Deutsche Welle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Deutsche Welle
Deutsche Welle symbol 2012.svg
Tipo Rede pública de rádio e televisão internacional
País  Alemanha
Fundação 3 de maio de 1953 (61 anos)
Pertence a ARD
Proprietário ARD
Sede Edifício Schürmann, Bonn, Alemanha[1]
Estúdios Edifício Schürmann, Bonn, Alemanha (Rádio e Internet)
Berlim, Alemanha (Televisão e Internet)
Slogan Aus der Mitte Europas (Alemão)
Do coração da Europa (Português)
Cobertura Mundial
Página oficial dw.de
Disponibilidade por satélite
Claro TV
Canal 138
Vivo TV
Canal 450
SKY Brasil
Canal 110
GVT TV
Canal 146
Oi TV
Canal 163
Disponibilidade por cabo
Vivo TV
Canal 173
NET
Canal 206
CaboNNet
Canal 69
Sim TV
Canal 114
ViaCabo
Canal 117 (Pelotas)
TV Alphaville
Canal 141
Edifício Schürmann, sede da Deutsche Welle em Bonn (ao fundo, sede da Deutsche Post).

A Deutsche Welle (DW) (português: Onda alemã) é uma empresa de radiodifusão da Alemanha, com sedes em Bonn e Berlim, que transmite para o exterior programas de rádio, além de oferecer uma programação televisiva e um amplo portal de conteúdo on-line em 30 línguas. A Deutsche Welle é o equivalente alemão a redes de notícias como a BBC World, por exemplo, e é membro da rede pública de televisão ARD. Seu slogan é: "Aus der mitte Europas" ("Do coração da Europa", em português). Atualmente é a 10º maior emissora do mundo.

Apresentação[editar | editar código-fonte]

A Deutsche Welle está no ar desde 3 de maio de 1953. Até 2003, a sede da organização ficava na cidade de Colônia. Foi na ocasião de seu 50º aniversário (com cerimônia oficial em 27 de junho de 2003) que a Deutsche Welle se mudou para o antigo bairro do governo em Bonn. Lá são produzidos os programas de rádio, enquanto a produção televisiva é toda feita em Berlim. DW-World, o portal jornalístico on-line da Deutsche Welle, é elaborado tanto em Bonn quanto em Berlim e oferece conteúdo em 30 línguas.

História[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 1924, foi fundada a Deutsche Welle GmbH., uma associação de todas as emissoras radiofônicas regionais, com sede em Berlim. Mas ela não tinha nada a ver com a "Deutsche Welle" fundada em 1953. A história desta nova emissora começou em 3 de maio de 1953, quando foi levada ao ar uma transmissão radiofônica em ondas curtas dirigida a cidadãos alemães em todo o mundo. A mensagem – "aos queridos compatriotas em todo o mundo" – fora gravada pessoalmente pelo então presidente da Alemanha, Theodor Heuss.

Poucas semanas mais tarde, em 11 de junho de 1953, foi assinado um contrato entre membros da rede pública ARD para a criação da programação conjunta em ondas curtas sob o nome "Deutsche Welle". Primeiramente, ela ficou sob responsabilidade do Nordwestdeutscher Rundfunk (NWDR), mais tarde do Westdeutscher Rundfunk (WDR) em Colônia, cujo diretor geral assumiu também o comando da Deutsche Welle. Um ano depois, tiveram início as transmissões radiofônicas em inglês, francês, espanhol e português.

Em 1960, foi aprovada uma lei transformando a Deutsche Welle em uma instituição radiofônica autônoma com sede em Colônia (Lei Federal de 29 de novembro de 1960). No entanto, dois anos depois, em 7 de junho de 1962, a Deutsche Welle voltou a fazer parte do corpo de emissoras da ARD.

