Dublê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Stunt Pyrotechnics Luc Viatour.jpg

Um duplo (no Brasil dublê) é um ator que participa de cenas perigosas substituindo outros atores que não podem se machucar para não comprometer ou atrasar a produção do filme (ou de algum outro tipo de produção artística semelhante).
Em filmes mais antigos, os dublês normalmente são pouco focalizados ou seus rostos não são exibidos, a finalidade disso é esconder do público que aquela cena é feita por um dublê e não pelo ator principal. Ainda hoje este método é bastante utilizado, mas as possibilidades do uso da computação gráfica em produções artísticas cresceu muito e é perfeitamente possível fazer um dublê ficar praticamente idêntico ao ator principal, a desvantagem é que computação gráfica deste nível é muito cara e sua produção é lenta.
Geralmente o dublê é fisicamente semelhante ao ator que está substituindo, especialmente quando a presença de algumas características especiais se mostra necessária. Por exemplo: se o ator principal é musculoso o dublê também precisará ser para fazer uma substituição fiel, já que mesmo que este fique parcialmente de costas para a câmera será possível perceber a ausência de músculos nos braços.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma profissão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.