World of Warcraft

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
World of Warcraft
Produtora Blizzard Entertainment
Editora(s) Blizzard Entertainment
Plataforma(s) Windows, Mac OS X
Data(s) de lançamento
  • AN 23 de Novembro de 2004
  • EU 11 de Fevereiro de 2005
  • BR 6 de Dezembro de 2011
Gênero(s) MMORPG
Modos de jogo Multiplayer
Número de jogadores 10,2 milhões
Classificação Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 12 anos i PEGI (Europa)
Inadequado para menores de 12 anos i DEJUS (Brasil)
Média CD's (4, na versão 1.0 ou 5, na versão 1.6.1), DVD (1)
Requisitos mínimos Processador de 1.8Ghz, 512MB de Memória RAM, Placa de Video 128MB, 16Gb de espaço livre em disco, DirectX® 9.0c, 4x CD-ROM drive, Conexão Banda Larga ou Discada 56kbps
Controles Teclado, Mouse
Último
Último
World of Warcraft: The Burning Crusade
Próximo
Próximo

World of Warcraft é um MMORPG da produtora Blizzard, um jogo on-line no mundo fantástico de Azeroth, introduzido no primeiro jogo da série, Warcraft: Orcs & Humans em 1994. Hoje ele é um dos mais populares MMORPGs de todo o mundo, contando com mais de 9,6 milhões de jogadores[1] .

Joga-se com um programa cliente ligado a uma rede de servidores. Existem servidores para atender o Brasil, os Estados Unidos, a Oceania, a Europa, a Rússia, a China, a Coreia do Sul, Taiwan e o Sudeste Asiático. O acesso aos servidores é pago[2] e requer uma chave original que acompanha o produto. Porém, em julho de 2011 o jogo também passou a ser distribuído sem custos por meio da versão Starter Edition, que pemite jogar World of Warcraft gratuitamente até ao nível 20 do jogo.[3] Veja mais na linha Starter Edition: Versão Gratuita de World of Warcraft

Na Europa, existe uma rede de servidores em francês, outra em alemão, e outra, que abrange os jogadores dos países restantes, em inglês. Em Setembro de 2006 foi lançada uma rede em espanhol. Nas Américas existem servidores em inglês americano e em 2011 foram criados servidores totalmente em português, confira mais na linha Versão Brasileira.

A expansão do jogo, "The Burning Crusade" foi lançado a 16 de Janeiro de 2007. A 3 de Agosto no festival 2007 Blizzcon, a Blizzard anunciou a segunda expansão chamada "Wrath of the Lich King".[4] A expansão foi lançada no dia 13 de Novembro de 2008.[5] No dia 21 de agosto de 2009, na Blizzcon 2009 foi anunciado a terceira expansão com o título “Cataclysm”.[6] [7] [8] No dia 21 de outubro de 2011 na Blizzcon, Chris Metzen anunciou nova expansão do jogo, World of Warcraft: Mists of Pandaria.[9] , lançado no dia 25 de setembro de 2012.

Raças[editar | editar código-fonte]

  • Na Horda , existem os orcs, com a capital de Orgrimmar, os Renegados (mortos-vivos), com a capital de Cidade Baixa , os taurens de Penhasco do Trovão, os Trolls Lançanegra, os elfos sangrentos de Luaprata, adicionados pela primeira expansão World of Warcraft: The Burning Crusade, e agora os goblins de Porto Boraquilha com a expansão World of Warcraft: Cataclysm.
  • Na Aliança, existem os humanos de Ventobravo, os anões com a grande Altaforja, os elfos noturnos em Darnassus, os gnomos com a sua capital tomada pelos *troggs, os draeneis de Exodar, adicionado pela expansão World of Warcraft: The Burning Crusade, e agora os worgens de Guilnéas com a expansão World of Warcraft: Cataclysm.

Na expansão World of Warcraft: Mists of Pandaria foi adicionada a raça Pandaren, que ao ser escolhida o jogador pode optar por Aliança ou Horda, sendo assim a primeira raça neutra jogável no jogo.

