Clara Bow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Clara Bow
Clara Bow
Nome completo Clara Gordon Bow
Nascimento 29 de julho de 1905
Brooklyn, Nova Iorque, EUA
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americana
Morte 27 de setembro de 1965 (60 anos)
Los Angeles, Califórnia, EUA
Ocupação Atriz
Cônjuge Rex Bell (1931 - 1962)
IMDb: (inglês)

Clara Gordon Bow (Brooklyn, Nova York, EUA, 29 de julho de 1905 - Los Angeles, Califórnia, EUA, 27 de setembro de 1965) foi uma atriz de cinema norte-americana, que fez muito sucesso na era do cinema mudo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Teve uma infância marcada pela pobreza e violência. Sua mãe, Sarah Gordon, era uma prostituta ocasional que sofria de doença mental e epilepsia, que antes de ser internada em um sanatório tentou matar Clara enquanto ela dormia. Seu pai, Robert Bow, não era presente e pode ter tido doença mental também. Quando ele voltava para casa, ele ficava verbalmente e fisicamente abusivo tanto com a esposa e a filha. Ele estuprou Clara quando ela tinha 15 ou 16 anos.

Clara foi descoberta quando participou de um concurso, onde o prêmio era uma participação em um filme, ela tirou o primeiro lugar e a partir dai sua carreira despontou em Hollywood.

Ruiva e de olhos expressivos, Clara ficaria eternamente conhecida como a It-Girl, a garota que tinha "aquilo" que ninguém explicava, mas era seduzido. Clara se tornou um mito sexual, ajudada pelo papel de suas personagens sempre irresistivelmente atrativas sexualmente das quais não há possibilidade de fuga por causa do "it" que elas tinham.

Nessa época, Clara era a principal estrela dos estúdios Paramount e figurava o Top 5 das principais atrações de Hollywood. Clara foi uma das superstars do cinema mudo. Fez fama na década de 20 e depois contracenou em alguns filmes sonorizados. Porém, não se adaptou aos novos tempos e seu último filme data de 1933.

Entre seus sucessos estão It e Wings, o primeiro filme a ganhar um Oscar, ambos lançados em 1927. Foi casada com o ator Rex Bell de 1931 até a morte dele em 1962, teve 2 filhos.

Clara teve uma vida turbulenta, marcada pela fama e, posteriormente, por distúrbios psicológicos. Foi internada várias vezes em um sanatório devido a esquizofrenia. Ela faleceu em 1965 aos 60 anos vítima de um ataque cardíaco.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Down To The sea (1922).
Foto da década de 1930.
Wings (1927).
Wings (1927).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Clara Bow
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.