Máquina de Combate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Máquina de Combate
War machine.jpg

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Como Rhodes: Iron Man #118 (Janeiro de 1979)
Como Homem de Ferro: Iron Man #170 (Maio de 1983)
Como Máquina de Combate: Iron Man #284 (Setembro de 1992)
Criado por David Michelinie
Bob Layton
Características do personagem
Alter ego James Rupert "Rhodey" Rhodes
Espécie Humano
Afiliações A Iniciativa
Vingadores
Força Tarefa
Indústrias Stark
Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América
Codinomes conhecidos Rhodes, Maquina De Combate
Habilidades Usando sua amadura ele possui:
Força sobre-humana;
Voo;
Rajadas de energia;
Uma variedade de armas ofensivas e defensivas;
Zangões remotos;
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Máquina de Combate (War Machine) é o alter ego de James Rhodes, um super-herói do Universo Marvel que utiliza uma armadura de alta tecnologia construida pelas Indústrias Stark.

Origem[editar | editar código-fonte]

James Rupert Rhodes nasceu em Filadélfia, na Pensilvânia. Ele encontrou o empresário bilionário Tony Stark quando voava em uma missão de combate na Guerra do Vietnã. O helicóptero de Rhodes foi abatido por foguetes vietcongue e quando tentava obter um avião encontrou Stark que tinha acabado de escapar da prisão-acampamento vietnamita Wong Chu, em um volumoso protótipo de terno similar a uma armadura. Naquele momento um vietcongue ataca e Stark, em seu "terno", ajudou a conduzir os americanos para fora. Juntos, Rhodes e Stark encontraram outro helicóptero e conseguem se salvar.

Após o fim da Guerra do Vietnã, Stark, que tinha secretamente se tornado o super-herói chamado Homem de Ferro, ofereceu a Rhodes um emprego como seu motorista pessoal. Rhodes logo se tornou um dos colaboradores mais próximos de Stark e conquistou sua confiança, bem como o cargo de tesoureiro das Indústrias Stark. Como resultado, ele teve inúmeras aventuras com seu empregador onde a sua ousadia e competências eram qualidades valiosas.

Quando Stark perdeu sua empresa para Obadiah Stane e caiu no alcoolismo, Rhodes assumiu o papel de Homem de Ferro, ajudando neste ínterim Stark a vencer o alcoolismo. Por algum tempo atuou com Os Vingadores inclusive em Guerras Secretas (Secret s). No entanto, ele começou a sentir dores de cabeça quando usava a armadura, e ao longo do tempo, o seu comportamento começou a tornar-se errático e agressivo, inclusive tornando-se violento.

O estado mental maníaco de Rhodes mais tarde foi revelado ser o resultado da utilização da armadura de Stark, cuja interface cerebral foi idealizada para a mente de Stark, deixando qualquer outro usuário desorientado e confuso a longo prazo. Quando Stark estava no caminho para a recuperação, ele ajudou a manter a armadura para Rhodes. Porém, este se tornou cada vez mais paranóico, acreditando que Stark voltou para retomar as armaduras.

Stark construiu uma nova armadura que se tornou conhecida como a armadura do Máquina de Combate ou Máquina de Guerra (War Machine). Rhodes utilizou a Máquina de guerra quando Stark forjou sua própria morte, enquanto se recuperava de uma doença com risco de morte. Como o herói Máquina de guerra juntou-se aos Vingadores da Costa Oeste, grupo extinto mais adiante pelos Vingadores.

Assim, Rhodes continuou a usar a Máquina de guerra mesmo depois de descobrir a farsa de Stark, se tornando um herói de carreira solo, até ter sido substituído por um terno alienígena simbiótico, conhecido como o Eidolon wear.

Quando Stark morreu durante uma batalha com Kang, o Conquistador, Rhodes regressava à Stark Enterprises (que foi comprada pela Fujikawa Industries) para proteger a herança do seu velho amigo. Para evitar que a tecnologia da armadura fosse utilizada abusivamente, ele usou as habilidades de sua armadura alienígena para apagar todos os vestígios dos projetos de Stark dos sistemas da Fujikawa, mas a armadura foi destruída no processo. Rhodes terminou sua carreira de super-herói e iniciou seu próprio negócio.

Pós-Máquina de guerra[editar | editar código-fonte]

Mais tarde, Stark retornou dos mortos, formando uma nova empresa: Stark Solutions, reassumindo a identidade do Homem de Ferro. Rhodes e Stark se reconciliaram e lutaram para deter um novo vilão (também chamado ), que estava vestido com o que parecia uma versão da antiga armadura do Máquina de guerra, incluindo um forte tiro externo, mas que na verdade não se baseia na tecnologia Stark.

Rhodes mais tarde se tornou um dos principais personagens da série The Crew. Nela, sua irmã Jeanette morreu e ele foi declarado falido. Enquanto investiga seu assassinato, ele se torna uma das forças motrizes da equipe.

James Rhodes mais tarde tornou-se o comandante e chefe-instrutor do Esquadrão Sentinela (Sentinel Squad), e um membro-chave do Escritório Nacional de Emergência (O.N.E.). Nessa função, ele veste a armadura derivada da tecnologia Sentinela, pintada no mesmo esquema de cores.

O retorno do Máquina de guerra[editar | editar código-fonte]

Em Vingadores: A Iniciativa, Rhodes mais uma vez torna-se o Máquina de Combate, com um novo naipe de armaduras lembrando Tony Stark, contribuindo para a formação de novos recrutas do programa Iniciativa. Mesmo após tanto tempo, e várias divergências, Stark e Rhodes continuam lutando lado a lado.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Máquina de Combate no filme Homem de Ferro 2.

Cinema[editar | editar código-fonte]

  • No filme de 2008 Homem de Ferro o personagem é interpretado por Terrence Howard, porém apenas como James Rhodes, já que o Máquina de Combate não havia sido inventado ainda. Na continuação de 2010 Homem de Ferro 2 o ator Don Cheadle assume o papel, já com o alter-ego de Máquina de Combate. Cheadle continua como Rhodes em Iron Man 3, no qual a armadura da Máquina de Combate recebe uma pintura similar à do Patriota de Ferro.[1]

TV[editar | editar código-fonte]

Vídeo-Games[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Exclusive! Iron Patriot is NOT in 'Iron Man 3'", LatinoReview.com, June 8, 2012. Página visitada em December 14, 2012.

"Lego Marvel Super Heroes"

Ligações externas[editar | editar código-fonte]