Classes[editar | editar código-fonte]

  • Druida (Druid): Druidas são os guardiões do mundo e os mestres da natureza com um diversificado leque de habilidades. Eles são curandeiros poderosos, capazes de curar venenos e levantar camaradas caídos no meio da batalha. O druida também chama rajadas de energia, convocando enxames de insetos para enredar os seus inimigos na terra. Mas druidas também são mestres da vida selvagem, capazes de se transformar em um grande urso, gato, leão-marinho ou nele mesmo, ganhando os seus poderes em combate ou em viagens. Druida é uma classe diversa, com uma variedade de estilos de jogo, capaz de preencher qualquer papel.
  • Caçador (Hunter): Caçadores são atiradores mortais capazes de levarem seus inimigos para baixo de uma distância com arcos ou rifles. Sobreviventes qualificados, eles podem rastrear os inimigos ou colocar armadilhas para causar dano e prendê-los. Eles também possuem uma conexão primária com os animais de Azeroth, sendo capazes de domar e treiná-los para mantê-los como guardiões fiéis. Sua Líder é Etsa - temida humana que com a ajuda de seu poderoso ajudante consegue matar as mais horrendas criaturas. Vestindo a armadura média de mail, os caçadores também podem empunhar armas, lutando ao lado de seus animais de estimação.
  • Mago (Mage): Magos exercem os elementos do fogo, gelo e arcano para destruir ou neutralizar seus inimigos. Eles são uma classe que se destaca em tratar os danos maciços de longe, lançando magias em um alvo único, ou a destruição de seus inimigos em uma ampla área de efeito. Mages também podem aumentar o poder de seus aliados, invocar comida ou bebida para restaurar os seus amigos, e até viajar por todo o mundo em um instante, abrindo portais misteriosos para terras distantes.
  • Paladino (Paladin): Guardiões da Luz Sagrada,paladinos apoiam seus aliados com auras santas e bênçãos para proteger seus companheiros e aumentar seus poderes. Vestindo uma armadura pesada, que pode suportar golpes letais nas batalhas mais dificeis, também pode curar seus aliados feridos e ressuscitar seus companheiros mortos. Em combate, eles podem usar armas de duas mãos, atordoar os inimigos, prender mortos-vivos e demonios, e julgar seus inimigos com a vingança sagrada. Paladinos são uma classe perfeita feitas para proteger,matar e curar projetados para qualquer tipo de situação. Paladinos também apresentam a melhor auto-defesa do jogo.
  • Sacerdote (Priest): Sarcedotes são os mestres da cura e preservação, da restauração de seus aliados feridos, protegendo-os em batalha, e até mesmo ressuscitar os seus camaradas caídos, seu mestre é o grandioso Embaixador Ceac - astuto humano com inúmeras habilidades e um enorme poder. Enquanto eles têm uma variedade de magias de proteção e reforço para os seus aliados, os Sarcedotes também podem causar terrível vingança sobre seus inimigos, usando os poderes da sombra ou da luz sagrada para destruí-los. Eles são uma classe diversificada e poderosa, altamente desejável em qualquer grupo, capaz de cumprir várias funções.
  • Ladino (Rogue): Ladinos são uma classe melee levemente blindados, capazes de causar grandes danos a seus inimigos em uma onda de ataques. Eles são mestres da furtividade e assassinatos, passando por inimigos invisíveis e marcante das sombras, em seguida, fogem do combate em um piscar de olhos. Ladinos também podem comprar os venenos que danificam ou mutilam seus inimigos, reduzindo sua eficácia na batalha. Eles podem, também, abrir portas trancadas ou caixas e desarmar armadilhas escondidas.
  • Xamã (Shaman): xamãs são os líderes espirituais de suas tribos e clãs. Eles são os mestres dos elementos, usando feitiços e totens para curar ou melhorar os seus aliados na batalha enquanto desencadeam a fúria dos elementos sobre os seus inimigos. O xamã pode usar armadura de malha e até mesmo empunhar uma arma de duas mãos em combate. Eles são uma classe versátil que pode caminhar para a batalha, restaurando seus aliados, enquanto arremessam relâmpagos em seus inimigos.
  • Bruxo (Warlock): Bruxos são mestres da sombra, chama e poder demoníaco. Eles são uma classe que se destaca assolando os seus inimigos com a doença ou maldição, arremessando raios de fogo ou sombras sobre todo o campo de batalha, e convoca demônios para ajudá-los em combate. Enquanto Bruxos são muito poderosos causando dano a uma certa distância, os seus poderes demoníacos também podem proteger ou apoiar os seus aliados na batalha, ou mesmo convocar outros jogadores de todo o mundo usando magia de ritual para invocar portais.
  • Guerreiro (Warrior): Guerreiros podem ser uma fúria ou um rolo compressor capaz de resistir a ataques protegendo seus aliados do mal. Eles têm uma grande variedade de ataques que fazem de tudo para aleijar seus inimigos. Causam grandes quantidades de dano em um único golpe de retaliação e aumentam a capacidade de seus aliados durante a batalha. Eles destacam a luta contra vários adversários ao mesmo tempo, ganhando ira de cada golpe dado ou recebido para desencadear os ataques. Guerreiros são uma classe versátil com uma variedade de estilo de jogo para escolher.
  • Cavaleiro da Morte (Death Knight): O cavaleiro da morte, é o primeiro herói de World of Warcraft que foi morto pelo flagelo dos mortos vivos (liderados pelo Lich King) e agora renasce sob o comando do mesmo. Após completar uma sequencia de missões o cavaleiro da morte é traído pelo Lich King e passa a lutar pelo bem, realizando heroísmos para se redimir de seus pecados anteriores. Armados, blindados e possuindo um arsenal de magia mortal concedida pelo Lich King, os cavaleiros da morte são uma boa classe para aqueles que gostam de um personagem que pode usar magias e ao mesmo tempo empunhar uma espada para derrotar seus inimigos.
  • Monge (Monk): Foi adicionada com a expansão World of Warcraft: Mists of Pandaria e pode ser de qualquer raça (exceto goblin e worgen), há três tipos de monge, o primeiro é especializado em dano corpo a corpo, o segundo é especializado em cura e o terceiro é o mestre cervejeiro, que utiliza suas habilidades para fazer bebidas que absorvem dano.


