Jorge & Mateus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jorge e Mateus)
Ir para: navegação, pesquisa
Jorge & Mateus
Informação geral
Origem Itumbiara, GO
País  Brasil
Gênero(s) Sertanejo , Sertanejo Universitário , Pop
Período em atividade 2005 — presente
Gravadora(s) Universal Music (2007-2013)
Som Livre (2012-presente)
Página oficial www.jorgeemateus.com.br
Integrantes Jorge Alves Barcelos (31 anos)
Mateus Pedro Liduário de Oliveira (28 anos)

Jorge & Mateus é uma dupla de música sertaneja do Brasil, formada pelos cantores goianos Jorge Alves Barcelos (27 de agosto de 1982) e Mateus Pedro Liduário Oliveira (15 de julho de 1986). Ambos são da cidade de Itumbiara, no interior do estado de Goiás.

Considerada a principal dupla sertaneja da atualidade, seja por repertório, faturamento ou público, são responsáveis por boa parte dos grandes sucessos do chamado "sertanejo universitário" como "Logo Eu", "Amo Noite e Dia", "Calma", "Flor", "Aí Já Era", "A Hora é Agora", "Voa Beija Flor", "Pirraça", "Eu Quero Só Você", "De Tanto Te Querer", "Duas Metades", "Pode Chorar'", "Querendo Te Amar", "Enquanto Houver Razões", "Seu Astral", "O Que é Que Tem?", "A Gente Nem Ficou", "Amor Covarde" e "Chove, Chove".

Atualmente a dupla figura entre os artistas brasileiros mais bem sucedidos e populares. Suas músicas estão entre as mais tocadas nas rádios brasileiras, também entre as mais acessadas e baixadas da internet, liderando o raking dos artistas mais acessados nos maiores portais (sites) de música do país.

Gravaram seu último DVD em dos um dos palcos mais renomados da música, o Royal Albert Hall, em Londres, na Inglaterra, onde nenhum artista brasileiro havia pisado e grandes ícones da música internacional cantaram, como os The Killers e Adele, tendo a última também gravado seu mais recente DVD nesse palco.

Juntamente com Roberto Carlos e Ivete Sangalo são os artistas musicais com o mais alto cachê da música brasileira.

História[editar | editar código-fonte]

2005-2006: Início de Carreira[editar | editar código-fonte]

Ambos já cantavam separadamente, mas se conheceram numa roda de amigos em comum, começaram sua carreira juntos em 26 de maio de 2005 em apresentando em bares, avenidas, universidades e casas de show na cidade de Itumbiara. Jorge, então cursava o nono período de direito, enquanto Mateus o quinto período de agronomia, ambos abandonaram seus estudos em prol de uma carreira artística. No ano de 2006, a dupla gravou um disco por conta própria na garagem da casa de Mateus, que teve boa repercussão e despertou o interesse das gravadoras.

2007-2008: Ao Vivo Em Goiânia e consagração nacional[editar | editar código-fonte]

O promissor repertório do disco fez com que em 2007 eles lançassem seu primeiro disco produzido por uma gravadora (a Universal Music): "Jorge & Mateus - Ao Vivo em Goiânia"[1] . Com o disco também foi lançado um DVD com o show no qual foi realizada a gravação. A canção "Pode Chorar", foi premiada com Disco de Ouro, pela ABPD. O refrão marcante: "Pode chorar mais eu não volto pra você/ Pode chorar você não vai me convencer/ Pode chorar você se lembra o quanto eu chorei por você?", estourou nas rádios brasileiras e conquistou o país. A história da dupla foi se construindo e, em 2008, mais uma surpresa agradável: a música “De Tanto Te Querer”, também do CD “Ao Vivo Em Goiânia”, foi escolhida para ser trilha sonora da novela A Favorita, da Rede Globo. A canção passou a fazer parte da programação de quase todas as rádios do Brasil.[2] Ainda no mesmo disco, canções como "Querendo Te Amar" e "Fogueira" levaram a, até então desconhecida dupla do interior de Goiás ao estrelato nacional.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Logo após o lançamento do dvd, algumas pessoas criticaram a qualidade vocal da dupla, chegando a intitular os cantores de "assombro prejuízo" e que dispunham de "pouco talento". Fato que foi levado ao esqucimento, com o lançamento de uma gama de novos sucessos e uma melhoria bastante visível da qualidade vocal da dupla.

