Toonami

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2012).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Toonami
Tipo Shows de ação e anime.
País  Estados Unidos
 Brasil
América Latina
Fundação 17 de março de 1997
Pertence a Cartoon Network
Adult Swim
Slogan "Building you a better cartoon show"
"Trazendo a você os melhores desenhos"
Afiliações Toonami Jetstream
Cobertura  Estados Unidos
 Brasil
América Latina
Página oficial Toonami.com (aberto)

Toonami (uma palavra-valise para designar Cartoon e Tsunami, sugerindo "um maremoto" de desenhos animados), é uma marca registrada do canal Cartoon Network, usada inicialmente para a programação orientada a blocos de ação nos canais do Cartoon Network pelo mundo todo, principalmente mostrando desenhos americanos e japoneses (anime), originário dos Estados Unidos em 17 de março de 1997 a 20 de setembro de 2008.

A marca Toonami foi posteriormente usada no Reino Unido como um nome de um canal de animação orientado para a ação, cuja a propriedade era do Cartoon Network, o CNX, que havia sido o canal Toonami.

História[editar | editar código-fonte]

Toonami foi o principal bloco de animação do Cartoon Network. O bloco fez a sua estreia mundial na segunda, dia 17 de março de 1997, inicialmente sendo substituído pelo Power Zone, e a mais recente encarnação de shows de ação americanos, o Super Adventures, que havia sido um "grampo" na rede desde 01 de outubro de 1992. Toonami era originalmente um bloco de tardes, e o seu principal apresentador era Space Ghost, um vilão que mais tarde se tornou Moltar, cuja a sede era a Ghost Planet Industries de 1997 a 9 de julho de 1999.

No sábado, 10 de julho de 1999, Cartoon Network relançou o Toonami com um novo ambiente, substituindo o Ghost Planet pela Absolution, e um novo apresentador chamado "TOM". A noite o canal também introduziu o bloco Toonami Midnight Run, que originalmente foi um bloco de cinco horas do sábado para o domingo (tecnicamente no domingo), à meia-noite até março de 2000, quando mudou-se para exibir-se todos os dias em um formato de uma hora de duração até janeiro de 2003.

No sábado, 17 de abril de 2004, o Toonami foi transferido para as tardes da semana e uma noite de sábado, quando foi ao ar por quatro horas a partir das 19h. Começando em 27 de outubro de 2007, é exibido 120 minutos a partir das 21h. Em 20 de setembro de 2008, Toonami foi cancelado, e fez sua última transmissão no mesmo dia.

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Originalmente, Moltar de Space Ghost de Costa à Costa foi o anfitrião do Toonami. Eventualmente, TOM assumiu. Foi durante essa nova criação que foram introduzidos animações em CGI da nave de TOM através de vários jogos on-line e um enredo de que sempre viajaria na sua nave. A menção que a nave foi a causadora da morte do TOM original foi apenas uma das linhas de história já planejadas, e a chegada do TOM 2, um modelo mais elegante, escuro e hospedeiro. Quando Toonami desistiu dos dias da semana para o sábado, a nave foi substituída por uma porção de robôs exploradores em seus homólogos.

Total Imersão nos Eventos[editar | editar código-fonte]

A partir de setembro de 2000, Toonami apresentou vários eventos especiais e interativos conhecido como Total Immersion Events ou TIEs. O TIE ocorreu tanto no ar durante o Toonami, tanto on-line no seu site oficial, Toonami.com, que sempre ocorreu na semana da exibição da série de anime mais popular do bloco, Dragon Ball Z, que havia voltado para uma nova temporada. A primeira providência foi introduzir o Intruder (Intruso), que foi companheiro de TOM e uma segunda matriz conhecida como Sara, que desempenhou um papel fundamental no renascimento de TOM, atualizado a partir de um Bomberman, um personagem esquema (dublado por Sonny Strait) para um TOM mais alto, escuro, sombrio, mais forte e com uma voz profunda, temporariamente apelidado de TOM 2.0 (dublado por Steve Blum), que era o mesmo TOM de antes que havia organizado o bloco.

A seguir dois TIEs, Lockdown e Traped in Hyperspace, continuaram as aventuras de TOM e Sara, mas realmente não ofereceram muita linha de história.

O TIE de setembro de 2003, foi um desvio das aventuras de TOM e Sara, que introduziu um universo 2D. Immortal Grand Prix (IGPX), série criada pelos produtores do Toonami, Sean e Jason Akins DeMarco e produzido pelo estúdio de anime Production I.G., foi exibido em cinco curtas parcelas e serviu como piloto para a segunda temporada da série original do Toonami, que estreou em novembro de 2005 (apesar de Megas XLR ser o primeiro desenho do Toonami original, foi realizada uma franquia para a estreia do bloco, que inicialmente foi com o Cartoon Network Studios, que havia sido prevista ao ar nas noites de sexta-feira, assim como as outras séries do Cartoon Network como: Samurai Jack, Os Jovens Titãs e Liga da Justiça, que foram exibidas no Toonami, mas não foram exclusivas para o bloco).

