Space Ghost

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Space Ghost
Space Ghost (BR)
Jan, Jayce, Blip e Space Ghost
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração aprox. 6:30 minutos
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Exibição
Transmissão original 1966
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 42
Cronologia
Programas relacionados Dino Boy

Space Ghost era a metade de uma série animada televisiva chamada Space Ghost & Dino Boy, criada pela Hanna-Barbera; foi exibido pela primeira vez nos EUA pela CBS em 10 de Setembro de 1966. A série consistia em um episódio do Dino Boy e um do Space Ghost, aonde o herói combatia vilões espaciais, com ajuda de dois adolescentes, Jan e Jace e de um macaco chamado Blip. A série terminou em 7 de Setembro de 1968.

O design da série foi feito pelo cartunista Alex Toth.

Space Ghost retornou em 1981 com novos episódios dentro de um segmento da série Space-Stars. A série durou um ano.

O personagem Space Ghost foi revivido para estrelar um talk show, Space Ghost de Costa a Costa, em 1994 no Cartoon Network. Seus assistentes eram os outrora vilões Zorak (um louva-deus gigante que era o tecladista e líder da banda do programa) e Moltar (uma criatura de lava dentro de uma armadura metálica que faz a edição do programa), e ocasionalmente outros vilões também auxiliavam, sendo Brak o mais popular. O programa, assim como Cartoon Planet, era uma paródia de programas de entrevista noturnos como David Letterman ou Jô Soares. Entre as celebridades entrevistas por Space Ghost estão Beck, Timothy Leary, os Ramones e Matt Groening. O programa usava um humor absurdo e surreal. O programa continuou até 2004 como a atração mais antiga do bloco de animação adulta Adult Swim.

Space de Costa a Costa rendeu um spin-off estrelado por Brak e Zorak chamado O Show do Brak.

Depois de aproximadamente 7 temporadas, o programa encerrou suas atividades, e os escritores Dave Willis e Matt Maiellaro usaram os personagens de um episódio não exibido (Baffler Meal) para criar a série Aqua Teen Hunger Force. Depois que o programa provou seu sucesso, Baffler Meal foi animado e exibido ao lado de novos episódios de Space Ghost de Costa a Costa.

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

A primeira versão aparição do personagem em histórias em quadrinhos foi na revista Hanna-Barbera Super TV Heroes da Gold Key e que no Brasil foi publicada pela Editora Cruzeiro como Almanaque Super-Heróis da TV e pela Editora Abril[1] .

Também foi publicado em outra publicação da Gold Key, a revista Golden Comics Digest.[2]

Em 1978, teve história publicada na revista TV Stars da Marvel Comics[3] .

Em 1987, teve um título próprio pela editora Comico[4] .

Em 2004, a DC Comics publicou uma mini-série intitulada Space Ghost que apresentava a versão original - série - do personagem, em uma aventura de ficção científica que mostrava pela primeira vez a origem do herói[5] .

A série foi escrita por Joe Kelly e desenhada por Ariel Olivetti e capas desenhadas por Alex Ross. O nome real de Space Ghost é relevado: Thaddeus Bach[6] (em Space Ghost de Costa a Costa, é dito que o nome real dele é Tad Ghostal)[1] . Bach, um pacifista interplanetário, é traido por oficias corruptos, que assassinam sua esposa grávida e o abandonam em um planeta desolado. Bach é resgatado por um alienígena que lhe dá uma razão para viver e a tecnologia contida em seu traje.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

  • Space Ghost: Gary Owens
  • Jan: Ginny Tyler
  • Jace: Tim Matheson
  • Blip: Don Messick

No Brasil Brasil[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Gilberto M. M. Santos. Almanaque Super-Heróis da TV Universo HQ.
  2. Golden Comics Digest #2 Comics.org.
  3. TV Stars (1978) - #3 Comicbookdb.
  4. Space Ghost (1987) - #1 Comicbookdb.
  5. Space Ghost HQ Maniacs (12/06/2006).
  6. Marcelo Forlani (05 de Julho de 2006). Panini inunda as bancas em julho Omelete.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]