Disney Music Group

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disney Music Group International, Inc.
Parentesco The Walt Disney Company
Fundação 1989
Fundador(es) The Walt Disney Company
Distribuidor(es) Walt Disney Records
Gênero(s) Pop, pop rock, heavy metal, rock, punk rock, teen pop, R&B, soul, hip-hop, country
País de origem  Estados Unidos
Localização Burbank, CA
Página oficial www.disneymusic.com

A Disney Music Group foi fundada em 1989 como Disneyland Records, depois passou a se chamar Buena Vista Music Group e em 1998 passou a se chamar Disney Music Group, que é uma divisão da empresa estadunidense de mídia e entretenimento da Walt Disney Company reunindo gravadoras subsidiárias da empresa. A Disney Music Group - assim como todas as subsidiárias da Walt Disney Company - é administrada pela Disney Media Networks.

Gravadoras da Disney Music Group[editar | editar código-fonte]

Gravadoras incorporadas a Hollywood Records[editar | editar código-fonte]

- Algumas gravadoras da Disney Music, por motivos de administração, foram incorporadas a Hollywood Records. Estas são as gravadoras que pertencem ao Disney Music Group, mas foram incorporadas a Hollywood Records:

Selos[editar | editar código-fonte]

Cantores/Bandas[editar | editar código-fonte]

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Os selos Disney (Walt Disney Records, Hollywood Records e outros) são distribuidos pela Universal Music Group na América Latina, pelo grupo Avex no Japão e, desde setembro de 2005, pela EMI Records. No Brasil, a distribuição é feita pela Sonopress-Rimo Indústria e Comércio Fonográfica S.A. A Hollywood Records é representada no Brasil pela Universal Music Brasil sob licença da Disney Music Group.

Parcerias[editar | editar código-fonte]

A Disney Music Group possui parcerias com várias gravadoras para o compartilhamento de conteúdo em vários países, inclusive o Brasil. Veja abaixo a lista de gravadoras parceiras da Disney Music:

Aquisição da VEVO[editar | editar código-fonte]

Mariam Sughayer, diretora executiva de comunicação da Disney Interactive Media Group anunciou na manhã do dia 20 de fevereiro de 2013 na página oficial da Walt Disney Company que a Disney Interactive e a Disney Music Group adquiriram parte da participação de mercado da VEVO. A Vevo Networks é uma divisão da Universal Music Group e da Sony Music Entertainment, e a partir de a gora a Disney Music Group é uma das proprietárias da rede Vevo.

Mariam Sughayer postou na página corporativa da Disney: "Estamos animados em compartilhar que hoje se anunciou oficialmente a entrada da Disney Music para a VEVO Networks, plataforma líder em entretenimento musical. Foram incluídos ao catálogo da VEVO mais de 50.000 vídeos musicais da Walt Disney Records e da Hollywood Records. Os vídeos estão disponíveis para PC, smartphones (inclusive o iPhone), tablets (inclusive tablets com iOS, Android ou Windows 8), Smart TV (inclusive Apple TV). Também estamos realizando uma parceria entre a VEVO e a Rádio Disney para produzir música focada no público on-line. Em breve haverá a cobertura de eventos exclusivos, estreias de vídeos e experiências de música ao vivo com artistas da Hollywood Records. Com a VEVO, estamos oferecendo ainda mais entretenimento onde quer que o público esteja. Este ano, fique atento, graças a parceria VEVO/Disney, a VEVO irá transmitir a cerimônia do Oscar ao vivo. Aguardem por novidades.". Esta notícia pode ser lida na página oficial da Walt Disney Company.

Criação do Enhanced CD[editar | editar código-fonte]

CD Extra (Compact Disc Extra), também conhecido como Enhanced CD (Enhanced Compact Disc) ou CD Plus (Compact Disc Plus), é um formato de CD que permite o armazenamento de simultâneas trilhas de áudio e de dados.[2]

A tecnologia foi muito popular na década de 1990 com o aumento do uso do computador. CDs de música, muitas vezes incluíam videoclipes, wallpapers e vários outros conteúdos.

O Enhanced CD foi criado pela Disney Music Group para que os consumidores de CD's pudessem ter acesso a conteúdos extras. Hoje, gravadoras como a Universal Music, Sony Music, EMI Music e Warner Music também utilizam da tecnologia.

Rádio Disney[editar | editar código-fonte]

A Disney Music Group também é a administradora da Radio Disney em todos os países em que a mesma atua (incluindo a Rádio Disney Brasil).

