Ilha de Santiago

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santiago

Localização de Santiago

Gentílico: santiaguense
Maior centro urbano Cidade da Praia, cerca de 90.000 habitantes.
Municípios Praia, São Domingos, Santa Catarina, São Salvador do Mundo, Santa Cruz, São Lourenço dos Órgãos, Ribeira Grande de Santiago, São Miguel e Tarrafal
Área 991 km²
População 266.161[1]
Grupo Sotavento
Elevação máxima 1.394 m, Pico da Antónia
Coordenadas 14° 54′ N e 15° 20′ N
23° 25′ W e 23° 46′ W

Mapa de Santiago

Vista da Ribeira de São Domingos, de Água de Gato, em Santiago

Santiago, a maior ilha de Cabo Verde, pertence ao grupo do Sotavento. Estende-se por cerca de 75 km de comprimento, no sentido norte-sul e cerca de 35 km de largura, no sentido leste-oeste. Dista cerca de 50 km em linha reta da ilha do Fogo, a oeste, e 25 km da ilha de Maio, a leste. Administrativamente, está dividida em 6 concelhos. A cidade da Praia é ao mesmo tempo a capital do país e sua cidade mais populosa. A ilha de Santiago e a Praia tiveram extraordinário desenvolvimento desde a independência em 1975, tendo a população duplicado desde aquele ano. Uma das povoações mais antigas é São Domingos, em vale do mesmo nome, no interior da ilha.

A ilha dispõe do recentemente expandido (novembro de 2005) Aeroporto Internacional da Praia, com pista de 2.100 m de comprimento por 45 m de largura, altitude de 70 m MSL (Mean Sea Level, nível médio do oceano), código internacional "RAI". Situado a apenas 3 km do centro da cidade, o aeroporto recebe vôos internacionais procedentes da Europa (Lisboa, Paris, Amsterdam, Munique), da América do Sul (Fortaleza, Brasil), da América do Norte (Boston) e do continente africano, além dos vôos domésticos.

Ribeira Grande de Santiago, antes Cidade Velha, a 15 km a oeste da Praia, na costa, foi a primeira capital de Cabo Verde.

Cerca de 50 km a norte da Praia localiza-se a cidade de Assomada com o seu concorrido mercado e o Museu da Tabanka. A norte da ilha, a cerca de 75 km da Praia, está a vila do Tarrafal, praia de areias claras e palmeiras, com alguma estrutura turística. Nesse mesmo concelho está o antigo Campo do Tarrafal criado pelo Governo português do Estado Novo ao abrigo do Decreto-Lei n.º 26 539, de 23 de Abril de 1936.

A variante do crioulo cabo-verdiano falada em Santiago recebe o nome popular de badiu, termo também utilizado para designar o natural dessa ilha.

Cidades, vilas e lugares[editar | editar código-fonte]

Aeroporto Internacional da Praia
Praça Domingos Ramos, Praia
Plateau da Gamboa, Praia
Serra da Malagueta
Interior sul de Santiago

Personalidades[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal de Cabo Verde
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Cabo Verde, integrado ao Projecto Cabo Verde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.