O Intruder e Lockdown não conseguiram êxito no Reino Unido, tanto quanto nas americanas.

Midnight Run[editar | editar código-fonte]

O Midnight Run foi uma das "subdivisões" do bloco Toonami, que decorreu entre 1999-2003. Funcionou diariamente a partir da 00:00h. Consistia de animes, como Sailor Moon, Voltron, Robotech, Dragon Ball Z, Gundam Wing, G Gundam, Gundam 08 MS Team e Outlaw Star. O Midnight Run tende a ter um pouco mais de sangue e violência que o seu homólogo durante o dia. Houve uma edição especial na sexta-feira 31 de agosto de 2001, à meia-noite, que foram ao ar vídeos musicais de Gorillaz, incluindo "Clint Eastwood", de Kenna, "Hellbent", e do grupo Daft Punk, Interstella 5555. Outro evento que assumiu o Midnight Run foi Dragon Ball Z, que durante uma semana a partir de 26 de março de 2001 a 30 de março de 2001, o seu horário foi da 00:00h às 01h da manhã, durante 5 dias.

Rising Sun[editar | editar código-fonte]

Foi uma encarnação do bloco exibido nos sábados de manhã, Toonami Rising Sun funcionou normalmente a partir das 09h até ao 12h. Este bloco foi um pouco prejudicado, para evitar a concorrência com o canal irmão Kids' WB. No entanto, Garlic Junior Saga de Dragon Ball Z fez a fama de estreia do bloco. Durou de 2000-2001.

Toonami na Kids' WB[editar | editar código-fonte]

De 30 de julho de 2001 a 30 de junho de 2002, a Kids' WB exibiu o bloco Toonami, ou que mais ou menos assumiu esta forma. Foi criticado pelos observadores da indústria, que percebeu a ação da marca do bloco em vez de não traduzir o conteúdo para um novo setor, pois havia adicionado Scooby-Doo e uma série live-action, do criador de Goosebumps, e The Nightmare Room, RL Stine. Na primavera de 2002, a Kids' WB anunciou que iriam desistir da marca Toonami e de sua programação semanal, mais uma vez deixando a marca ser exclusiva do Cartoon Network.

Semana do Robô Gigante[editar | editar código-fonte]

Na última semana de fevereiro de 2003, foi exibido no Cartoon Network, Toonami a Semana do Robô Gigante, cinco dias de especiais, em base nos mecanismos das séries e seus temas, ou seja, robôs, que foram licenciados pela AD Vision. As séries apresentadas foram, Neon Genesis Evangelion, Gigantor, Robotech, Martian Successor Nadesico e Dai-Guard. Gigantor e Evangelion, tiveram sua exibição sem censura no Adult Swim, em 2005. O piloto da série Megas XLR também foi exibido pois estearia no futuro. Na noite do último dia, o canal exibiu O Gigante de Ferro e um episódio de O Laboratório de Dexter onde o tema era robôs, para se dar um final mais especial.

Regras do Toonami para os sábados à noite[editar | editar código-fonte]

Em 17 de abril de 2004, o Cartoon Network mudou o Toonami das tardes do dia útil para as noites de sábado, com uma nova demografia de audiências pré-adolescentes e adolescentes, enquanto se adicionava uma nova franquia, o Miguzi que foi para os 5 dias da semana em seu lugar.

Toonami também substituiu o bloco conhecido como SVE (Sistema de Vídeo e Entretenimento). Uma grande razão para essa mudança dos dias úteis para as noites de sábado foi porque alguns shows na programação na semana (como Yu Yu Hakusho, Cyborg 009, e Samurai X) tornaram-se violentos demais para uma transmissão semanal em uma rede de desenhos (apesar de Naruto ter uma classificação de 12 a 14 anos, e de haver uma censura por trás, esteve ao ar desde o início de 2006, nas tardes das 17h30, embora o CN ter parado de exibir os comerciais do Miguzi antes do show começar). O novo line-up do Toonami se consistiu em Naruto, Rave Master, Duel Masters, Gundam SEED, One Piece, Bobobo-bo Bo-bobo, Zatch Bell! e Pokémon Chronicles, bem como as produções americanas, Os Jovens Titãs, Megas XLR, Liga da Justiça Sem Limites e IGPX, o primeiro e única produção original do Toonami junto com a Production I.G. e Bandai Entertainment.

Começando em outubro de 2007, Toonami foi cortado de um bloco de quatro horas para um bloco de apenas duas horas nas noites de sábado. Em vez de mostrar algum anime, muitos desenhos do CN foram ao ar das 19h às 21h. Na altura da sua anulação em setembro de 2008, a programação no sábado se consistia de Naruto às 21h e 21h30; Ben 10: Força Alienígena às 22h; e Samurai Jack às 22h30. Mas em 20 de setembro de 2008, o Toonami decidiu encerrar-se de vez. Alguns especulam que o bloqueio de 2 horas ao invés de 4, foram a razão do Cartoon Network ter se preparado para fechar o Toonami.