"Jorge & Mateus Elétrico"[editar | editar código-fonte]

Neste mesmo ano, em 2008, Jorge & Mateus alcançaram um ineditismo com o projeto chamado “Jorge & Mateus Elétrico”: misturando axé e música pop ao sertanejo, a dupla lançou a micareta sertaneja. Os goianos passaram a se apresentar no carnaval de Salvador, sendo a primeira dupla sertaneja a conseguir tal feito.

2009-2010: O Mundo É Tão Pequeno e Ao Vivo e Sem Cortes[editar | editar código-fonte]

Em 2009, é lançado o segundo álbum da dupla, intitulado "Jorge & Mateus - O Mundo É Tão Pequeno", álbum ao vivo e DVD lançado pela Universal. O albúm foi certificado com Disco de Ouro, pela ABPD.[3] O disco firmou de vez os cantores como uma das mais importantes duplas sertanejas do Brasil. Levando-os novamente às paradas de sucesso. Hits como "Mistérios", "Se Eu Pedir Cê Volta?", "Um Dia Te Levo Comigo", "Onde Haja Sol", "Espelho" e "Amor Covarde", cujo o último fez parte da trilha sonora da novela Fina Estampa, da Rede Globo, se destacaram no disco e também nas rádios brasileiras.

O ano de 2009 foi muito importante para Jorge & Mateus, época que conseguiram vários feitos: emplacaram uma turnê internacional, fizeram três shows nos Estados Unidos; participaram pela primeira vez de um cruzeiro temático de música sertaneja, que teve a sua lotação esgotada 15 dias antes de sair do porto; reuniram um público de 40 mil pessoas em uma apresentação em Goiânia, que foi transmitida ao vivo pelo twitter e gravada pelo canal Multishow em High Definition , sendo o primeiro de uma dupla sertaneja a ser compilado nesse formato.

Com dois CDs e DVDs gravados e uma bem sucedida turnê pelos Estados Unidos, a dupla decidiu abraçar, em 2010, mais desafios internacionais. Jorge & Mateus fizeram seus primeiros shows na Europa (Londres, Amsterdam, Bruxelas e Lisboa), onde foram aclamados pelo público, além de voltarem com duas mini-temporadas para os Estados Unidos.

Em 2010, é lançado o álbum "Jorge & Mateus - Ao Vivo e Sem Cortes", pela Universal. Recebeu certificação de Disco de Ouro, pela ABPD. O albúm ao vivo reuniu os grandes sucessos da dupla até então. Aconteceu sem que ninguém soubesse (público e artistas), é uma gravação de um show completo que aconteceu em Goiânia. O espetáculo virou CD e DVD. São 20 canções, sendo que cinco são autorais da dupla, entre elas “Querendo Te Amar” e “Goiânia Me Espera”, uma homenagem à cidade que abrigou os cantores depois que saíram de Itumbiara.

2010-2012: Aí Já Era e aproximação ao pop[editar | editar código-fonte]

Também em 2010, é lançado o albúm "Jorge & Mateus - Aí Já Era", pela Universal. Recebeu Disco de Ouro, pela ABPD. O disco marcou a carreira da dupla, com sucessos como "Amo Noite e Dia" (música mais executada no Brasil por 12 semanas), "Chove, Chove", "Seu Astral" e a faixa título do disco "Aí Já Era". Os arranjos aproximados ao pop e o constante uso da guitarra de Mateus nas faixas do disco, conquistaram o gosto dos brasileiros e estouraram nas rádios. O repertório vasto e que se carcteriza pelas músicas animadas e uma batida pop nunca vista antes na música sertaneja, fez com que os goiânos figurassem entre as 3 mais importantes duplas do Brasil. Dois anos depois a dupla lançara o albúm "A Hora é Agora" apostando na levada pop que conquistou o país e novamente embalou grandes sucessos.

Em 2012, a dupla lançou o quinto álbum, intitulado Essencial, onde reuniu seus maiores sucessos, e duas faixas inéditas, "Pra Quê Entender?" e "Duas Metades", e a nova versão da música "Amor Covarde", que fez parte da trilha sonora da novela Fina Estampa. O albúm recebeu certificação de ouro pela ABPD.[4]

2012-2013: A Hora é Agora[editar | editar código-fonte]

