Portal:Cabo Verde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Brasão de armas de Cabo Verde Bem-vindo ao Portal de
Cabo Verde
Porto Grande, MindeloPelourinho, Cidade VelhaFormiguinhas, Santo AntãoCesária Évora
Bandeira de Cabo Verde
Localização

Cabo Verde é um país africano, constituído por um arquipélago de origem vulcânica de dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste da capital senegalesa, Dacar, e do cabo que lhe dá o nome.

Uma antiga província ultramarina portuguesa, as primeiras ilhas do arquipélago foram descobertas em 1456 por Diogo Gomes e Alvise Cadamosto e as seguintes em 1461 por Diogo Gomes e António da Noli. Cabo Verde alcançou a independência a 5 de julho de 1975, sendo uma república parlamentarista multipartidária desde 1990.

Na ilha de Santiago, a maior do arquipélago, os portugueses construiram a primeira cidade fora da Europa, Ribeira Grande de Santiago, hoje chamada Cidade Velha, que se tornou muito importante no comércio de escravos. A posição estratégica das ilhas, nas rotas que ligavam Portugal ao Brasil e ao resto da África, tornou-as num entreposto comercial e de aprovisionamento, criando também uma sociedade caracterizada pela miscigenação de elementos europeus e africanos. O povo cabo-verdiano é conhecido pela sua musicalidade, tendo desenvolvido diversos géneros próprios, como a morna, o funaná e a coladera. As ilhas de Cabo Verde têm poucos recursos naturais e a agricultura é muito limitada pela falta de chuvas regulares. No entanto, as remessas dos emigrantes cabo-verdianos espalhados pelo mundo, a par das receitas do turismo, ajudaram o país a integrar-se na lista de nações com um Índice de Desenvolvimento Humano médio.

Hoje em dia, a par da língua portuguesa, é amplamente usado o crioulo cabo-verdiano, em processo de normalização com vista a uma possível adoção como segunda língua oficial.

Atualidade

Hoje é quarta-feira, 16 de abril de 2014

Wikinews-logo.svg

Ler em Wikinotícias as notícias mais recentes sobre Cabo Verde.

Artigo selecionado

Cesária Évora (Mindelo, 27 de agosto de 1941), também conhecida como A Diva dos Pés Descalços, é a cantora cabo-verdiana de maior reconhecimento internacional de sempre. O género musical com o qual mais se relaciona é a morna, por isso também é apelidada de Rainha da Morna.

Cize.jpg

Cize, como é conhecida pelos amigos, nasceu na ilha de São Vicente, filha de um músico amador que tocava cavaquinho, violão e violino. Em criança cantava aos domingos na praça principal da sua cidade acompanhada por seu irmão Lela no saxofone. A sua vida está intrinsecamente ligada ao bairro do Lombo, onde cantou com compositores como Gregório Gonçalves. Aos 16 anos começou a cantar mornas e coladeras em bares e hotéis e, aos 20 anos, animava das festas da empresa de pesca Congelo, onde trabalhava. Após a independência do arquipélago, frustrada por questões pessoais e financeiras, Cesária desiste de cantar e luta contra o alcoolismo.

Dez anos mais tarde, é convidada por Bana para fazer alguns espetáculos em Portugal e daí vai para Paris onde grava, em 1988, o seu primeiro álbum, "La diva aux pied nus" (a diva de pés descalços). Aclamado pela crítica, este álbum abre caminho a outro, em 1992, "Miss Perfumado". Cesária Évora torna-se uma estrela internacional aos 47 anos de idade.

Em 2004 conquistou um Grammy de melhor álbum de world music e, em 2007, o presidente francês Jacques Chirac distinguiu-a com a medalha da Legião de Honra de França.


Categorias



Como começar...


Wikiprojetos

Coisas que pode fazer


Cabo Verde noutros projetos da Wikimedia


Commons
O Commons possui multimídias sobre Cabo Verde
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Cabo Verde.

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Flag of Angola.svg
Flag of Brazil.svg
Flag of Cape Verde.svg
Flag of Guinea-Bissau.svg
Flag of Macau.svg
Flag of Mozambique.svg
Flag of Portugal.svg
Flag of Sao Tome and Principe.svg
Flag of East Timor.svg
Angola Brasil Cabo Verde Guiné-
-Bissau
Macau Moçambique Portugal São Tomé
e Príncipe
Timor-
-Leste