Boten Anna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Botten Anna"
Single de Basshunter
do álbum LOL <(^^,)>
Lançamento 29 de Maio de 2006
Formato(s) CD single, maxi single
Gravação 2005-2006
Gênero(s) Eurodance
Duração 3:29
Gravadora(s) Warner Music
Composição Basshunter
Produção Basshunter
Cronologia de singles de Basshunter
Último
Último
Vi sitter i Ventrilo och spelar DotA
Próximo
Próximo

"Boten Anna" ("Anna, o bot") é uma canção pelo músico de dança Sueco Basshunter, que aparece no seu segundo álbum LOL <(^^,)>. Devido à canção, Basshunter tornou-se num artista de renome na sua Suécia nativa, assim como na Finlândia, Dinamarca, Islândia, Noruega, Polónia e nos Países Baixos depois do lançamento do single em 2006. A canção subiu até ao topo das tabelas musicais e, no dia 3 de Maio em 2006 foi nomeada a canção Russ desse ano na Noruega. Também foi a canção mais popular na The Gathering demo party 2006.

Um bot chamado Anna reside ocasionalmente no canal IRC channel #BassHunter.se em Quakenet, contudo devido à popularidade da canção, o canal, e #Anna, foram enchidos com bots.

Letra Sueca[editar | editar código-fonte]

A letra Sueca da canção Boten Anna conta a história de uma utilizadora de IRC que é confundida por um bot pelo vocalista, que mais tarde descobre a verdade. Contudo, ele afirma que na mente dele ela vai ser sempre um bot. A canção é baseada numa experência que aconteceu a Jonas Erik Altberg (Basshunter), que ele explicou numa entrevista com o site Finlandês Stara.fi. O seu amigo disse que ele ía criar um bot com capacidades administrativas para manter a ordem no canal #BassHunter.se. Quando isto aconteceu, Jonas iu uma nova utilizadora chamada Anna com capacidades administrativas entrar no canal, e pensou que era o bot. Meses mais tarde, descobriu que Anna não era um bot, mas sim a namorada do seu amigo; disse que o embarasso o inspirou a escrever a canção.

Apesar do tema estranho das letras, a canção foi bem recebida, apesar da palavra bot ser confundida frequentemente com båt, que quer dizer barco (bot é normalmente pronunciado como båt no dialecto falado por Altberg), e o canal de IRC ser confundido por um canal de água. O video da canção brinca com estes significados, mostrando Basshunter a andar num barco a pedais, que tem um "A" pintado, num canal.

Outras versões[editar | editar código-fonte]

No Dutch Top 40 nos Países Baixos, uma paródia da canção chegou ao n.º6 nas semanas 38 e 39 de 2006. Também é chamada "Boten Anna" e é pelos De Gebroeders Ko, que também fizeram outras versões holandesas de canções conhecidas como "Dragostea din Tei". Apesar de saberem que a canção original não era sobre um barco, eles traduziram-na como se fosse (um barco chamado Anna). "Boten" é o plural de "barco" em Holendês. Em Novembro, outra paródia apareceu, de novo pelos De Gebroeders Ko, e entrou no Dutch Top 40.

Na semana 47, a canção chamada "Sinterklaas Boot (Boten Anna)" entrou também no Dutch Top 40 e chegou ao n.º 7. Esta versão de "Boten Anna" é sobre o barco de Sinterklaas. Uma banda Israelita chamada Chovevei Tzion (חובבי ציון) parodiou "Boten Anna" com o seu single popular "Rotze Banot" (רוצה בנות, qu significa "Eu Quero Moças"), que por sua vez foi também parodiado.

O grupo Polaco Cliver fez uma versão chamada "Za oknem deszcz" (Atrás da janela está a chuva).

Uma versão Alemã foi lançada por Kid Bob, intitulada 'Die Dicke Anna' (A Gorda Anna). A letra desta versão fala de uma moça gorda sentada num barco.

Na Dinamarca, a canção original foi transformada numa paródia. A canção foi chamada "Hoen Anna", que significa "Anna a prostituta". As palavras suecas são mal-entendidas e dessa maneira tornam-se dinamarquesas.

"Now You're Gone"[editar | editar código-fonte]

Uma versão Inglesa de "Boten Anna" chamada "Now You're Gone", cantada por Sebastian Westwood com uma história diferente da original, pelo Bazzheadz do DJ Mental Theo, tornou-se na música que acompanha um vídeo feito por Basshunter com o mesmo título em Novembro de 2007. O video e a canção alcançaram sucesso global e tornou-se no disco mais pedido nas estações balneária da Europa em 2008.

Formatos e faixas[editar | editar código-fonte]

Maxi Single (29 de Maio de 2006)

  1. "Boten Anna" [Radio Edit] - 3:29
  2. "Boten Anna" [Club Remix] - 5:26

CD Single (4 de Setembro de 2006)

  1. "Boten Anna" [Radio Edit] - 3:29
  2. "Boten Anna" [Club Remix] - 5:26
  3. "Boten Anna" [DJ Micro Spankin Club Remix] - 5:30
  4. "Boten Anna" [Backslash Fluffy Style Remix] - 4:40
  5. "Boten Anna" [SkillsToPayTheBills Remix] - 4:34
  6. "Boten Anna" [Instrumental] - 3:20

Desempenho nas tabelas de música[editar | editar código-fonte]

Chart (2006) Peak [1] [2]
Dutch Top 40 1
Finnish Top 20 4
Norwegian Top 20 3
Swedish Top 60 1
Austria Top 40 4
PA Top 25 2
German 100 5
Czech IFPI Chart 17
Chart (2008) Peak
UK Singles Chart 2
UK Download Chart 2
Irish Singles chart 2
Irish Downloads chart 2
World Singles Chart 40

Svensktoppen[editar | editar código-fonte]

No dia 9 de Julho em 2006, "Boten Anna" foi testada para o Svensktoppen, onde a posição mais alta que conseguiu alcançar foi a 4ª.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]