Machinima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Machinima, termo criado a partir das palavras da língua inglesa machine (máquina) e cinema (produção de filmes), é tanto uma coleção de técnicas de produção associadas quanto um gênero fílmico, ou filme criado por tais técnicas de produção.

Como uma técnica de produção, o termo diz respeito à computação gráfica produzida através de máquinas domésticas, em oposição à produção através das complexas máquinas programas 3D dos profissionais. Jogos em primeira pessoa costumam ser utilizados.

Como gênero fílmico, o termo refere a filmes criados pelas técnicas descritas acima. Usualmente, machinimas são produzidos usando ferramentas e recursos disponíveis em um jogo.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro machinima foi feito no canal Gametvbrazil com o jogo Quake. Lançado em 1996 pelo clã The Rangers, Diary of a Camper foi o primeiro machinima. Um filme mudo curto, durando menos de dois minutos. Na época o termo machinima ainda não existia, e tais filmes eram chamados apenas de "filmes do Quake".

Machinima Anachronox[editar | editar código-fonte]

Os produtores de Anachronox combinaram várias cenas do jogo em um Machinima com duas horas e meia de duração. Anachronox: The Movie é considerado o melhor machinima já feito, tendo recebido vários prêmios no Machinima Film Festival de 2002.

Machinimas sociais[editar | editar código-fonte]

Há machinimas que se destacam, como The French Democracy, de Koulamata. Nesse machinima se conta uma história relacionada aos distúrbios que ocorreram nos subúrbios franceses no final de 2005.

Ferramentas[editar | editar código-fonte]

Machinimas podem ser criados a partir de quaisquer jogos que permitam gravar a ação. Há também jogos cuja finalidade é a criação de machinimas, como The Movies, da Lionhead Studios. No Brasil é muito comum criar séries com os jogos da série The Sims, como visto no site Central Sims.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A comunidade oficial de Machinimas no Brasil começou em 2006 com séries usando o jogo Super Mario 64, mas com o passar dos tempos mais séries com jogos diferentes foram aparecendo e hoje o Brasil é um dos principais países que fazem machinimas, com diversos brasileiros em parceria com o site oficial americano Machinima.com. As séries machinimas brasileiras mais famosas são Super Metal Mario (2007) e It's Me Blooper (2008), ambas usando o jogo Super Mario 64 para animação. Também no Brasil, há um grande número de web-séries e clipes feitos nos jogos da série The Sims.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Machinima