Um Mês de Miyazaki[editar | editar código-fonte]

No sábado, 18 de março de 2007,[1] em homenagem ao aniversário de dez anos do bloco, o Toonami exibiu o Um Mês de Miyazaki, uma celebração de quatro semanas com as obras do aclamado diretor de anime, Hayao Miyazaki. Houve uma exibição no canal irmão TCM em uma espécie de maratona, em janeiro de 2007, Toonami exibiu um filme diferente para cada semana entre seus horários (a maratona começou no fim-de-semana do nono aniversário do bloco e terminou uma semana antes do segundo aniversário do bloco, quando mudou-se para o sábados à noite). Os filmes programados para Um Mês de Miyazaki (que foram ao ar sem cortes e todos inéditos, pela política de Miyazaki não ter alterado os seus filmes ). No entanto, houve queixas devido ao grande número de intervalos comerciais durante os filmes, com intervalos comerciais de corte durante 20 minutos cada. Os filmes foram os seguintes:

17.03.07 (10o Aniversário do Toonami)[editar | editar código-fonte]

Em 27 de janeiro de 2007, um teaser foi exibido durante o comercial de uma maratona do desenho Duelo Xiaolin (onde se via robôs exploradores), onde se tem suporte pelo bloco desde o início, juntamente com a data de 17/03/07 e o emblema de TOM no seu peito azul brilhante.

Em 17 de março de 2007, Toonami comemorou o seu décimo aniversário com um novo emblema e montagens se referindo ao aniversário do bloco. TOM foi renovado em um robô curto que era comandante da sala de controle da selva com mais três novos robôs.

As montagens incluíam uma olhada nos apresentadores passados, logos anteriores, e o valor de uma década de clipes de shows e narrações que foram ao ar no Toonami. Havia um total de 4 montagens, todos sendo clipes diferentes. Três deles foram de um minuto de duração.

Como parte do aniversário (e para coincidir com os filmes exibidos pelo Cartoon Network), foram planejados mais uma semana de filmes para o Toonami.

03 de março - O Invencível Homem de Ferro

10 de março - Stan Lee Apresenta: Mosaico

17 de março - Hellboy: Sangue & Ferro

24 de março - Stan Lee Apresenta: The Condor

31 de março - A Viagem de Chihiro e Jovens Titãs: Missão Tóquio

Cancelamento e retorno[editar | editar código-fonte]

No sábado, 20 de setembro de 2008, Cartoon Network cancelou o bloco Toonami, onde no mesmo dia havia feito sua última transmissão. Os funcionários que trabalhavam no bloco mudaram-se para outras partes do canal. O anime ficou por conta do Adult Swim, em um novo bloco CN Real (que substituiu o Toonami nas noites de sábado). Toonami Jetstream permaneceu com o nome de Toonami até 30 de janeiro de 2009, quando foi desligado. No final da exibição do Toonami, o anfitrião, dublado por Steven Blum, encerrou o bloco com a seguinte mensagem e um monólogo breve:

Bem, este é o fim meus amigos. Depois de mais de 11 anos, esta é a transmissão final do Toonami. Tem sido muito divertido, e nós gostaríamos de agradecer a cada um de vocês que fizeram esta viagem conosco. Toonami não teria sido nada sem você. Esperemos que deixamos-lhe algumas boas lembranças. Assim, até nos encontrarmos novamente, fique esperto. Bang.

Em 26 de maio de 2012, o Toonami retorna dentro do [adult swim] onde o apresentador é uma versão mais evoluída do Tom 3.0, o Tom 3.5.[2] O retorno do bloco teve uma audiência considerada satisfatória por Jason Demarco, vice-presidente de marketing estratégico e promoções do Cartoon Network e Adult Swim, principalmente os novos animes adquiridos como Deadman Wonderland e Casshern Sins.[3] [4]

Cronologia das Séries Exibidas no Toonami[editar | editar código-fonte]

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

Filmes exibidos no Toonami.[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://anime.about.com/b/2006/03/18/a-month-of-miyazaki.htm
  2. Souza, Nielsen (27 de maio de 2012). Toonami: Cartoon Network reestreia oficialmente o bloco nos Estados Unidos. ANMTV. Página visitada em 29 de julho de 2012.
  3. Souza, Nielsen (31 de maio de 2012). Toonami: Deadman Wonderland e Casshern Sins deixam o bloco em primeiro lugar. ANMTV. Página visitada em 29 de julho de 2012.
  4. Bibel, Sara (30 de maio de 2012). Ratins Notes for Adult Swin, TBS, Cartoon Network, TNT & TruTV: NBA Playoffs, 'Conan', 'Men at Work', 'Eagleheart', 'South Beach Tow', 'Hardcore Pawm' & More (em inglês). TVbytheNumbers. Página visitada em 29 de julho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]