Radio Disney (Rádio Disney em português) é uma rádio subsidiária da Walt Disney Company sediada em Dallas, Texas (EUA), tendo público alvo infantil e adolescente. A Radio Disney foi fundada em 1996 colocando no ar músicas infantis e, posteriormente, hits de sucesso como de estrelas do Disney Channel.

História da Radio Disney[editar | editar código-fonte]

A rádio foi ao ar pela primeira vez em 18 de Novembro de 1996 (coincidindo com o aniversário de Mickey Mouse) às 5:58 A.M. EST, com a canção "Get Ready for This". De início, sua transmissão era para à faixa de 12 anos, porém no ano 2000 esta faixa passou para os 14 anos. Em 2002, Radio Disney começa a transmitir as músicas das atrizes/cantoras do Disney Channel, como Hilary Duff e Raven Symoné. No mesmo ano, visando prestigiar os grandes cantores do momento, é criado o "Radio Disney Music Awards".

2006 marcou o ano do 10º aniversário da emissora de rádio. Como parte dessa comemoração, foi programado o show "Totally 10 Birthday Concert" que ocorreu em 22 de julho de 2006 no Honda Center, Arrowhead Pond em Anaheim (California).[3] , incluindo transmissão ao vivo pelo site da rádio. Um segundo show foi feito em Dallas, Texas, em 18 de novembro de 2006, no Dallas Convention Center.[4]

Em Fevereiro, a Walt Disney Company anunciou que iria manter a Rádio Disney em sua propriedade, mas passaria a pertencer ao Cable Networks Group. Esta unidade cuida das rádios da empresa, exceto a ESPN.

Já em Abril de 2007, a Rádio Disney passa por mudanças, uma delas é o abandono do slongan "Ears (Orelhas)" (do seu primeiro slogan, "Estamos todos os ouvidos!") a mudança de seu número de telefone, mensagem de voz, e do programa infantil Playhouse Disney. O número foi originalmente divulgado em voz alta como 1-8-8-8, E-A-R-S, 0-1-8, em seguida, todos os DJs lê-lo como 1-888-327-7018; agora, todos os DJs lê-lo como 1-877-870-5678.

No ano passado foram adicionadas novas músicas a programação e este ano pretende-se iniciar transmissões de programas em HD Radio.

Slogans da Radio Disney[editar | editar código-fonte]

  • "Music and Prizes That Rock!" (algo como "Músicas e Prêmicos radicais!") (2000–2001)
  • "Your Music, Your Way!" (Algo como "Sua Música, Seu Jeito!") (2001–presente)

Rádio Disney Brasil[editar | editar código-fonte]

A Rádio Disney Brasil é uma emissora de rádio brasileira, fundada em 29 de novembro de 2010, pela Walt Disney Company em parceria com a Rádio Holding Ltda, na frequência 91,3 MHz de São Paulo. A estação é uma versão brasileira da Radio Disney, pioneira em música jovem nos Estados Unidos e em toda América Latina.

A Rádio Disney Brasil e a Rádio ESPN Brasil, incluindo seus logos e marcas relacionadas, são de propriedade da Disney Music Group e da Disney-ABC Television Group, porém, são administradas no Brasil pela Radio Holding L.T.D.A. e pelo Grupo Estadão, respectivamente.

Artistas da Rádio Disney Brasil[editar | editar código-fonte]

A Walt Disney Company do Brasil preparou uma seleção de artistas para que suas músicas sejam tocadas na programação da Rádio Disney. Veja a lista de artistas Rádio Disney:

E muitos outros artistas.

Rádio ESPN Brasil[editar | editar código-fonte]

Desde 27 de março de 2011 a Estadão ESPN é uma estação de rádio brasileira da cidade de São Paulo pertencente ao Grupo Estado, parceiro do Disney Music Group na empreitada. Opera nos 700 kHz em AM e 92,9 MHz em FM. É uma rádio com foco no jornalismo e no esporte, especialmente o futebol - em sua estreia, foi dito que 38% dela seria destinada a esportes, inclusive com programas da ESPN na televisão, como Bate-Bola, Futebol no Mundo e Linha de Passe. É considerada "a rádio mais esportiva do Brasil", e também transmite outros esportes além do futebol, como o basquete.

Referências

Mais informações sobre os artistas Disney Music[editar | editar código-fonte]

A Disney Music lança em 2010 uma página dedicada aos artistas Hollywood Records: Disney Music Artists.


Gravadoras da Disney Music Group
Walt Disney Records | Hollywood Records | Jonas Records | Rock Mafia | Fearless Records | Lyric Street Records | Big Machine Label Group | Big Machine Records | Valore Music | Republic Nashville Records | Virgin Records | Parlophone Records
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.