Jetix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Jetix foi um canal de televisão por assinatura com programação infantil operado pela Walt Disney Company.

Jetix
The Walt Disney Company
Tipo Canal de TV
País  Estados Unidos
Fundação 2002
Extinção 3 de julho de 2009
Pertence a The Walt Disney Company
Proprietário The Walt Disney Company
Formato de vídeo 480i (SDTV)
Nome(s) anteriore(s) Fox Kids (1996 - 2002)

História e organização[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, a marca operava como um bloco de programação nos canais ABC Family e Toon Disney (ambos operados pela Disney). Até 2000, poucos meses depois de ser comprado pela Disney, a Fox Kids tinha um horário na rede de televisão norte-americana Fox, mas como tinha sido vendido há poucos meses, no início daquele ano a 4Kids Entertainment adquiriu o bloco infantil da Fox norte-americana que é agora conhecido como Fox Box.

Na América Latina e em quase toda a Europa, a marca operava como um canal de televisão. Este canal tinha o nome de Fox Kids, pois surgiu em 1996 com uma joint venture entre a News Corporation (Fox) e a Saban International, cada uma com metade do canal. Até que em outubro de 1999 o canal foi vendido para a Walt Disney Company, que operou com o nome da Fox até Agosto de 2002, quando o canal se tornou Jetix [1] . No resto do mundo, o nome só foi substituído em 13 de fevereiro de 2009 por Disney XD.

Fox Kids[editar | editar código-fonte]

Categoria
A Wikipédia possui a categoria:
Jetix

Antes de outubro de 1999, a Fox Kids era uma joint venture dividida e mista entre a News Corporation e Haim Saban. O ABC Family Channel estava nesse ponto conhecido como Fox Family Channel, e toda a atual rede Jetix pelo mundo, foram chamadas de Fox Kids. A Fox Kids insinua ter sido fundada dentro como uma fusão entre a US Fox Children's Entertainment (entretenimento da Fox estadunidense para crianças) e a Saban Entertainment. Em outubro de 1999, Haim Saban e a News Corp venderam o grupo à The Walt Disney Company, que o renomeou para Jetix, e moveu-o para o ABC Family. O bloco moveu-se para Toon Disney em 2004. Até 2002, a marca teve os direitos para que a programação das crianças na rede de televisão Fox Broadcasting Company, porém após a venda, esses espaço esteve sido vendido ao 4Kids Entertainment. Este espaço, conhecido inicialmente como o "FoxBox" agora é nomeado como 4Kids TV. Entretanto, alguns programas da Jetix são transmitidos na rede de televisiva da ABC, pela a marca ABC Kids. Até 2007, entretanto, o único programa da Jetix que foi exibido na ABC Kids foi "Power Rangers".

Notavelmente, todos as programas produzidos antes da venda para a a Disney em 2000 — incluindo "Digimon" e "Power Rangers" — ainda têm os logotipos da Saban Entertainment e Fox Children's Productions, por exemplo, a animação "The Tick" tem estes logotipos. Na Europa, na maioria dos programas antigos da Fox Kids, os logotipos originais da Saban Entertainment e Fox Children's Productions são retidos, mas o logotipo internacional da Buena Vista é posto após eles, embora com freqüência quando um tal programa é exibido nos canais Europeus do Jetix, o filme com estes antigos logotipos param antes mesmo de terminar sua exibição completa, ou um antigo vídeo com estes é exibido.

Revista[editar | editar código-fonte]

No Reino Unido, a Future Publishing publica a revista da Jetix oficial, chamada de Jetix Magazine. Publicada a cada quatro semanas, a revista editora quebra-cabeças (presente em inglês na revista como puzzle), reportagens baseadas nos personagens do canal e quadrinhos com os "Power Rangers". A revista também tem nela inclusa um DVD com programas do canal.

Programas[editar | editar código-fonte]

Desenhos:

  • Além de outros antigos do canal FOX KIDS.


Animes:


Séries:

Blocos:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jetix