Já em março de 2012, é lançado o sexto albúm da dupla, intitulado "Jorge & Mateus - A Hora é Agora". Gravado na praia de Jurerê, em Florianópolis. Recebeu Disco de Ouro, pela ABPD. Uma das mais belas e exóticas praias do Brasil, foi palco da gravação do disco que embalou Hits como "Flor", "Enquanto Houver Razões", "Eu Quero Só Você", "A Gente Nem Ficou", "Por Quê?", "Prisão Sem Grades", "Duas Metades", "O Que é Que Tem?" e a faixa título do disco "A Hora é Agora". O ritmo pop e variado incendiou as canções da dupla, que mostrou ao Brasil uma nova música sertaneja, utilizando instrumentos tradicionalmente sertanejos como o "Violão" e a "Sanfona", inteligentemente, harmonizando-os com a "guitarra", o "piano" e até alguns elementos da "música eletrônica". Um repertório misto que une elementos do "axé", "forró", "pop rock", entre outros, e os adapta em um estilo sertanejo único e característico da dupla. Sendo considerada a fórmula de todo o sucesso deles e principal motivo de serem intitulados como a mais importante dupla sertaneja da atualidade.[5]

2013-atualmente: At The Royal Albert Hall - Live In London[editar | editar código-fonte]

Em 2013, a dupla lançou o primeiro DVD da carreira fora do Brasil, intitulado At The Royal Albert Hall - Live In London, que como diz o nome do álbum, foi gravado no Royal Albert Hall em Londres, no dia 20 de setembro de 2013. Sucessos como "Pode Chorar", "Traz ela de Volta de Mim", "Fogueira", "O Mundo é Tão Pequeno", "Querendo Te Amar", "Voa Beija Flor" e "De Tanto te Querer" não ficaram de fora.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora Vendas
2007 (CD/DVD) - Ao Vivo em Goiânia Universal Music Gold.png Ouro + 100.000[6]
2009 (CD/DVD) - O Mundo É tão Pequeno Universal Music Gold.png Ouro + 150.000[6]
2010 (CD/DVD) - Ao Vivo Sem Cortes Universal Music Gold.png Ouro + 75.000[6]
2010 (CD) - Aí já Era Universal Music Gold.png Ouro + 120.000[6]
2012 (CD) - Essencial Som Livre Gold.png Ouro + 185.000
2012 (CD/DVD) - A Hora É Agora[7] Som Livre Gold.png Ouro + 150.000
2013 (CD/DVD) - At The Royal Albert Hall - Live In London Som Livre Gold.png Ouro + 100.000[6]

Singles[editar | editar código-fonte]

Como artista principal[editar | editar código-fonte]

Lista de singles, com posições nas paradas seleccionadas e certificações
Ano Obra Paradas Álbum
BRA
[8]
2007 "Querendo Te Amar" Ao Vivo em Goiânia
2008 "Pode Chorar"
"De Tanto Te Querer"
"Fogueira"
2009 "Pirraça" O Mundo É tão Pequeno
"Voa Beija-Flor"
"Mistérios"
2010 "Se Eu Pedir Cê Volta?"
"Um Dia Te Levo Comigo"
"Amo Noite e Dia" 1 Aí Já Era
"Chove, Chove"
2011 "Seu Astral"
"Tempo ao Tempo"
"Aí Já Era"
"Pra Que Entender?" Essencial
"Amor Covarde"
"Eu Quero Só Você" 43 Apenas Single
2012 "Duas Metades" 16 Essencial
"Flor" 10 A Hora É Agora
" O Que é Que Tem?" 32
"Enquanto Houver Razões" 53
2013 "A Hora É Agora" 60
"Ciclo"
"Logo Eu" 8 Apenas Single
"Amor Pra Recomeçar" At The Royal Albert Hall - Live In London
2014 "Calma" 34 Apenas Single

Parcerias[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Dupla fala sobre novo disco e a carreira. Página visitada em 29 de junho de 2012.
  2. Trilha Sonora. Página visitada em 29 de junho de 2012.
  3. Lile Corrêa. Dupla Jorge e Mateus vai gravar um DVD especial em Londres. Página visitada em 29 de junho de 2012.
  4. Jorge e Mateus lança novo CD: Essencial – 2012. Página visitada em 29 de junho de 2012.
  5. Jorge e Mateus divulgam nova música de trabalho; conheça A Hora é Agora. contigo.com.br. Página visitada em 29 de junho de 2012.
  6. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas fghj
  7. "A Hora é Agora" é o novo CD da dupla Jorge e Mateus, confira!. Grupo RBS. clicRBS (29 de maio de 2012). Página visitada em 18 de julho de 2012.
  8. Desempenho de canções:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Oliveira