Pop rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Pop/rock
Origens estilísticas Rock and roll
Música pop
Contexto cultural Década de 1960 no Reino Unido e nos Estados Unidos
Instrumentos típicos Guitarra elétrica, baixo, bateria, teclado, vocais, sintetizadores
Popularidade Sucesso mundial desde a década de 1960
Subgêneros
Invasão Britânica - New Wave - Pop punk - Power pop - Surf rock
Outros tópicos
Bandas de Pop Rock
Cultura Pop
Power pop

O Pop Rock é um gênero musical que mistura elementos da música pop com rock, num estilo popular, com atitudes calmas e um som suave.[1]


Etimologia

O termo pop tem sido usado desde o início do século XX para se referir a música popular em geral, mas a partir de meados dos anos 1950 passou ser utilizado para um gênero distinto, destinado a um mercado jovem, sendo caracterizado como uma alternativa mais suave do que o rock'n'roll. No rescaldo da Invasão Britânica por volta de 1967, foi usado cada vez mais em oposição à música rock, para descrever uma forma que era mais comercial, efêmera e acessível.

Em contraste com o pop, o rock era visto com foco em trabalhos prolongados, especialmente álbuns, muitas vezes associado a subculturas, com ênfase colocada em valores artísticos e autenticidade, destacando a performance instrumental ao vivo e o virtuosismo vocal, foi muitas vezes visto como "encapsular" de desenvolvimentos progressistas ao invés de simplesmente refletir as tendências existentes.

O termo power pop foi criado por Pete Townshend, do The Who, em 1967; mas não muito usado até que foi aplicado a bandas como Badfinger, na década de 1970, em seu período mais bem-sucedido comercialmente.[2]

Principais artistas

A década de 60 trouxe novos ídolos para a geração da época tais como The Beatles, Elvis Presley, Bee Gees, U2, Brian Adams, até o nosso período com Oasis, Coldplay, Maroon 5, Alanis Morissette, há também a influência do pop rock no Brasil que vai desde os Mutantes a Renato Russo, Cássia Eller, Los Hermanos entre outros.


Referências

  1. S. Jones, Pop music and the press (Temple University Press, 2002), p. 109.
  2. Keefe, Michael (1 de maio de 2009). Power Pop: Forgotten Gems of the '70s (em inglês) pp. 1. Made Loud. Página visitada em 13 de julho de 2014.

Ver também

Portal A Wikipédia possui o
Portal do Rock.


Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.