Pop rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Pop/rock
Origens estilísticas Rock and roll
Música pop
Contexto cultural Década de 1960 no Reino Unido e nos Estados Unidos
Instrumentos típicos Guitarra elétrica, baixo, bateria, teclado, vocais, sintetizadores
Popularidade Sucesso mundial desde a década de 1960
Subgêneros
Invasão Britânica - New Wave - Pop punk - Power pop - Surf rock
Outros tópicos
Bandas de Pop Rock
Cultura Pop
Power pop

O Pop Rock é um gênero musical que mistura elementos da música pop com rock, num estilo popular, com atitudes calmas e um som suave.[1]


Etimologia

O termo pop tem sido usado desde o início do século XX para se referir a música popular em geral, mas a partir de meados dos anos 1950 passou ser utilizado para um gênero distinto, destinado a um mercado jovem, sendo caracterizado como uma alternativa mais suave do que o rock'n'roll. No rescaldo da Invasão Britânica por volta de 1967, foi usado cada vez mais em oposição à música rock, para descrever uma forma que era mais comercial, efêmera e acessível.

Em contraste com o pop, o rock era visto com foco em trabalhos prolongados, especialmente álbuns, muitas vezes associado a subculturas, com ênfase colocada em valores artísticos e autenticidade, destacando a performance instrumental ao vivo e o virtuosismo vocal, foi muitas vezes visto como "encapsular" de desenvolvimentos progressivos ao invés de simplesmente refletir as tendências existentes.

O termo power pop foi criado por Pete Townshend, do The Who, em 1967; mas não muito usado até que foi aplicado a bandas como Badfinger, na década de 1970, em seu período mais bem-sucedido comercialmente.[2]


Referências

  1. S. Jones, Pop music and the press (Temple University Press, 2002), p. 109.
  2. Keefe, Michael (1 de maio de 2009). Power Pop: Forgotten Gems of the '70s (em inglês) 1 pp. Made Loud. Página visitada em 13 de julho de 2014.

Ver também

Portal A Wikipédia possui o
Portal do Rock.


Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.