TeleUno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TeleUno
País  Brasil
Portugal Portugal
Fundação 1 de agosto de 1993
por Spelling Sattelite Networks
Extinção 31 de julho de 1999
Proprietário Sony Pictures Entertainment (1998-1999)
Antigo proprietário Spelling Sattelite Networks (1993-1998)

TeleUno foi um canal por assinatura disponível no Brasil, Portugal e na América Latina entre 1993 a 1999.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1 de agosto de 1993, a Spelling Sattelite Networks, empresa de Aaron Spelling, lançou na América Latina o TeleUno, tornando-se um dos primeiros canais pagos do Brasil. O canal exibia inicialmente seriados para público adolescente, como "Twin Peaks", "Barrados no Baile" e "Melrose Place", além de filmes. Porém, o canal demorou a adaptar sua programação ao idioma português, processo iniciado somente em 1996. Além deste problema, o sinal do canal era ruim.

Em 28 de abril de 1998, a Spelling Sattelite Networks vendeu o TeleUno para a Sony Pictures Entertainment, pois a Viacom comprou a Spelling Entertainment Group e vendeu todos os bens que não produziam programas televisivos. Logo, a nova proprietária trocou o logotipo, adaptou a programação para o português e investiu na compra de equipamentos para transmissão, que passou a ser totalmente digital.

Com essas reformas, a Sony relançou o canal no dia 14 de setembro de 1998. O canal passou a exibir o The Action Zone, que exibia filmes e series de ação no horário nobre e AXN: A série, que era um programa de esportes radicais. Após certo tempo, as séries que não eram de ação ou aventura foram saindo do canal, como foi o caso de Barrados no Baile, 7th Heaven e Melrose Place, que passaram a ser exibidas na Sony Entertainment Television, canal pertencente também a Sony Pictures Entertainment.

Em 1 de agosto de 1999, o TeleUno foi substituído pelo AXN, um canal dedicado a filmes e séries de ação e aventura com grande sucesso na Ásia.

Séries[editar | editar código-fonte]

Algumas séries exibidas pelo TeleUno:

Desenhos[editar | editar código-fonte]

Alguns desenhos exibidos pelo TeleUno: