Pixel art

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pixel art, exemplo

O pixel art é uma forma de arte digital na qual as imagens são criadas ou editadas tendo como elemento básico os pixels. Elementos gráficos provenientes de sistemas computacionais antigos (ou relativamente limitados), como consoles de video games e telefones celulares seria considerados como pixelados.

História[editar | editar código-fonte]

O termo pixel art foi usado pela primeira vez numa publicação de Adele Goldberg e Robert Flegal do Centro de Pesquisas da Xerox em Palo Alto em 1982. [1] O conceito, entretanto, vem de dez anos antes. Por exemplo, o sistema de Richard Shoup SuperPaint de 1972, também na Xerox PARC.

Usos[editar | editar código-fonte]

Pixel art foi muito usada em sistemas computacionais mais antigos e consoles de video game. Com o aumento das resoluções e outras técnicas de geração de gráficos, como 3D pixel art perdeu um pouco de seu uso. A despeito disto, ainda há uma comunidade bastante ativa de profissionais e amadores, produzindo imagens para jogos retro e para platafomas com resoluções de tela limitadas.

Ícones para sistemas operacionais com resoluções limitadas também podem ser consideradas pixel art.

A pixel art moderna foi vista como uma reação aos gráficos 3D por hobistas. [2] [3] Muitos entusiastas do retro frequentemente escolhem imitar este estilo presente no passado.

Referências

  1. Adele Goldberg and Robert Flegal, "ACM president's letter: Pixel Art", Communications of the ACM, Vol. 25, Issue 12, Dec. 1982.
  2. Démystifions le Pixel Art : interview d'Olivier Huard
  3. Resurgence of Pixel Art
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Pixel art