Profissões[editar | editar código-fonte]

  • Alquimista (Alchemy): O Alquimista utiliza-se de plantas e outros materiais para criar poções mágicas com diversas propriedades. Para obter as plantas necessárias para seu trabalho o alquimista conta com o herbalista para coleta-las, fazendo dessas profissões uma dupla comum. Pode também realizar transmutações de um material no outro.
  • Alfaiate (Tailoring): O Costureiro de Tecido utiliza os tecidos coletados como espólios de seus inimígos para fazer armaduras de tecido. O Costureiro de tecidos é capaz ainda de fazer bolsas, permitindo a seus clientes carregarem mais itens que inicialmente. Para conseguir o material para o seu trabalho o Costureiro de Tecido não depende de outras profissões ou habilidades uma vez que o tecido usado é encontrado naturalmente ao longo do jogo.
  • Coureiro (Leatherworking): O Coureiro utiliza couro para criar armaduras de couro e eventualmente criar armaduras de malha focadas para a classe dos caçadores, xamãs e assassinos. O Coureiro pode ainda criar reforços para armadura. Para conseguir o material para o seu trabalho o Coureiro depende do Peleiro para tirar o couro dos inimigos mortos, fazendo dessas profissões uma dupla comum.
  • Esfolador (Skinning): O esfolador é capaz de retirar a pele de algumas criaturas mortas (normalmente de bestas, dragões, alguns humanóides e alguns mortos-vivos) mas não é capaz de trabalhá-las. Para tanto o Esfolador depende de um Coureiro, fazendo dessas profissões uma dupla comum.
  • Encantador (Enchanting): O Encantador utiliza-se de essências, poeiras e cristais mágicos para tornar armas e armaduras mais fortes do que suas especificações originais. Para obter a matéria prima para o seu trabalho, o enchantador desencanta outros itens mágicos, o que torna essa uma das profissões mais caras de se desenvolver. Só é possível colocar um encantamento permanente em cada peça de arma ou armadura. Cria também outros itens encantados como óleos mágicos.
  • Engenheiro (Engineering): O Engenheiro utiliza-se de diversos materiais (principalmente metais e gemas) para criar aparatos complexos, tais como bombas, rifles, óculos e munições especiais. Para obter a matéria prima para seu trabalho o engenheiro depende de várias outras profissões mas principalemnte do Minerador, fazendo dessas profissões uma dupla comum. Dada a complexidade dos equipamentos criados pelos engenheiros, poucos equipamentos que eles criam podem ser vendidos para outros personagens não-engenheiros o que limita as chances de venda e reduz o lucro do engenheiro, fazendo dessa profissão uma das mais caras do jogo e é ótima profissão para um anão.
  • Ferreiro (Blacksmithing): O Ferreiro utiliza metais para criar armaduras de malha e eventualmente criar armaduras completas (Plate). O Ferreiro pode ainda criar armas poderosas. Para conseguir o material para o seu trabalho o Ferreiro depende do Minerador para coletar o metal necessário, fazendo dessas profissões uma dupla comum.
  • Herbalista (Herbalism): O Herbalista é capaz de detectar coletar plantas espalhadas pelo mundo mas não é capaz de trabalha-las. Portanto o herbalista precisa de um Alquimista para transforma-las em poções, fazendo dessas profissões uma dupla comum.
  • Joalheiro (Jewelcrafting): O Joalheiro utiliza-se de gemas e metais para criar jóias (anéis e colares). O Joalheiro pode ainda criar esculturas usadas para curar o personagem e gemas mágicas, usadas em items com soquetes para gemas, além de ser capaz de extrair gemas extras de grupos de minério. Para conseguir o material para o seu trabalho o Joalheiro depende do minerador, fazendo dessas profissões uma dupla comum.
  • Mineiro (Mining): O Minerador é capaz de detectar e coletar minérios, pedras e gemas espalhadas pelo mundo, além de ser capaz de derreter o minério em barras de metal, mas não é capaz de trabalha-las. Para tanto o Minerador depende de um Ferreiro, Engenheiro ou Joalheiro, fazendo dessas profissões uma dupla comum.
  • Escrivão (Inscription): Com o pacote (patch) 3.02, "Ecos apocalípticos" ("Echoes of Doom"), foi adicionado a profissão de Escrivão, que permite a aqueles que a praticam, os "Escribas" ("Scribes"), melhorar os feitiços (spells) e habilidades das personagens. Exemplo: a habilidade Backstab (Apunhalada) dos rogues pode ser melhorada para causar mais dano a alvos atordoados (stunned), ou permitir que o feitiço dos Priests, Circle of Healing possa curar/sarar mais um alvo. Para conseguir o material para o seu trabalho o Escrivão depende do herbalista, fazendo dessas profissões uma dupla comum.

