Movimento para a Democracia
| Movimento para a Democracia | |
|---|---|
| Presidente | Carlos Veiga |
| Fundação | 14 de Março de 1990 |
| Sede | Cidade da Praia, Cabo Verde |
| Ideologia | Centro, Centro-direita Liberalismo, Progressismo, Liberalismo social, Democracia-cristã |
| Afiliação internacional | Internacional Democrata Centrista |
| Site | www.mpd.cv |
O Movimento para a Democracia, conhecido também pela sigla MpD, é um partido liberal de Cabo Verde. Esteve no poder entre 1991 e 2001. Os seus membros têm como alcunha “os ventoinhas”, por causa do emblema do partido que faz lembrar uma ventoinha, e identificam-se com a cor verde.
MPD foi criado dia 14 de Março de 1990, e a sua primeira convenção celebrou-se em Novembro de 1990. Ganhou as primeiras eleições depois do fim do sistema de partido único imposto pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (agora Partido para a Independência de Cabo Verde|PAICV), nas quais obteve mais de 2/3 dos deputados da Assembleia Nacional.
Neste período de transição, o MPD participou na supressão do artigo 4º da Constituição de Cabo Verde de 1980, que codificou o sistema de partido único. O MPD também ajudou a estabelecer um calendário para o período de transição.
O MPD é um partido de centro direita, que favorece o livre comércio, uma política económica aberta e uma maior cooperação com organizações internacionais como a OMC.
Enquanto que o MPD tem o seu maior apoio nas Ilhas Barlavento, tem ganho apoio crescente nas cidades secundárias das Ilhas Sotavento, como Mosteiros, Calheta, Assomada e Tarrafal.
Nas eleições presidenciais celebradas de 11 a 25 de Fevereiro de 2001, Carlos Veiga, que ganhou 45,83% dos votos na primeira ronda, foi derrotado por uma estreita margem (só 12 votos) pelo candidato do PAICV candidato Pedro Pires na segunda volta.
Na última eleição para o ramo legislativo,celebrada a 22 de Janeiro de 2006, o partido obteve 44.02% do voto popular e 29 dos 72 deputados na Assembleia Nacional de Cabo Verde.
Na última eleição presidencial de Cabo Verde celebrada a 12 de Fevereiro de 2006, Carlos Veiga foi novamente derrotado por Pedro Pires, por uma margem de 49,02% a 50,98%.