Patagonik Film Group

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Patagonik Film Group
Privada
Atividade Cinema da Argentina
Fundação 1996; há 28 anos
Sede Buenos Aires
Proprietário(s) Grupo Clarín (33.3%)
Disney Argentina (33.3%)
Cinecolor (33.3%)
Pessoas-chave Pablo Bossi
Produtos Filmes
Empresa-mãe Walt Disney Studios Motion Pictures
Receita Baixa $89,4 milhões USD (2009)
LAJIR Baixa $11 milhões USD (2009)
Website oficial Patagonik Film Group

Patagonik Film Group é uma produtora argentina, dedicada à realização de longas-metragens e serviços de produção cinematográfica. Parte do Grupo Clarín, a Patagonik Film Group também auxilia na produção de filmes internacionais que queiram filmar na Argentina.

A empresa também é conhecida por seu design de efeitos visuais, animação por computador, design de personagens e composição. Alguns de seus filmes de animação incluem: Patoruzito ("Pequeno Patoruzú"), Condor Crux, El Mercenario, El Ratón Pérez, El Arca e as três parcelas da série Dibu.

História[editar | editar código-fonte]

A Patagonik Film Group foi fundada em 1996 por Pablo Bossi.

A Buena Vista International - América Latina (agora conhecida como Star Distribution), Telefonica e Clarin, com sede na Argentina, tornaram-se proprietários da Patagonik em 1997.[1]

A empresa ficou a cargo da produção do filme Evita, de Alan Parker, e do videoclipe "Love Don't Live Here Anymore", de Madonna.

Em 1997, a Patagonik produziu Cenizas del paraíso, dirigido por Marcelo Piñeyro, sucesso de bilheteria e premiado como Melhor Longa-Metragem Estrangeira no Prêmio Goya.

No mesmo ano Dibu: la película foi lançado. O filme infantil, que mesclava animação e cenas reais, foi baseado em um famoso personagem da televisão e fez sucesso na Argentina.

Desde então, a Patagonik Film Group produziu mais de 30 longas-metragens, entre eles Nueve Reinas, de Fabián Bielinsky, que bateu recordes de audiência e conquistou importantes prêmios em todo o mundo.

Em abril de 2007, The Walt Disney Company Argentina e Artear possuíam uma grande participação na empresa e Pol-ka estava em processo de compra de uma participação majoritária na empresa.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Global vision: key BVI territories and the people who keep 'em humming». Film Journal International (em inglês). 1 de julho de 2003. Consultado em 11 de setembro de 2015. Arquivado do original em 29 de setembro de 2015 – via HighBeam Business 
  2. Newbery, Charles (25 de abril de 2007). «'High School' remake for Argentina». Variety (em inglês). Consultado em 21 de julho de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]