Dance music

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde dezembro de 2009)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Dance Music
Breakbeat
Dance-punk
Disco Music
Drum and bass
debk tempo
Electronic Art Music
Electronic Body Music
Electro
Electro House
Freestyle
Hardcore
House
Industrial
Intelligent Dance Music
Techno
Trance
UK Garage

Dance music é um estilo de música que ganhou força na década de 1990, anos marcantes pela grande disseminação de estilos variados da música eletrônica, assim dando introdução à muitas pessoas que até hoje são adeptas e fãs, seria uma denominação para as músicas "pop" de todas as vertentes da e-music (música eletrônica) e não tem um estilo musical definido.

Os estilos incluem techno, house, trance, drum & bass e muitos outros, por isso existem algumas músicas difíceis de se classificar, graças às diversas possibilidades que a música eletrônica oferece aos seus produtores.

Os primórdios de um gênero musical[editar | editar código-fonte]

A dance music surgiu a partir da música eletrônica e da disco music.[carece de fontes?]. A música disco ou simplesmente "discoteca" foi um gênero musical surgido na década de 1970, e foi uma derivação da Soul Music[1] e do Funk[2] dois estilos de música negra que prezavam pelo ritmo.

Um dos grandes expoentes da disco music foi a banda ABBA, com músicas como Mamma Mia!, Money Money Money, Gimme!Gimme!Gimme! e Dancing Queen.

Outra importante banda dos anos 70 foram os Bee Gees, banda pop que obteve bastante sucesso com a disco nas músicas como "You Should Be Dancing", "Night Fever", "Stayin' Alive" e "How Deep Is Your Love"

A primeira música considerada "dance" com batida eletrônica foi "I Feel Love" de Donna Summer (Rainha da Disco Music) e produzida por Giorgio Moroder. A música foi descrita na época pelo cantor David Bowie como "o som do futuro".

Boney M. 1976, foram um dos principais criadores do dance, com suas musicas com batidas fortes e dançantes. Suas musicas mais conhecidas são Rivers of Babylon, Daddy Cool e Ma Baker. Boney M. influenciou vários futuros gêneros musicais como o Eletro Pop, House Music e Eurodance.

Em 1979, Michael Jackson, também se rende à disco music no álbum Off the Wall, que influênciou gerações até os dias de hoje.[3]

George Baker compõem a canção Una Paloma Blanca, à qual é feita uma versão em português em ritmo de Música Folclórica Alemã.

Surgida no final da década de 1960, a banda de música eletrônica alemã Kraftwerk foi bastante influente na dance music, não por fazer um som dançante e sim por ser a primeira banda de música eletrônica.[4]

A Dance Music nos anos 90[editar | editar código-fonte]

Em 1983, a banda New Order lançou a música dance mais influente de todos os tempos, Blue Monday, que definiu a música eletrônica dançante. [5]

Na década de 1990 é famosa o gênero "Dance Clássico", com expoentes como Vengaboys, Haddaway e Whigfield. Vengaboys são conhecidos pelos seus hits mais famosos "Sha la la la la", "We´re going to Ibiza", "We Like to Party", "Up and down" e "Boom Boom Boom Boom". Haddaway foi um cantor trinidadiano, conhecido pelo hit "What Is Love". Whigfield é uma cantora conhecida pelos hits "Saturday Night" e "Sexy Eyes". A cantora brasileira Corona tornou-se muito conhecida por "Rhythm Of The Night".

Jan Wayne compõem a música "Because the night". Aqua compõem "Barbie Girl", que possui uma versão em português cantada por Kelly Key. Também faz sucesso a banda A-Teens (banda cover do ABBA). Madonna compõem a música La Isla Bonita, que é regravada por Squeeze up. 2 Eivissa é conhecido pelo hit "Ho la la la". A banda de Punk-Rock Bloodhound Gang lança "Discovery Channel Song".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (2003) Out of the Revolution, ISBN 9780739105474, p.398: "Funk, disco, and Rap music are grounded in the same aesthetic concepts that define the soul music tradition."
  2. (2003) A history of rock music 1951–2000, ISBN 9780595295654, p.152: "Funk music opened the doors to the disco subculture"
  3. Kid Vinil. Almanaque do Rock. [S.l.]: Ediouro Publicações, 2008. 129 p. 9788500021459
  4. Rodrigo Fonseca e Rodrigues. Música eletrônica: a textura da máquina. [S.l.]: Annablume, 2005. 9788574194981
  5. http://skrufff.com/2011/03/skrufff-coms-top-50-most-influential-dance-tracks-ever-the-results/
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.