Nancy Sinatra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nancy Sinatra
Informação geral
Nome completo Nancy Sandra Sinatra
Nascimento 8 de Junho de 1940 (73 anos)
Origem Jersey City, Nova Jersey
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop
Período em atividade 1961 - Atualmente
Outras ocupações Cantora, Atriz
Afiliação(ões) Frank Sinatra
Lee Hazlewood
Frank Sinatra Jr.
Página oficial http://www.nancysinatra.com

Nancy Sandra Sinatra (Jersey City, 8 de junho de 1940) é uma cantora e atriz estadunidense. É filha do famoso cantor Frank Sinatra com sua primeira esposa Nancy Barbato. Seu maior sucesso como cantora foi a canção "These Boots Are Made for Walkin'", que, lançada na metade dos anos 60, se tornou um hino do movimento feminista. Uma das canções que gravou, "Bang Bang" (originalmente gravada por Cher) é trilha sonora do filme Kill Bill de Quentin Tarantino. Em 1967 gravou a música tema do quinto filme de James Bond, You Only Live Twice, estrelado por Sean Connery no papel de 007.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nancy Sinatra começou sua carreira como cantora e atriz no começo dos anos 60, mas obteve sucesso apenas na Europa e no Japão. Porém, em fevereiro de 1966, ela teve um transatlântico hit número-um nas paradas musicais com These boots are made for walking, que exibiu sua sensualidade mas com estilo de boa menina, que a popularizou e a fez sinônimo de go-go boots. O clip da canção mostrou uma cabeluda Sinatra e seis belas garotas em tops de lã, go go boots e minissaias, e é considerado um clássico exemplo de moda sessentista. A canção foi feita por Lee Hazlewood, que escreveu e produziu a maioria de suas canções e cantou com ela em vários duetos, inclusive no importante e cult Some velvet morning.

Para seu quarto aniversário, Phil Silvers e Jimmy Van Heusen escreveram a canção Nancy (with the laughing face), que seu pai gravou.

Anos '60[editar | editar código-fonte]

Entre 1966 e 1967, sozinha, Nancy Sinatra emplacou com 13 canções, todas tendo Billy Strange como produtor e arranjador. Em 1967, ela se uniu ao seu pai para o seu segundo número-um, Something stupid. Embora de certa forma limitada, sua voz possui uma singularidade expressiva e irônica, no estilo clássico moderno.

Em 1968, ela atuou com Elvis Presley no filme Speedway.

Anos '90[editar | editar código-fonte]

Em 1995, aos 55 anos, Nancy Sinatra foi capa da Playboy, aparecendo toda nua.

Anos 2000[editar | editar código-fonte]

Em 2004, ela desfrutou de um certo sucesso com um álbum marcando o retorno à sua carreira e uma turnê internacional. Nancy atualmente está no selo "Sanctuary/Attack Records".

Em 2004-2005 sai em turnê com Clem Burke, conhecido como Elvis Ramone, ex-baterista do Blondie e provisório baterista dos Ramones.

A música These boots are made for walking, consta na trilha sonora do filme "Full Metal Jacket" de Kubrick.

A música These boots are made for walking está no álbum Killing is my business... and business is good! da Banda de Thrash Metal Megadeth, como These Boots.

Esta música foi cantada na turné de Siouxsie Sioux,lançada em DVd sob o título de Finale em 2009.

Em 2009, foi lançada uma versão da música These boots are made for walking no álbum Femina de Legendary Tigerman com a interpretação da actriz Maria de Medeiros.

Em 2013 sua canção, "Summer Wine", foi regravada pela cantora vintage norte-americana Lana Del Rey e seu namorado e líder da banda Kassidy, Barrie James O'Neill.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Casou-se duas vezes:

  • com o ídolo juvenil Tommy Sands, entre 1960 e 1965.
  • com Hugh Lambert, dentre 1970 e 1985.

Em 1974 deu à luz A.J. Lambert dando à Frank Sinatra seu primeiro neto. Teve tambèm uma filha, Amanda Lambert.

Nancy Sinatra é a irmã mais velha de Frank Sinatra Jr. e Tina Sinatra.

Conexões externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.