Adult contemporary

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Adult contemporary, também abreviada para AC, (português: música contemporânea para adultos ou Música adulto-contemporânea) é um gênero musical cuja característica rítmica e dançante é voltada para um público adulto maduro. As estações de rádio tocam este formato que muitas vezes é dirigido a ouvintes de 25 a 49 anos[1] , este grupo é o mais valorizado pelo mercado fonográfico.

O AC é geralmente divididos em quatro grupos: "Hot AC", também conhecido como "Adult Top 40" (Top 40 adulto),"Soft AC" (AC suave), também conhecido como "Light"," Urban AC" (AC urbano), também conhecido como "Urbano Contemporâneo" e "Religious AC" (AC religioso).

Hot Adult Contemporary[editar | editar código-fonte]

Também chamado de Adult Top 40, oHot AC foi introduzido em 1986 como um híbrido entre as músicas do Top 40 e as velhas canções chamadas de Oldies. O novo formato foi concebido para um público-alvo de adultos que gostam da música pop. Actualmente, podemos ouvir nas estações do gênero Hot AC artistas como Goo Goo Dolls, Bon Jovi, Aerosmith e Def Leppard, todos estes nomes consagrados do hard rock.

Desde inícios de 2000, as estações Hot AC passaram a adicionar gêneros como o rap e o hip hop à programação. Artistas como Akon, Beyoncé, Black Eyed Peas, Chris Brown, Pussycat Dolls entre outros passaram a ter suas canções executadas.

Esta mudança foi reflectida principalmente nas regiões metropolitanas dos Estados Unidos e em outras cidades onde existe uma elevada concentração de pessoas de origem africana e americana. Exemplos de rádios do gênero "Top 40" no Brasil são a Eldorado Brasil 3000 de São Paulo e a Itapema de Porto Alegre e Florianópolis.

Soft Adult contemporary[editar | editar código-fonte]

Também é conhecido pelo termo light (lite) (suave, em português) e as estações de rádio que difundem este formato chamam-se "estações light". No Brasil, as emissoras mais conhecidas neste estilo são a JB FM e a SulAmérica Paradiso FM no Rio de Janeiro, a Antena 1, Alpha FM e Iguatemi Prime. Outras rádios que transmitem esse gênero são: Transamérica Light (Curitiba), A Tarde FM (Salvador/BA), Light FM (Estrela/RS), Atlântico Sul (Fortaleza), Tribuna FM (Recife/PE e Vitória/ES), Cabo Branco FM (João Pessoa/PB), União FM (Porto Alegre e Pelotas/RS), Continental FM (Porto Alegre), Executiva FM (Goiânia/GO) e RBC FM (Goiânia/GO).

Existe , também o A.C.N.C ( Adulto Contemporâneo Não Comercial). Essa modalidade é música ao vivo e não tem compromisso com as canções da atualidade e sim com os clássicos de todos os tempos, dentro de uma roupagem mais clara e moderna.

Artistas que se destacam neste formato[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Michael C. Keith. The Radio Station: Broadcast, Satellite and Internet. 8. ed. [S.l.]: Focal Press, 2009. 343 pp. p. 76. ISBN ISBN 0240811860. Visitado em 6 de abril de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.