma abordagem diferenciada, mais adulta. Ainda que o Motoqueiro Fantasma e o Justiceiro tenham recebido lançamentos sob esse selo na época, nenhum chamou tanta atenção quanto o trabalho de Kevin Smith no título Daredevil.

Num arco de 8 partes chamado "Diabo da Guarda" (Guardian Devil) desenhado por Joe Quesada, Smith abordou a mitologia do Homem Sem Medo, focando especialmente na sua religiosidade. Foi nessa história que Karen Page veio a falecer, novamente pelas mãos do Mercenário.

Essa história fez com que a mídia desse atenção ao personagem novamente, e muitas comparações com a obra de Frank Miller foram feitas.

Recentemente Brian Michael Bendis assumiu o título do personagem, numa trama que, logo de cara, fez com que a identidade secreta do herói fosse revelada a todos por um tablóide. Mesmo negando veemente tal fato, a vida de Matt nunca mais voltaria a ser o que era.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Passado[editar | editar código-fonte]

A vida do Demolidor é uma mistura de alegria e tragédia. A história de Matt Murdock começa com seu pai. Jack Murdock criou seu filho sozinho, querendo que Matt fosse bem mais sucedido profissionalmente. Ele sempre incentivava Matt a estudar ao invés de praticar esportes com outras crianças. As crianças do bairro Cozinha do Inferno apelidaram o "covarde" Matt de Demolidor. Matt foi descarregando suas frustrações secretamente na academia de seu pai.

Um dia, um idoso cego estava atravessando a rua, e se não fosse por Matt, teria sido atropelado por um caminhão. O caminhão acaba batendo e um tubo radioativo acaba se quebrando e indo no rosto de Matt, cegando-o por toda sua vida. Enquanto se recuperava no hospital, Matt descobriu que seus quatro sentidos foram ampliados a níveis sobre-humanos. Ele também desenvolveu uma espécie de radar sensorial fazia com que ele "enxergasse" mentalmente.

Anos depois, Matt foi treinado por um ninja onde aprendeu a controlar suas habilidades e a aprender artes marciais.

Matt continuou a estudar e entrou na Universidade de Direito de Columbia. Lá ele conheceu seu primeiro amor, Elektra Natchios. Quando o pai dela é assassinado acidentalmente por um policial, Elektra se isola do mundo e de Matt.

Enquanto isso, Jack continuava sua carreira como boxeador. Ele relutantemente aceitou a participar de uma luta feita por conhecido apenas como "O Consertador". Para ganhar uma grande quantia em dinheiro, Jack teria que perder a luta. No entanto ele se recusa a perder e vence a luta. Mais tarde naquela noite, Jack é morto por Consertador e seus homens.

O agora órfão Matt, consegue um diploma e abre uma escritório de advocacia ao lado de seu amigo e colega de faculdade Franklin Foggy Nelson. Karen Page é contratada como secretária e logo de cara se sente atraída por Matt.

Nisso tudo, Matt começa sua busca por vingança. Fazendo para si um uniforme amarelo e preto avermelhado, ele passa a perseguir o Consertador e seus capangas. Ao ficar frente a frente com Matt, assassino de seu pai morre de um ataque cardíaco. Apesar da morte de seu pai ter sido vingada, Matt passa a lutar contra o crime como o Demolidor.

Carreira Heroica[editar | editar código-fonte]

No início de carreira, os inimigos do Demolidor eram risíveis, mas com o tempo foram surgindo inimigos à sua altura, entre eles o Mercenário e o Rei do Crime.

Ele, assim como seu colega Peter Parker, também teve muitas namoradas, entre elas Heather Glenn, Viúva Negra e as já citadas Karen Page e Elektra.

Karen tinha iniciado uma carreira como atriz em Los Angeles, mas terminou como estrela de filmes pornô viciada em heroína. Ela acaba vendendo a identidade secreta do Demolidor, que chega aos ouvidos do Rei do Crime. A partir daí, ele começa a arruinar a vida de Matt, financeiramente e psicologicamente. Depois que a situação se resolveu, Matt e Karen passam a viver juntos.

Mas esses acontecimentos não seriam os únicos a assombrar a vida de Matt.

Quentin Beck, mais conhecido como o Mystério, sempre tentou destruir o Homem-Aranha. Ao ser diagnosticado com câncer, volta sua atenção para o Demolidor, tentando destruí-lo como último ato. Quando Matt o vence, Quentin termina sua carreira dando um tiro na cabeça.

Outros momentos difíceis pelos quais Matt passaria seria pela revelção da identidade do Demolidor. Quando a situação se resolveu, foi com o estado mental crítico de Milla Donovan, uma paixão do passado.

Durante os eventos de Reinado Sombrio, Matt entra em confronto com o Mercenário, confronto este que termina com a explosão de um prédio onde moravam várias famílias.

Ao pedir a ajuda do Tentáculo para livrar Nova York do poder de Norman Osborn, Matt tem sua alma corrompida, o que leva a saga Terra das Sombras.

Terra das Sombras e Renascimento[editar | editar código-fonte]

Ao retornar do Japão, Matt constrói uma fortaleza sob as ruína dos prédio destruído durante a explosão, chamando-a de Terra das Sombras.

