Sony Spin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sony Spin
Sony Spin logo.png
Tipo Canal de televisão por assinatura
País Brasil Brasil
Fundação 1 de Maio de 2011
Extinção 1 de Julho de 2014
Pertence a Sony Pictures Entertainment
Cobertura Brasil
Nome(s) anteriore(s) Animax

Sony Spin foi um canal pago de entretenimento que pertenceu à Sony Pictures Entertainment, cujo lançamento ocorreu em 1 de Maio de 2011, substituindo o canal Animax na América Latina, sendo, como diz o nome, um spin off do canal Sony. O canal surgiu com foco no público jovem, apresentando séries de comédia, sobrenatuais, reprises, programas voltados para música e videogame, além, é claro, de longa-metragens. Com a audiência baixa e por não ter atingido com sucesso seu público alvo, o Sony Spin foi descontinuado, dando lugar ao Lifetime em 1° de julho de 2014, uma joint venture entre A&E Network e a Sony Pictures Entertainment [1]

Programação e encerramento[editar | editar código-fonte]

Composição Básica[editar | editar código-fonte]

A programação era composta basicamente de séries com foco jovem e filmes do acervo da Sony Pictures Entertainment. O canal aproveitava séries mais antigas já exibidas anteriormente em outros canais como As Patricinhas de Beverly Hills, That '70s Show e Barrados no Baile para compor sua grade diurna e manter-se aproximado de seu público alvo. Ao mesmo tempo, aproveitou para somar séries recentes ao seu Horário Nobre, dando continuidade a Make It or Break It e 90210, que anteriormente tiveram suas duas primeiras temporadas exibidas pelo Animax e pelo Sony Entertainment Television, respectivamente.[2] Também herdou do Animax os programas musicais Sesiones con Alejandro Franco e Rock Road, além do informativo sobre videogames, Gamers, todos com novas temporadas.

No pacote de programas totalmente inéditos, o Sony Spin investia em dramas como o ousado Look, em produções com temática sobrenatural como Lost Girl e Teen Wolf (com estreia prevista para Junho), nas comédias 18 to Life e Next Stop for Charlie, sem esquecer do informativo de produção latina Warp TV.[3] Atualmente, o canal possui conteúdo legendado, porém, o objetivo é dublá-lo completamente até o final do ano.[4] Além do claro investimento em seriados, o Sony Spin possui diversas sessões de filmes semanalmente e diariamente, sendo em sua maior parte produções da Sony Pictures Entertainment. São exibidos longas de todos os gêneros, mas normalmente priorizando das películas de comédia e ação.

Demais Horários[editar | editar código-fonte]

Composto basicamente de séries já exibidas anteriormente em outros canais, o Sony Spin contava com produções consagradas em sua grade matutina, vespertina e de começo de noite. Diariamente, eram exibidos That '70s Show às tardes e noites, As Patricinhas de Beverly Hills às manhãs, Dead Like Me às tardes e noites, Jake & Blake às manhãs e o reality Is She Really Going Out With Him? às tardes e noites. Além das séries, os filmes também possuia exibições pela manhã e pela tarde.

Animações[editar | editar código-fonte]

Pelo fato do Sony Spin ter substituído o Animax, as animações japonesas, que eram o principal foco do canal anterior, não foram totalmente removidas. Os animês ocupavam boa parte da madrugada e início de manhãs do novo canal. Dentre os títulos - todos já em reprise - estavam Death Note, Planet Survival, Nodame Cantabile, Blood +, entre outros. O bloco foi reforçado com a nova série Fullmetal Alchemist: Brotherhood em junho de 2011. Em julho o Sony Spin estreou novos episódios do animê Bleach (que já havia exibido a primeira temporada alguns tempos atrás, através do Animax).[5] Alguns animes foram no mesmo bloco, como Blood + e Fullmetal Alchemist: Brotherhood. No dia 5 de maio de 2012 todos os animês foram retirados da programação.[6] Em 17 de Setembro de 2012, o canal anuncia a chegada da animação americana Archer, a partir de 2 de outubro de 2012. É a primeira vez desde que o Animax foi substituído pelo Sony Spin em que uma animação será exibida pelo canal em horário nobre. Como referência ao "passado" do canal, a letra "i" da palavra "Spin" possui o mesmo estilo do logotipo do canal substituído, demonstrando a presença de elementos antigos no canal.

Programas indo para o Canal Sony e para o AXN[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2012 as séries Melissa & Joey e Switched at Birth (Que teve apenas 22 dos 30 da primeira temporada exibidos) deixam a programação do Spin e passam a ser exibidas pelo canal irmão o SET. Não existe informação se as séries voltam a ter novas temporadas no Sony Spin. EM 2013, Teen Wolf foi para o Canal SONY, enquanto Lost Girl foi para o AXN.

Encerramento[editar | editar código-fonte]

Em 1 de julho 2014, alegando baixa audiência e sem conseguir segmentar o público[7] , o canal foi descontinuado, dando espaço ao Lifetime, um canal estadunidense de segmentação feminina fruto de uma joint venture entre Sony e A+E Networks.

Programas que fizeram parte da grade do canal[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Saida da Sony Spin no latinoamerica (25-06-2014). Página visitada em 30-06-2014.
  2. Revista da TV - O Globo Animax agora é Sony Spin e apresenta séries para o público jovem, como 'Teen wolf' e 'Lost girl'. Página visitada em 7 de Maio de 2011
  3. Veja Canal Sony Spin Estreia Trazendo Novos Seriados. Página visitada em 7 de Maio de 2011
  4. Cultureba Novo canal da Sony terá programação dublada. Página visitada em 7 de Maio de 2011
  5. Anime Pró FMA Brotherhood adiado no Sony Spin. Página visitada em 7 de Maio de 2011
  6. Sony Spin retira todos os animes da programação
  7. NaTelinha. Sony Spin sairá do ar e programadora lançará novo canal.