Portal:Canadá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal Canadá


Portal Canadá
Portal Canadá
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o maior país da América, o Canadá.


 ver · editar Canadá

O Canadá é um país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total, atrás apenas da Rússia, e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.

É uma federação composta por dez províncias e três territórios, uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, com a rainha Elizabeth II como chefe de Estado - um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido — sendo o governo dirigido por um Primeiro-Ministro, cargo ocupado atualmente (2017) por Justin Trudeau. É um país bilíngue e multicultural, com o inglês e o francês como línguas oficiais. Um dos países mais altamente desenvolvidos do mundo, o Canadá tem uma economia diversificada, dependente dos seus abundantes recursos naturais e do comércio, particularmente com os Estados Unidos, país com que o Canadá tem um relacionamento longo e complexo. É um membro do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC, da Comunidade das Nações, da Francofonia, da OEA, da APEC e das Nações Unidas.
 ver · editar Artigo destacado aleatório
Panorama de Quebec.
Panorama de Quebec.

Quebec (Québec, na nomenclatura oficial no país), também por vezes chamada de Quebeque em português, é a capital da província do Quebec, no Canadá, e a cidade mais antiga do país. Localiza-se no sudeste da província, às margens do Rio São Lourenço, a aproximadamente 180 quilômetros nordeste da maior cidade da província, Montreal. A cidade propriamente dita tem cerca de 508 mil habitantes, com aproximadamente 690 mil habitantes vivendo na zona metropolitana da cidade de Quebec.

A cidade de Quebec é a única cidade entre o Canadá e os Estados Unidos da América cujos muros ainda estão de pé. O nome da cidade, bem como a da província, vêm de uma palavra de origem algonquina, que significa passagem estreita. Isto porque a largura do Rio São Lourenço na região da cidade de Quebec é de apenas 800 metros.

O nome oficial da cidade é Québec, pelo governo provincial e federal, e tanto em francês quanto no inglês. No francês a província é chamada de Le Québec, enquanto a cidade é simplesmente Québec, sem o Le. Para a apropriada diferenciação entre a província e a cidade, esta geralmente é chamada de ville de Québec em francês ou Québec City em inglês.

 ver · editar História
Mapa da Nova França, de 1612
Mapa da Nova França, de 1612
A Nova França (em francês: La Nouvelle-France) foi uma área colonizada pela França na América do Norte durante um período, que começa desde a exploração do Rio São Lourenço pelo explorador francês Jacques Cartier, em 1534, até 1763, quando a região norte da Nova França foi cedida pelos franceses ao Império Britânico - que atualmente constituem as províncias canadenses de Ontário e de Quebec; e 1803, quando Napoleão Bonaparte vendeu o resto dos territórios franceses aos americanos. No seu ápice, em 1712, o território da Nova França estendia-se desde a Terra Nova e Labrador até o Lago Superior, e da Baía de Hudson até o Golfo do México. Após 1712, o teritório foi dividido em cinco distintas colônias, cada uma com administração própria: Canadá, Acádia, Terras de Rupert, Terra Nova e Labrador - estas quatro cedidas aos britânicos em 1763 - e a Louisiana, cedida aos espanhóis e aos britânicos em 1763. A porção cedida aos espanhóis seria recuperada pela França em 1800, mas vendida aos americanos em 1803.
 ver · editar Imagem aleatória
Vista do centro financeiro de Toronto, com o Lago Ontário, cuja superfície está coberta de gelo, em primeiro plano.
 ver · editar Categorias
 ver · editar Você sabia
 ver · editar Biografia selecionada
McAdams na estreia de Sherlock Holmes em Berlim.
McAdams na estreia de Sherlock Holmes em Berlim.

Rachel Anne McAdams (London, 17 de novembro de 1978) é uma atriz canadense. Após concluir o curso de teatro na Universidade de Iorque, em 2001, ela trabalhou em produções de televisão e de cinema, como no filme Perfect Pie (pelo qual recebeu uma indicação ao Genie Awards), na comédia My Name is Tanino (2002) e na minissérie Slings and Arrows (para a qual ela ganhou o Gemini Awards).

Em 2002, seguidamente à sua mudança para Los Angeles, a atriz fez sua estreia no cinema de Hollywood na comédia The Hot Chick. McAdams logrou êxito em 2004 por interpretar Regina George na comédia Mean Girls, pela qual venceu o Prêmio MTV Movie de Desempenho Feminino Revelação e foi nomeada aos Prêmios Teen Choice de Estrela Feminina Revelação e Melhor Atriz em Comédia, e por seu desempenho como Allison "Allie" Hamilton no drama romântico The Notebook, papel que lhe rendeu uma indicação à categoria de Melhor Atriz e uma vitória à de Melhor Beijo no Prêmio MTV Movie. No ano seguinte, ela estrelou na comédia romântica Wedding Crashers, no suspense Red Eye, pelo qual recebeu uma indicação ao Prêmio Saturno de Melhor Atriz em Cinema, e na comédia-drama The Family Stone. Pelo sucesso alcançado em sua carreira, ela foi descrita pela mídia de Hollywood como a nova "It girl", e recebeu uma indicação ao BAFTA de "Melhor Estrela em Ascensão". (leia mais...)

 ver · editar Predefinições
Séries
Esboços
Ligações
Outros


 ver · editar Wikimedia
Canadá no Commons Canadá no Commons
Imagens e mídia
Canadá no Wikcionário Canadá no Wikcionário
Definições
Canadá no Wikilivros Canadá no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Canadá no Wikinotícias Canadá no Wikinotícias
Notícias
Canadá no Wikiquote Canadá no Wikiquote
Citações
Canadá no Wikisource Canadá no Wikisource
Biblioteca
Canadá na Wikiversidade Canadá na Wikiversidade
Recursos de aprendizado