Portal:Costa do Marfim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Brasão de armas de Costa do Marfim Bem-vindo ao Portal de
Costa do Marfim
Plateau, AbidjanFrutosBandamaAllah Thérèse
Flag of Côte d'Ivoire
Coat of Arms of Côte d'Ivoire
Location on the world map

A Costa do Marfim (em francês Côte d'Ivoire) é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burkina Faso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Sua capital é Yamoussoukro.
Denomina-se ebúrneo, marfinês, costa-marfinês ou ainda costa-marfinense a quem é natural da Costa do Marfim. Apesar de comumente se usar em português o nome Costa do Marfim, o governo marfinês solicitou à comunidade internacional em outubro de 1985 que o país seja chamado apenas por Côte d'Ivoire.

As populações indígenas estiveram política e socialmente isoladas até épocas muito recentes. Os antecessores da população atual se instalaram na área entre os séculos XVIII e XIX. Os exploradores portugueses chegaram no século XV e iniciaram o comércio de marfim e escravos do litoral. No século XVII estabeleceram-se diferentes Estados negros, entre os quais se destacou o dos baules por suas atividades artísticas. No final do século, os franceses fundaram os entrepostos de Assini e Grand-Bassam e, no século XIX, celebraram uma política de pactos com os chefes locais com o objetivo de estabelecer uma colônia. Em 1887 iniciou-se a penetração para o interior. A região se tornou uma colônia autônoma em 1893. Em 1899, passou a fazer parte da Federação da África Ocidental Francesa. A ocupação militar ocorreu entre 1908 e 1918, enquanto se construía a linha férrea entre o litoral e Bobo-Dioulasso, hoje pertencente a Burkina Faso.

Atualidade

Hoje é sábado, 23 de agosto de 2014

Wikinews-logo.svg

Ler em Wikinotícias as notícias mais recentes sobre Costa do Marfim.

Imagem destacada


EgliseMethodiste Cocody.JPG

Igreja Metodista Unida da Costa do Marfim. Templo do Jubileu de Ouro da Cocody em Abidjan (Costa do Marfim)


Artigo selecionado

Reserva natural integral do Monte Nimba

Voa Guinea chimpanzee picking 30jan08.jpg

O Monte Nimba, localizado na fronteira entre a Guiné, a Libéria e a Costa do Marfim, com uma altitude de 1752 metros, é coberto por florestas densas, tendo no seu sopé pastagens de montanha. Estes habitates são especialmente ricos em flora and fauna, com várias espécies endémicas, como o sapo vivíparo e chimpanzés que usam pedras como instrumentos. A Reserva natural integral do Monte Nimba foi declarada em 1943 na Costa do Marfim e em 1944 na Guiné. O sector guineense foi internacionalmente reconhecido como Reserva da Biosfera em 1980 e, em 1981, foi inscrito pela UNESCO na lista dos locais que são Património da Humanidade; o sítio foi alargado em 1982 para incluir o sector marfinense. Contígua a estas reservas, a da Libéria foi já proposta para ser igualmente incluída. A reserva natural do lado guineense tem 13 mil hectares, enquanto que a marfinense tem 5000. A Reserva da biosfera (Guiné) tem 17 mil hectares. No entanto, a reserva foi inscrita em 1992 na Lista do Património Mundial em Perigo como resultado de dois factores: a proposta de concessão de uma mina de ferro a um consórcio internacional e a instalação de um grande número de refugiados na parte guineense do monte. Apesar do governo da Guiné ter criado um "Centro de Gestão do Ambiente do Monte Nimba" e de se terem redefinido os limites da zona, em 1999 continuava ainda de pé o projecto da mina, embora fora da região protegida e tendo, tanto o governo, como os investidores, assegurado à comunidade internacional de que farão todos os esforços para manter a integridade ecológica do local.



Categorias


Como começar...


Wikiprojetos

Colabore

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.


Comunidade
Predefinições
Infobox


Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal de Costa do Marfim

Costa do Marfim noutros projetos da Wikimedia


Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Costa do Marfim
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Costa do Marfim.

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Flag of Angola.svg
Flag of Brazil.svg
Flag of Cape Verde.svg
Flag of Guinea-Bissau.svg
Flag of Macau.svg
Flag of Mozambique.svg
Flag of Portugal.svg
Flag of Sao Tome and Principe.svg
Flag of East Timor.svg
Angola Brasil Cabo Verde Guiné-
-Bissau
Macau Moçambique Portugal São Tomé
e Príncipe
Timor-
-Leste