Kevin Smith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde maio de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Kevin Smith
Kevin Smith em 2006
Nome completo Kevin Patrick Smith
Nascimento 2 de agosto de 1970 (44 anos)
Red Bank, Nova Jérsei
Estados Unidos Estados Unidos
Ocupação roteirista
diretor de cinema
produtor cinematográfico
ator
roteirista de banda desenhada
Cônjuge Jennifer Schwalbach Smith (1999 - presente)
Atividade 1994 - presente
Festival de Cannes
1994 - Prêmio da Juventude por Clerks
1994 - Prêmio Mercedes-Benz por Clerks
Outros prêmios
Deauville Film Festival
1994 - Prêmio do Público, por Clerks

Festival Internacional de Cinema de Edimburgo
2006 - Prêmio do Público por Clerks II

Empire Awards, Reino Unido
2005 - Independent Spirit Award

Independent Spirit Awards
1998 - Best Screenplay por Chasing Amy

MTV Movie Awards
2007 - Dirtiest Mouth Moment, dividido com Jason Mewes por Clerks II

Sundance Film Festival
1994 - Filmmakers Trophy / Dramatic por Clerks

Página oficial
IMDb: (inglês)

Kevin Patrick Smith (Red Bank, 2 de agosto de 1970) é um cineasta, ator e roteirista de quadrinhos norte-americano[1] [2] .

É co-fundador com Scott Mosier, da View Askew Productions. Também é conhecido como um roteirista de quadrinhos e ator. É casado com Jennifer Schwalbach Smith.

Os filmes de Smith geralmente se passam na sua cidade natal, Nova Jérsei, e são cheios de referências à cultura pop, em particular à quadrinhos e Star Wars. Muitos dos filmes de Smith fazem parte do "View Askewniverse" e contam com as presenças dos personagens Jay e Silent Bob, o último interpretado pelo próprio Smith.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Kevin Smith nasceu e cresceu em Nova Jérsei, local que se tornou palco de todos seus filmes. Filho de uma dona de casa, Grace e de Donald Smith, ele tem dois irmãos, Virginia e Donald Smith Jr. Foi criado na religião Católica, tendo estudado na escola regional Henry Hudson em Highlands e posteriormente na The New School de Nova York e na Vancouver Film School. Atualmente é casado com Jennifer Schwalbach Smith, com quem tem uma filha, Harley Quinn.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro trabalho foi em Mae Day: The Crumbling of a Documentary, de 1992, mas somente com Clerks (br: O Balconista) em 1994, que conseguiu fama. Este filme foi filmado na loja em que trabalhava e com ele ganhou o prêmio mais importante do Festival de Sundance em 1994. Devido ao grande sucesso de Clerks, o diretor deu sequencia a seu trabalho com Mallrats (br: Barrados no Shopping), de 1995. No elenco, Smith reuniu amigos e estrelas como Ben Affleck, Jason Lee e Joey Lauren Adams, que foi a inspiração para o seu terceiro filme Procura-se Amy.

Seus trabalhos posteriores também fizeram muito sucesso, ganhando alguns prêmios independentes em festivais. Uma de suas características é a de utilizar com frequência os mesmos atores, em especial Jason Lee, Ben Affleck, Joey Lauren Adams, Jason Mewes, Matt Damon, Walter Flanagan, Jeff Anderson, Ethan Suplee, Brian O'Halloran, Scott Mosier, além das participações dele mesmo como o personagem Silent Bob. Como diretor, anunciou 3 novos filmes, para os próximos anos.

Outras atividades[editar | editar código-fonte]

Exercendo suas outras funções, escreveu roteiros para o filme Daredevil (br: Demolidor) e até mesmo um novo filme para o Super Homem, projeto que não foi para frente. Outro roteiro não aproveitado foi para o filme The Green Hornet (O Besouro Verde), de 2011, que depois foi adaptado para os quadrinhos do personagem publicado pela Dynamite Entertainment[3] . Possui uma loja de quadrinhos, administra sua produtora a View Askew Productions, escreve artigos para a revista Arena e pequenos filmes para o show de Jay Leno. Foi produtor executivo do filme Gênio Indomável, de 1998, ajudando seus amigos Matt Damon e Ben Affleck a realizar o filme e pela divulgação. O filme recebeu o Oscar de melhor roteiro, que muitos atribuem ser de Kevin Smith. Como roteirista de quadrinhos, escreveu histórias do Demolidor (série que daria início ao selo Marvel Knights), inclusive o arco "Diabo da Guarda". Inclui também seus filmes O Balconista, Dogma e Bluntman e Chronic, quadrinho criado no filme Procura-se Amy. Trabalhou na reformulação do Arqueiro Verde (série premiada "Ano Um") (DC Comics).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Histórias em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

DC Comics
  • Arqueiro Verde: O Espírito da Flecha (2001–2002)
  • Arqueiro Verde: Sons da Violência (2002)
  • Batman: Cacofonia (2008–2009)
  • Batman: The Widening Gyre (2009–2010)
  • Batman: Bellicosity (2014)
Marvel Comics
  • Demolidor:Diabo da Guarda (1998–1999)
  • Homem-Aranha/Gata Negra: O Mal Que os Homens Fazem (2002, 2005–2006)
  • Demolidor/Bullseye: O Alvo (2003)
Dynamite Entertainment
Outras
  • Chasing Dogma (Oni Press; 1998-1999)
  • Bluntman & Chronic (Image Comics; 2001)

Cinema[editar | editar código-fonte]

Como diretor
Como roteirista
Como ator

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

  • Ganhou o prêmio "Cinema Jovem", no Festival de Cannes, pelo seu trabalho em Clerks (1994).
  • Ganhou o prêmio de melhor roteiro do Independent Spirit Award, pelo seu trabalho em Chasing Amy (1997). Foi ainda indicado nesta mesma categoria em 1995, por Clerks, e em 2000, por Dogma.
  • Ganhou o "Troféu Cineasta" no Festival de Cinema de Sundance pelo seu trabalho em Clerks (1994).

Referências

  1. Kevin Smith (em português). Visitado em 23 de Maio de 2012.
  2. Kevin Smith (em inglês). Visitado em 23 de Maio de 2012. Cópia arquivada em 2013-04-26.
  3. Junior Sagster (Julho de 2012). "O Besouro Verde". Neo Tokyo #78. Editora Escala
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Kevin Smith