Eurodance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Eurodance
Origens estilísticas House Music - Hi-NRG - Italo Disco - Eurodisco - Rap
Contexto cultural Europa Ocidental, início dos anos 1990
Instrumentos típicos Teclado eletrônico - Sintetizador - Caixa de ritmos - Sequenciador
Popularidade Alta: muitos países europeus, Japão, partes do Canadá, e de áreas urbanas da América Latina
Moderada: Austrália, Nova Zelândia ,Brasil , Leste asiático (exceto Japão)
Fraca: Estados Unidos, Reino Unido
Formas derivadas Bubblegum dance - Euro-trance - Italodance

Eurodance(também conhecido como Hands Up) é um termo coloquial para a dance music europeia. Esse gênero é derivado do Italo Disco. Nos anos 90 ganhou muita popularidade em todo mundo. O ritmo é enérgico e muito usado em discotecas.

História[editar | editar código-fonte]

O Eurodance se originou no final dos anos 80, quando artistas de música eletrônica europeus começaram a difundir um ritmo mais enérgico, acelerando batidas de Italo Disco. O fenômeno ganhou força e se difundiu por danceterias e raves da Europa. O gênero ganha identidade quando começa a mesclar elementos de house e rap caracterizado por solo de voz feminina com paradas pra voz masculina em estilo rap.

Entre os anos 90 o Eurodance ganha cada vez mais força na música eletrônica e no mainstream em parte pela decadência do house americano. Muitos artistas e projetos surgem nessa época em todos os cantos da Europa invadindo as rádios do mundo todo. Hits no Estilo Eurodance que marcaram o início da década de 90: Culture Beat com Mr. Vain , Kylie Minogue com Better The Devil You Know , Technotronic com Pump up The Jam , Ace of Base The Sign , Cappella U Got Let 2 Music , Haddaway What is Love e 2 Brothers on the 4th Floor Dreams . O gênero vira grande febre entre jovens, disputando espaço no mercado com artistas renomados. Esse estilo é conhecido como "High Energy" e tem como principais expoentes , 2 Unlimited com No Limit, Whigfield como Saturday Night , Masterboy com Feel the Heat of the Night , Gottsha No One To Answer , DJ Bobo com Everybody ,Double You Run To Me , Ice MC com Think About The Way , B.G The Prince of Rap The Colour of My Dreams , Corona com The Rhythm of the Night e Fun Factory com Close To You . No Brasil Ainda em 1994 a Rainha dos Baixinhos Xuxa Lança um Hit do estilo Eurodance Hey DJ que virou mania nas Festas e Clubes. Essa fase provou ser um grande sucesso adentrando o ano de 1995 com La Bouche Be My Lover e com festivais pelo mundo todo, inclusive no Brasil.

Em 1996 o gênero já apresenta um certo desgaste, e começa a diversificar o estilo mesclando elementos de trance, folk e reggae , como Shakira Estoy Aqui . Muitas bandas terminam esse ano. O ano de 1997 é de muito bubblegum e o Pop com os hits Barbie Girl do Aqua, Thalía com Piel Morena e Uh La La La da cantora Alexia. Em 1998 o genero já transformado perde forca para outros como drum and bass o movimento clubber. No final da década os Vengaboys fazem sucesso e o techno com Madonna Ray of Light e o puro Dance com Cher Believe . A partir de 1999 Com Novos nomes da música Dance, como Britney Spears ...Baby One More Time e também com uma nova forma de música eletrônica, acompanhada de uma nova maneira de festejar, viram febre em todo o mundo, sepultando de vez a Eurodance: o techno e as raves, que dominaram a cena até meados do ano de 2005.

Em 2000 começa uma renovação do gênero, com novos projetos surgindo. ATB, Alice Deejay, Darude e Fragma trazem um som de mais identidade com solo feminino melhor trabalhado. Em 2001 a cantora Dannii Minogue vem com o Hit Who Do You Love Now e no mesmo ano o grupo Lasgo ressuscita o Eurodance e é sucesso no mundo todo com o hit Something .Em 2004 Magic Box com o single If You. No ano seguinte Kasino com o hit Can't Get Over. Em 2007, o grupo Cascada lançou seu primeiro álbum, Everytime We Touch, cujo single de mesmo nome atingiu grande sucesso no mundo inteiro, recebendo certificados de Platina e Ouro. Desde meados da década 2000 o Eurodance é de certa forma considerado gênero de nicho e com pouca execução tanto em rádios como em raves mas ainda tem o espaço garantido em danceterias. O gênero perdeu força a medida que outros estilos de música eletrônica ganharam popularidade.

Em 2013, em Portugal, começou a assistir-se ao regresso destas sonoridades de dança. Esse revivalismo foi, em grande parte impulsionado pelo colectivo de DJs Gin Party Soundsystem que, com os seus festões ressuscitou um género musical que estava "esquecido".

Características[editar | editar código-fonte]

Muito do Eurodance é caracterizado pelo Techno instrumental, vocais femininos, refrões simples, raps com vocais masculinos, simples e uma batida bem forte que varia na maioria das vezes entre 110 e 150 BPM (batidas por minuto) com riffs feitos através de sintetizadores. O som é bem positivo, sempre acompanhado de letras que envolvem temas como amor, festa e paz, sempre dançantes e expressando emoções. Quase que toda a ênfase no Eurodance é percussão e ritmo. As letras são cantadas em inglês quase sempre. Porém, muitos artistas lançam suas canções tanto em inglês quanto em idiomas nativos. Vale destacar os artistas italianos e alemães cantando em boa parte das vezes em italiano e alemão. Eurodance sempre foi um tipo de música bem comercial. Alguns produtores como o suéco Max Martin e o italiano Larry Pignagnoli, estavam por trás de dezenas de bandas. As performances ao vivo frequentemente são feitas em playback com o vocalista cantando ao vivo no palco. Muitas bandas do Eurodance passam uma imagem bem humorada, como Captain Jack e Vengaboys. Uma das bandas, o E-Rotic, se destacou muito durante a década de 90 com suas letras e vídeo clipes sexualmente provocativos.

Os anos que caracterizam a eurodance são 1993-1996, com auge entre 1994-1995. Artistas que vieram antes ou depois podem ter semelhança na musicalidade, mas não se enquadram bem no que era uma eurodance autêntica.

Eurodance sinteticamente é : refrões melodiosos na grande maioria por vozes femininas; estrofes com haps em sua grande maioria, com poucas exceções de estrofes melodiosos; som de teclados sintetizadores e a batida eurodance.

Artistas mais bem-sucedidos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]