William Hanna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
William Hanna
Nome completo William Denby Hanna
Nascimento 14 de julho de 1910
Melrose, Flag of New Mexico.svg Novo México,  Estados Unidos
Morte 22 de março de 2001 (90 anos)
Los Angeles,  Estados Unidos
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Ocupação Animador

William Denby Hanna (Melrose, 14 de julho de 1910Los Angeles, 22 de março de 2001) foi um cartunista e animador estadunidense.

Alguns dos mais divertidos personagens que povoaram a infância de várias gerações, como Tom & Jerry, Os Flintstones, Zé Colméia, e Scooby-Doo, nasceram, dos traços e da imaginação de William Hanna, que formou com Joseph Barbera (Nova Iorque, 24 de Março de 1911 - 18 de Dezembro de 2006) uma das empresas pioneiras do mundo da animação (Hanna-Barbera).

Estudou engenharia, mas durante o período da grande depressão, foi trabalhar no departamento de desenho dos estúdios Harman-Ising. Em meados da década de 1930, assumiu a posição de diretor da unidade de animação de Metro-Goldwyn-Mayer, onde conheceu Joseph Barbera. Juntos, os dois criaram a série Tom e Jerry, um dos mais populares desenhos animados de todos os tempos, e iniciaram uma parceria que unia a grande habilidade de Barbera na prancheta com a facilidade para o humor de Hanna. Os dois também fizeram história na Metro ao criar cenas que misturavam desenho animado e atores nos clássicos Anchors Aweigh (1945, Marujos do amor) e Invitation to dance (1956, Convite à dança).

Quando a MGM fechou seu estúdio de animação, na década de 1950, William Hanna convenceu o parceiro a produzir para a televisão, criando uma forma mais simples e barata de animação adaptada para a tela pequena. em 1957, foi criada a Hanna-Barbera e no mesmo ano foi lançado o desenho Jambo e Ruivão, o primeiro de uma longa série que marcou a história da televisão em todo o mundo. Entre seus desenhos de maior sucesso, incluem-se também Os Jetsons, A turma do Manda-Chuva, Dom Pixote, Ricochete e Blau-Blau e Pepe Legal. A dupla ganhou sete prêmios Emmy de televisão. Morreu em 2001 dormindo.

Ícone de esboço Este artigo sobre animador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.