José Maria Neves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
José Maria Pereira Neves
José Maria Pereira Neves
Primeiro ministro de Cabo Verde Cabo Verde
Período de governo 1 de fevereiro de 2001 - atualidade
Antecessor(a) Gualberto do Rosário
Vida
Nascimento 28 de Março de 1960 (54 anos)
Santa Catarina, Cabo Verde
Dados pessoais
Partido PAICV
Profissão administrador público e político

José Maria Pereira Neves (Santa Catarina, 28 de março de 1960) é um político cabo-verdiano e primeiro-ministro de seu país, desde 1.º de fevereiro de 2001.

Vida política[editar | editar código-fonte]

Foi deputado da Assembleia Nacional (A.N.) de 1996 a 2000, eleito pelo Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), à época na oposição, pelo Concelho em que nasceu. Como membro da A.N., ocupou os cargos de 2.º Vice-Presidente da Assembléia e Diretor da Comissão Especial para a Administração Pública, Governo Local e Desenvolvimento Regional.

Nas eleições autárquicas de março do ano 2000, Maria Neves foi eleito Presidente da Câmara (equivalente ao cargo de Prefeito Municipal, no Brasil) do Concelho de Santa Catarina, cuja sede é a cidade de Assomada, segunda maior cidade da Ilha de Santiago e sua terra natal.

Após ter sido eleito Presidente do PAICV em junho de 2000, seu partido saiu-se vitorioso das eleições legislativas de 14 de janeiro de 2001, contra o partido no poder, o MpD – Movimento para a Democracia. Como resultado, José Maria Neves foi designado Primeiro-Ministro de Cabo Verde pelo Presidente da República, e assumiu o cargo em 1.º de fevereiro de 2001. Novas eleições legislativas foram realizadas em 22 de janeiro de 2006, e, tendo seu partido vencido novamente, foi ele reconduzido à Chefia do Governo de Cabo Verde no dia 7 de março de 2006, para mais um mandato de cinco anos.

Sua atuação como Primeiro Mandatário de Cabo Verde levou-o em viagens oficiais a diversos países. Em 2005, José Maria Neves esteve no Brasil, de 12 a 26 de agosto, visitando 8 capitais de Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife, Maceió, João Pessoa, Natal e Fortaleza) e foi recebido em audiência pelo Presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva, no dia 22 de agosto de 2005. Ja foi recebido, também, em audencia, pela Sua Santidade o Papa Bento XVI numa audencia em Setembro de 2010 ao qual JMN teve a honra de convidar a Sua Santidade que visite Cabo Verde. Acontecendo a visita, será a segunda vez que um Papa beijará o solo de Cabo Verde, dado que o falecido Papa [Joao Paulo II] já o tinha feito em 1990. É um politico que, apesar da sua tenra juventude, já é considerado como o melhor Primeiro Ministro de um país africano pelas várias instancias internacionais. Durante o seu mandato Cabo Verde foi contemplado com o programa do amerícano Millennium Challenge Account [MCA], como apresentou bons trabalhos usando esse dinheiro, Cabo Verde voltou a ser contemplado com mais um pacote do mesmo programa.

Formação acadêmica[editar | editar código-fonte]

José Maria Neves fez sua educação primária e secundária em Cabo Verde e, no Brasil, colou grau (B.A.) em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da renomada Fundação Getúlio Vargas. É hoje, no mundo, o único chefe de governo formado no Brasil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Gualberto do Rosário
Primeiro ministro de Cabo Verde
2001 - atualidade
Sucedido por
em exercício


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

em 2011, no dia 6 de Fevereiro, José Maria Neves foi pela terceira vez eleito Primeiro Ministro de Cabo Verde, durante as campanhas o PAICV teve como lema 'mais Cabo Verde' que teve uma forte adesão de todos os povos Caboverdianos, considerando uma victória histórica do PAICV, José Maria Neves no seu primeiro discurso de victória do PAICV nao deixou de agradecer os povos Caboverdianos pela participação cívica nas eleições e pela confiança depositada, também agradeceu a todos os partidos políticos que participaram nas eleições presidenciais 2011, pelas suas participações e propostas apresentadas aos povos Caboverdianos,José Maria Neves prometeu continuar sendo o Primeiro Ministro de todos os Caboverdianos no país e na diáspora, que continuará a trabalhar para 'mais cabo verde'...