Em 1962, a programação foi ampliada e passou a ser transmitida em persa, turco, russo, polonês, tcheco, eslovaco, húngaro, sérvio e croata. Em 1963, seguiram indonésio, búlgaro, romeno e esloveno, além dos idiomas africanos suaíli e hauçá. Nesse mesmo ano, a Deutsche Welle produziu pela primeira vez cópias de filmes para televisão.

A programação foi ampliada outras duas vezes, em 1964 e 1970, passando a oferecer conteúdo também em grego, italiano, hindi e urdu, depois em pachto e dari. Em 1974, foi inaugurada uma nova sede de transmissão em Colônia.

Com a reunificação da Alemanha em 1990, a Radio Berlin International (RBI), encarregada da transmissão de conteúdos em línguas estrangeiras na antiga República Democrática Alemã (RDA), deixou de existir e muitas de suas tarefas foram incorporadas pela Deutsche Welle.

Em 1 de abril de 1992, foi ao ar em Berlim a primeira transmissão televisiva da Deutsche Welle (DW-TV) em alemão e inglês. O novo programa, transmitido via satélite, foi logo ampliado para espanhol e albanês.

Com a reestruturação do sistema público de televisão na Alemanha, que determinou a incorporação da emissora de rádio DeutschlandFunk pela DeutschlandRadio, a Deutsche Welle incorporou também alguns dos programas em língua estrangeira da extinta emissora.

Um ano depois, em 1994, a Deutsche Welle tornou-se a primeira emissora pública alemã com presença na internet (http://www.dwelle.de). No final dos anos 1990, a emissora abandonou as emissões em português em ondas curtas para o Brasil. Ainda transmite por ondas curtas para a África. A DW-RADIO chega aos outros países de língua portuguesa através de satélite e da intranet.

A programação foi ampliada mais uma vez em 2000, passando a incluir ucraniano. Em 2001, foi criada a German TV, uma seleção com o melhor da programação dos canais públicos de TV alemães, disponível apenas em canais pagos de TV dos Estados Unidos.

Em junho de 2003, a Deutsche Welle se mudou para Bonn, devido a problemas com a estrutura de amianto da antiga sede em Colônia. Os custos com a mudança foram avaliados em mais de 15 milhões de euros.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a Deutsche Welle tem sofrido cortes maciços de orçamento e pessoal. Nos últimos cinco anos até 2004, o orçamento foi reduzido em cerca de 75 milhões de euros. Desde 1994, o quadro de funcionários foi reduzido de 2,2 mil para 1,2 mil empregados. Não há previsão de suspensão dos cortes, o que torna provável a necessidade de um programa de reestruturação da empresa.

Recentemente, o Parlamento Alemão (Bundestag) aprovou uma lei que transforma a Deutsche Welle em uma empresa trimídia: diferentemente de outras emissoras públicas alemãs, na Deutsche Welle a oferta de conteúdo on-line foi equiparada aos departamentos de rádio e TV.

A DW-WORLD está disponível em 30 idiomas, com ênfase em alemão (http://dw-world.de/german), inglês (http://dw-world.de/english), espanhol (http://dw-world.de/spanish), português para o Brasil (http://dw-world.de/brazil), russo (http://dw-world.de/russian) e chinês (http://dw-world.de/chinese). Em janeiro de 2005, foi inaugurado o serviço em árabe (http://www.dw-world.de/arabian).

O programa em português da DW-RADIO (http://dw-world.de/portugues) transmite diariamente dois programas de 30 minutos. O destaque é a atualidade política e económica. O programa se dirige principalmente ao continente africano e é transmitido por onda curta, internet e satélite. Também existem várias estações parceiras da DW que retransmitem o programa em FM em frequências locais, entre eles a Rádio Bombolom FM na Guiné-Bissau, a Rádio Capital (Rádio Trans Mundial - Trans World Radio) de Maputo e a Rádio Encontro de Nampula em Moçambique.

Diretores gerais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Who we are (HTML) (em em inglês) Deutsche Welle. Visitado em 5 de abril de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]