Jetix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jetix
Jetix
Tipo Emissora de televisão por assinatura
País Estados Unidos
Fundação 14 de fevereiro de 2004
por ABC Family Worldwide
Extinção 3 de julho de 2009 (2010 em alguns países)
Pertence a Jetix Europe NV, subsidiária da Disney (Europa)
Jetix Latin America, subsidiária da Disney (América Latina)
Walt Disney Company (demais locais)
Proprietário Walt Disney Company
Slogan Sobe ao nível superior
Toma o control
Nome(s) anterior(es) Fox Kids (1990-2004)
Categoria
Categoria

Jetix foi um canal de televisão por assinatura com programação infantil operado pela Walt Disney Company. O canal encerrou suas atividades no dia 3 de julho de 2009, dando lugar ao Disney XD. Era a versão internacional do canal Toon Disney, disponível na época em poucos países.

História e organização[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, a marca operava como um bloco de programação nos canais ABC Family e Toon Disney (ambos operados pela Disney). Até 2000, poucos meses depois de ser comprado pela Disney, a Fox Kids tinha um horário na rede de televisão norte-americana Fox, mas como tinha sido vendido há poucos meses, a 4Kids Entertainment adquiriu, no início daquele ano, o bloco infantil da Fox norte-americana que é agora conhecido como Fox Box.

Na América Latina e na Europa (com exceção de Portugal), a marca operava como um canal de televisão. Este canal tinha o nome de Fox Kids, pois surgiu em 1996 com uma joint venture entre a News Corporation (Fox) e a Saban International, cada uma com metade do canal. Até que em julho de 2001, o canal foi vendido para a Walt Disney Company, que operou com o nome da Fox até Agosto de 2004, quando o canal se tornou Jetix.[1]

O nome Jetix foi escolhido depois que a empresa realizou pesquisas internacionais especificamente com vários grupos focais para crianças. Muitas crianças escolheram o nome, implicando ação e aventura, e a empresa conseguiu usar o nome internacionalmente devido à sua ambiguidade. Bruce Steinberg, presidente e diretor executivo da Fox Kids Europe, disse que a Jetix ajudaria a fortalecer a parceria da Fox Kids Europe com a Disney, ao mesmo tempo em que criou novas alianças para continuar a alavancar com sucesso sua biblioteca e distribuição de programas.

Na maior parte dos países que possuía o canal, o nome Jetix foi alterado para Disney XD entre 2009 e 2010, já em outras partes da Europa, o nome Jetix foi alterado para Disney Channel entre 2009 e 2011.

Fox Kids[editar | editar código-fonte]

Antes de julho de 2001, a Fox Kids era uma joint venture dividida e mista entre a News Corporation e a Saban Entertainment. O ABC Family Channel estava nesse ponto conhecido como Fox Family Channel, e toda a atual rede Jetix pelo mundo, foram chamadas de Fox Kids. A Fox Kids insinua ter sido fundada dentro como uma fusão entre a US Fox Children's Entertainment (entretenimento da Fox estadunidense para crianças) e a Saban Entertainment. Em julho de 2001, Haim Saban e a News Corp venderam o grupo à The Walt Disney Company, que o renomeou para Jetix, e moveu-o para o ABC Family. O bloco moveu-se para Toon Disney em 2004. Até 2002, a marca teve os direitos para que a programação das crianças na rede de televisão Fox Broadcasting Company, porém após a venda, esses espaço esteve sido vendido ao 4Kids Entertainment. Este espaço, conhecido inicialmente como o "FoxBox", agora é nomeado como 4Kids TV. Entretanto, alguns programas da Jetix são transmitidos na rede de televisiva da ABC, pela marca ABC Kids. Até 2007, entretanto, o único programa da Jetix que foi exibido na ABC Kids foi "Power Rangers".

Notavelmente, todos as programas produzidos antes da venda para a a Disney em 2000 — incluindo "Digimon" e "Power Rangers" — ainda têm os logotipos da Saban Entertainment e Fox Children's Productions, por exemplo, a animação "The Tick" tem estes logotipos. Na Europa, na maioria dos programas antigos da Fox Kids, os logotipos originais da Saban Entertainment e Fox Children's Productions não são retidos, mas o logotipo internacional da Buena Vista são incluídos. Embora com freqüência quando um tal programa é exibido nos canais Europeus do Jetix, o filme com estes antigos logotipos param antes mesmo de terminar sua exibição completa, ou um antigo vídeo com estes é exibido.

Revista[editar | editar código-fonte]

No Reino Unido, a Future Publishing publica a revista da Jetix oficial, chamada de Jetix Magazine. Publicada a cada quatro semanas, a revista editora quebra-cabeças (presente em inglês na revista como puzzle), reportagens baseadas nos personagens do canal e quadrinhos com os "Power Rangers". A revista também tem nela inclusa um DVD com programas do canal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 9 de junho de 2012. Arquivado do original em 10 de agosto de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jetix