O Mercenário desafia o Demolidor para uma luta. Aparecendo em um traje preto, Matt aceita e o enfrenta, brutalmente quebrando seus dois braços e matando-o. Percebendo que havia algo de errado com seu amigo, o Homem-Aranha, Punho de ferro, Luke Cage e outros acabam por ir na fortaleza de Matt para tentar convence-lo a parar com toda aquela loucura, mas acabam por ser derrotados com uma facilidade tremenda e são salvos pelo Justiceiro. E eles acabam por descobrir que Matt estava possuído pela Besta do Tentáculo. Após o acontecimento, eles acabam por reunir uma equipe composta por Elektra, Punho de Ferro, Homem Aranha, Luke Cage, Wolverine, Misty knight, Shang-Chi, e Justiceiro. O Motoqueiro Fantasma também aparece por lá mas é derrotado facilmente. Após uma distração, Matt é salvo graças ao Punho de Ferro. Devido a tudo que aconteceu, Matt parte em uma viagem para se reencontrar.

Em uma cidadedezinha do México, Matt acaba enfrentando policias corruptos e chefão do crime com poderes telepáticos chamado Calavera. Usando seus poderes, ele mostra a Matt todos os erros que ele cometeu. Após o final da batalha, Matt consegue reencontrar o herói que há dentro dele. Ele então volta para Nova York para recomeçar sua carreira jurídica e heroica.

De volta a Nova York e Novos Vingadores[editar | editar código-fonte]

Demolidor agora faz parte dos Novos Vingadores nos eventos de Vingadores vs X-Men. Matt volta para Nova York para continuar com sua carreira, mas os boatos de que ele seria o Demolidor ainda o atrapalham um pouco, logo no seu retorno, ele invade um casamento que une duas das maiores famílias do crime organizado de Nova York para conter O Mancha(um vilão que cria uma espécie de portais para se materializar em qualquer objeto sólido) de sequestrar uma criança, para conseguir capturar o mancha ele acaba por beijar a noiva, o que gera uma certa repercussão. Logo mais ele é abordado pelo Capitão América (onde ocorre um pequeno confronto) para Matt se explicar sobre os eventos da Terra das Sombras. Depois disso, na sua carreira jurídica, ele é prejudicado pelos boatos dele ser o Demolidor e ele acaba por optar em ensinar seus clientes a se representar no tribunal. Recentemente, se envolveu com a gata negra, e vive uma nova paixão.

Personagens Importantes[editar | editar código-fonte]

Seus principais inimigos são Wilson Fisk, o Rei do Crime, mafioso milionário, que manda e desmanda nas ruas, e o Mercenário, vilão que tem uma pontaria tão precisa que faz de qualquer objeto pontiagudo uma arma e cujo mote seria "aquele que pode transformar qualquer coisa em uma arma letal". Uma semi-aliada é a ninja Elektra Natchios, namorada de Matt na época da faculdade e que se tornou uma mercenária após o assassinato de seu pai. O Demolidor também tem como aliados o sócio de Murdock, Franklin "Foggy" Nelson (dado como morto enquanto Matt estava preso e que reapareceu vivo após a saga Demônio no Pavilhão), o honesto jornalista Ben Urich (o primeiro "civil" a descobrir a identidade do herói), o vigilante Luke Cage e Punho de Ferro sendo grandes amigos do herói, o vilão Elektro e Namor, o Principe Submarino e também o seu maior aliado o Homem-Aranha sendo que eles revelaram suas identidades um para o outro.

Outras Mídias[editar | editar código-fonte]

O Julgamento do Incrível Hulk[editar | editar código-fonte]

Nos anos 80, o personagem, chamado de "Audacioso" por adaptação da equipe de dublagem, participou como coadjuvante do filme O Julgamento do Incrível Hulk, onde Matt Murdock defendeu Bruce Banner no tribunal alem de ter a sua aparição no filme supremos [2] .

Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ben Affleck interpretou o personagem em 2003.
  • Em 2003, o Demolidor teve suas aventuras adaptadas para o filme Demolidor - O Homem Sem Medo, tendo no papel principal Ben Affleck. Depois desse filme, Elektra ganhou filme próprio. O filme começa com um Demolidor ferido, caindo em igreja e sendo ajudado por um padre. A partir disso o personagem narra sua história começando com como obteve os poderes. Já adulto, Matt é um advogado que se não encontra justiça no tribunal, encontra como o Demolidor. Quando entra a personagem Elektra, o filme se foca no romance entre os dois. Ao final, após derrotar o Mercenário e prender Wilson Fisk, o homem que assassinou seu pai, Matt continua combatendo o crime, mas não só tendo a coragem que o diferencia de vários heróis como também tendo agora esperança.
  • O estúdio 20th Century Fox preparava um reboot do Demolidor para manter os direitos sobre o personagem, a ser dirigido por David Slade. O filme teria como base a história A Queda de Murdock. No entanto, por passar 9 anos sem usar o Demolidor, os direitos de filmagem do personagem saíram da Fox e voltaram para a Marvel, que não pretende fazer algo com o Demolidor no cinema até pelo menos 2015.

Videogames[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]