Starter Edition: Versão Gratuita de World of Warcraft[editar | editar código-fonte]

A versão gratuita de World of Warcraft (Até o nível 20) foi introduzida no mercado pela Blizzard em 29 de junho de 2006.[10] Ela substitui a versão de demonstração até então disponível que permitia testar o jogo por apenas dez dias.[11]

Acessando o site específico da versão[12] o jogador pode baixar e jogar o game em português, de graça e sem limitações de tempo até o nível 20. Com ela é possível ter acesso aos principais recursos do jogo, além da possibilidade de criar diversos personagens diferentes, aumentando o tempo de vida da versão gratuita de World of Warcraft. Caso o jogador queira avançar até os demais níveis, ele poderá fazê-lo adquirindo a versão completa do jogo e suas expansões.[13]

Versão Brasileira[editar | editar código-fonte]

Em um evento exclusivo para a imprensa realizado no dia 21 de Março de 2011 no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, a Blizzard Entertainment, Inc. anunciou que uma versão completamente localizada para o português do Brasil de World of Warcraft®, seu aclamado RPG online massivo para múltiplos jogadores, Foi lançado no País em 2011. O Português do Brasil será o nono idioma suportado oficialmente por World of Warcraft no mundo, e o terceiro disponível na América Latina, juntando-se às versões já existentes em Espanhol e Inglês.

Os atuais jogadores dos reinos/realms da América do Norte poderão baixar e instalar gratuitamente um pacote de idioma para jogar World of Warcraft em português do Brasil. A Blizzard também criará reinos/realms específicos como opção para os jogadores que instalarem o pacote de idioma ou comprarem o cliente do jogo em português do Brasil. Planos de assinatura também estarão disponíveis no lançamento do jogo a um preço esperado de R$ 15 (30 dias), R$ 42 (90 dias), e R$ 78 (180 dias). Cartões de tempo de jogo também estarão disponíveis nas lojas junto com o lançamento.[14]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]