Joalharia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Peça de joalharia da Grécia Antiga.

Joalharia (português europeu) ou joalheria (português brasileiro) é a arte de produção de joias que envolve todos os aparatos ornamentais, tipicamente feitos com gemas e metais preciosos como prata, ouro, platina e paládio. Hoje, porém, com o desenvolvimento do design, a joalharia pode ser feita com praticamente qualquer material como titânio e nióbio além de resinas e outros polímeros .

Os principais produtos produzidos pela joalharia têm forma de anéis, alianças, colares, tiaras, brincos, broches, abotoaduras, medalhas, pingentes e piercings. A criatividade e a busca constante traz com frequência um grande número de novos produtos que em outros tempos não poderíamos imaginar encontrar no mundo das joias, tais como: bolsas, cintos, sapatos e soutien de brilhante.

Uma peça de joalharia é qualquer peça feita de materiais finos para decoração própria.

Diamond International Awards1994 Andree Guittcis Brasil

História[editar | editar código-fonte]

A palavra joalharia é derivada da antiga palavra francesa jouel, que foi também anglicanizada por volta do século XIII. Procurando em tempos mais antigos encontramos também a palavra jocale que significa objecto de brincar.

A joalharia aparece em todos os períodos da História, desde o alvorecer do Homem. Recentemente foram encontradas conchas com 100.000 anos que foram transformadas em contas, sendo assim a peça mais antiga de joalharia conhecida. Apesar de nos primórdios as peças de joalharia serem criadas para usos mais práticos, como prender peças de roupa juntas, nos tempos mais recentes é usada maioritariamente para decoração.

As primeiras peças de joalharia eram feitas de materiais naturais como ossos e dentes de animais, conchas, madeira e pedras esculpidas. Nesta altura a joalharia era feita sobretudo para pessoas com uma alta importância para demonstrar estatuto social e eram na maioria das vezes enterradas com elas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Jóia
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Joalharia
Ícone de esboço Este artigo sobre joalharia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.