Celebridade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Limusina é um automóvel relacionado às celebridades

Celebridade é uma pessoa amplamente reconhecida pela sociedade. A palavra deriva-se do latim celebritas, sendo também um adjetivo para célebre, que quer dizer "famoso, celebrado".

Histórico[editar | editar código-fonte]

Como fenômeno social, a celebridade depende da comunicação social e pode ser observada já no século XV, quando a imprensa começava a se firmar. Em 1616, ano da morte de William Shakespeare, foram publicados 25 "livros noticiosos" na Inglaterra, dos quais quase 30% dedicados a figuras públicas como a rainha Isabel I[1] .

No século XX, a sociedade de massas, aliada ao forte desenvolvimento da indústria cultural, potencializou a criação e o culto das celebridades, levando à profecia de Andy Warhol segundo a qual "no futuro, todos teriam 15 minutos de fama". Este fenômeno ganhou força com as mídias digitais e a internet, tanto acelerando o processo de surgimento das celebridades quanto tornando-as mais efêmeras[2] .

Subcelebridades[editar | editar código-fonte]

O termo subcelebridade é um neologismo, usado em meios de comunicação em geral[3] [4] para se referir a, entre outros casos, namoradas (ou ex-namoradas) de jogadores de futebol e artistas, ex-participantes de reality shows[5] , ou mulheres conhecidas por seus dotes físicos exagerados, a exemplo das "mulheres fruta".

Seu equivalente em inglês é "subcelebrity".[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Fama

Referências

  1. MEDEIROS, Ana Lúcia. Tipologia de celebridades: em busca do conceito, desde o século XV aos dias atuais. Revista Intercâmbio - UnB
  2. BARROSO, Paulo. A celebridade pós-moderna da solidão plural e da banalidade pública. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXV, 2013, pág. 101-118
  3. Revista TPM - vol. 7, núm. 74 - 110 páginas
  4. Clic RBS. Tessália sai do BBB com 78%. Página visitada em 20/05/2010.
  5. Folha de São Paulo. "Quero os menos famosos", diz diretor de "A Fazenda" (15/11/2009). Página visitada em 20/05/2010.
  6. The Guardian. Celebrity is dead. Long live sub-celebrity (Em Inglês, Domingo, 3 de Janeiro de 2010). Página visitada em 23/05/2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]