Chill out

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Chill Out
Origens estilísticas drum and bass, música ambiente, house, música eletrônica, Balearic beat
Contexto cultural Meados da década de 1990, Reino Unido, Europa, Ibiza, São Francisco, América do Sul

América

Instrumentos típicos diversos softwares sintetizadores, loops
Popularidade alta
Gêneros de fusão
downtempo, trip hop, ambient house

Chill out ou chillout é um estilo de música eletrônica relaxante, mas é um termo também usado pra se referir a um tipo de música relaxante apenas.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Chill out" é um termo da língua inglesa que significa "relaxar totalmente", "não deixar que as coisas te incomodem".[1]

História[editar | editar código-fonte]

O principal entendimento é que chill out não era originalmente um estilo musical, mas um espaço (chill out rooms, termo inglês que significa "quartos para relaxar") em que se tocavam diversos estilos musicais semelhantes ao que se entende atualmente por chill out. Com o tempo, chill out começou a ser usado para se referir ao estilo musical em si.

Surgiu nos inícios e meios da década de 1990 como um termo geral para vários estilos de música de relativa melodia e baixo tempo feitas por produtores contemporâneos na música eletrônica. Eventos seminais, além dos trabalhos conjuntos e paralelos de produtores como Alex Paterson (The Orb) e Jimmy Cauty (The KLF), trouxeram a orientação mais calma e meditativa da ambient music como um contraponto à euforia dançante da acid house da época, de maneira que se tornaram a mola propulsora de todo um movimento chamado ambient house, de onde vieram os mencionados chillout rooms. A intenção era clara: "baixar a bola", criar uma atmosfera pacífica e amistosa, não raro de introspecção ou contemplação, com os ouvintes não necessariamente em movimento ou dançando.

Um número de compilações com o termo "Chill Out" nos seus títulos foi lançada a partir de meados dos anos 1990, ajudando a estabelecer o gênero como muito próximo do que seria downtempo e trip hop mas também incorporando, especialmente no início do século XXI, variedades mais calmas de música house, nu jazz, psybient, lounge music e lo-fi. O gênero também inclui algumas formas de trance, música ambiente e IDM, e incorporou inteiramente o gênero mais antigo de Balearic Beat, embora esse termo ainda seja usado de várias formas com chill out. Chill out é geralmente tonal, relaxante (ou pelo menos não tão "intenso" como outra forma de música pelos estilos de que deriva), e geralmente não incorpora música que enfatize elementos pesados, profundos e, particularmente, ritmos hipnóticos. É, por vezes, chamada de "techno suave" ou "techno de sofá".

Influências culturais[editar | editar código-fonte]

Uma inteira cultura à volta da música chill out evoluiu, com muitos bares e clubes populares desenhados com um ambiente retrô ou futurista devotado ao gênero. O Ministry of Sound em Londres presidiu a muitos eventos chill out em lugares como Ibiza e há centenas de títulos de compilação de mistura incluindo as palavras "chill out" ou apenas "chill" que buscam a audiência chill out. Já em 2005, "chill out" é reconhecido por todas as grandes revistas de dança e as suas tabelas de popularidade, no Reino Unido. Teve uma grande influência da música oriental, como a árabe e a indiana, que se fundiram com a música eletrônica.

Estilos[editar | editar código-fonte]

Os estilos chill out são semelhantes à banda britânica de música eletrônica Leftfield. Há muitas bandas que fazem música chill out, como Lemon Jelly, Thievery Corporation, Urban Myth Club e os chamados Chillage People; DJs que se especializaram em chill out como Youth, Alex Paterson, Dr. Chill, Unity Dub, The Only Michael, Chris Coco, Pete Lawrence e Mixmaster Morris (o último, conhecido por ter lançado Global Chillage); organizações que se focam neste estilo, como Chillout Zone, Liquid e Lounge Productions; gravadoras como Liquid Sound Design, Vagalume, Ultimae e Interchill; e eventos como The Big Chill e Sundaze. Frequentemente, a música é misturada com vídeos de arte por VJs com imagens da natureza relaxantes ou gráficos electrónicos.

O festival The Big Chill é um grande evento anual direcionado para chilled out clubbers e famílias em Eastnor Castle, em Herefordshire, na Inglaterra, com performances de residentes incluindo Gilles Peterson e Norman Jay.

Referências

  1. Cambridge Advanced Learner's Dictionary. 3ª edição. Cambridge. Cambdridge University Press. 2008. p. 235.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.