It girl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

It girl é um termo utilizado para se referir a mulheres, geralmente muito jovens, que, mesmo sem querer, criam tendências, despertam o interesse das pessoas em relação ao seu modo de vestir, de andar, pensar ou ser. As “it girls” têm, via de regra, o que muitos chamam de “carisma”, algo que atrai a atenção para elas. Sua característica mais determinante é a de serem incomuns, de destacarem-se das pessoas comuns e provocar interesse, a ponto de outras pessoas passarem a copiar seu jeito de vestir, falar e/ou agir. Normalmente as “it girls” se comportam de maneira irreverente e despertam a curiosidade das pessoas sobre o seu modo de vida.

O primeiro uso do conceito "it" neste sentido pode ser encontrado em uma história de Rudyard Kipling: "Não é a beleza, por assim dizer, nem uma boa conversa, necessariamente. É só 'it'."[1] Elinor Glyn opinou em palestra: "Com 'It' você conquista todos os homens se você é mulher e todas as mulheres se você é homem. 'It' pode ser uma qualidade mental ou também um atrativo físico."[2] A expressão atraiu atenção mundial em 1927, com o filme It, estrelado por Clara Bow.

Grande parte das "it girls" têm alguma ligação com o mundo das artes, como por exemplo atrizes, cantoras, modelos etc. Algumas, no meio fashion, trazem as tendências das passarelas para o dia a dia, compelindo as mulheres a seguirem o mesmo estilo. Algumas "it girls" da atualidade são Selena Gomez, Blake Lively, Alexa Chung, Olivia Palermo e Chloë Sevigny.

Referências

  1. "Mrs. Bathurst"(1904)
  2. Introdução do script do filme It (EUA, 1927)

Ver também[editar | editar código-fonte]