The Perils of Penelope Pitstop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
The Perils od Penelope Pitstop
Os Perigos de Penélope Pitstop (PT)
Os Apuros de Penélope Charmosa (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração aprox. 21 minutos
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Narrador(es) Gary Owens
Elenco Mel Blanc
Paul Lynde
Don Messick
Janet Waldo
Paul Winchell
Tema de abertura Musical
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Cartoon Network
Formato de exibição NTSC
Transmissão original 1969-1971
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 17

The Perils of Penelope Pitstop é um desenho animado estadunidense produzido por Hanna-Barbera que estreou na rede de TV CBS em 13 de Setembro de 1969. O seriado teve apenas uma temporada, com 17 episódios de meia hora de duração, apesar de ter sido um dos desenhos animados mais famosos da Hanna-Barbera.

Bastidores[editar | editar código-fonte]

O título era uma referência a um seriado dos tempos do cinema mudo, The Perils of Pauline. Assim como o desenho animado precedente, A Corrida Mais Louca do Mundo (PT) / Corrida Maluca (BR) (Wacky Races), que parecia ser ambientado nos então presentes anos 1960, os personagens e cenários de Os Apuros de Penélope remetiam fortemente aos anos 1920.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história girava em torno da linda Penélope Charmosa que era herdeira de uma vasta fortuna, e que vivia sendo perseguida pelo vilão Tião Gavião. Ela contava com a ajuda da Quadrilha da Morte para protegê-la, mas invariavelmente ela se salvava sozinha, em histórias em diversas partes do mundo.

O desenho era um desdobramento da Corrida Maluca, de onde veio a personagem Penélope Charmosa(BR) / Penelope Pitstop(PT), que naquele desenho dirigia um carro rosa e usava uma calça vermelha e botas brancas. Penélope era constantemente perseguida por um vilão chamado Tião Gavião(BR) / Garra Mascarada(PT) (The Hooded Claw), ou Silvester Soluço(BR) / Silvino Sibilino (PT) (Sylvester Sneekly), que queria se livrar dela para conquistar sua herança.

Também saído de Corrida Maluca, também participava a Quadrilha de Morte(BR) / Quadrilha Maravilha(PT) (The Ant Hill Mob), um grupo de gângsters que aqui atuava como heróis e estavam constantemente salvando Penélope do perigo. Mas suas tentativas sempre davam errado, e prejudicavam a eles mesmos, e Penélope acabava sempre se salvando sozinha, não raras vezes salvando também seus heróis.

Tião Gavião/Garra Mascarada, ajudado pelos seus comparsas Irmãos Bacalhau(BR) / Irmãos Bolha(PT) (The Bully Brothers), sempre cogitava matar Penélope com algum plano engenhoso, como jogá-la de um avião, cortar seus pára-quedas e fazê-la cair numa jaula com animais selvagens. Enquanto isso, a Quadrilha se ocupava em resgatá-la. Isso quando não era Penélope que acabava tendo que resgatar seus amigos depois de conseguir se salvar sozinha. Curiosamente, enquanto Penélope parecia indefesa sempre que Tião Gavião a capturava, assim que ele a deixava sozinha para que seus planos malignos surtissem efeito, logo arrumava um jeito para escapar sozinha dos seus apuros, quando a Quadrilha de Morte fracassava.

Penélope estava sempre em alguma parte diferente do mundo para todo perigo. Estava principalmente nos Estados Unidos, mas ela também foi ao Egito, à sela, Bagdá e Pólo Norte.

Assim como nas outras subdivisões, como Máquinas Voadoras (Flying Machines), onde apareciam Dick Vigarista(BR) / Dick Detestável (PT) e Mutley, a Corrida Maluca nunca foi citada, nem por Penélope e nunca pela Quadrilha de Morte, exceto num único episódio em que Tião pergunta: ¨Quem estava esperando, Dick Vigarista?¨. Também o carro cor-de-rosa dela jamais foi visto neste desenho. Em vez disso, Penélope costumava dirigir um carro esportivo verde, ou qualquer outro veículo que encontrava, incluindo Chuga-Boom.

Tião Gavião[editar | editar código-fonte]

Tião Gavião era o vilão principal e o alter-ego de Silvester Soluço, tutor de Penélope. Ajudado pelos seus comparsas, os Irmãos Bacalhau, ele tentou matar Penélope para ficar com a fortuna. Ela nunca suspeitou de suas intenções, porque ele somente realizava seus planos nefastos disfarçado de Tião Gavião.

Quadrilha de Morte[editar | editar código-fonte]

Penélope era resgatada do perigo (com sua própria ajuda) pela Quadrilha de Morte, um grupo de sete gângsters anões, com exagerados traços de personalidade, claramente fazendo referência aos Sete Anões do filme Branca de Neve e os Sete Anões de Walt Disney. Eram eles:

  • Clyde - o líder, um gângster caricaturizado;
  • Dum Dum - totalmente estúpido, mas às vezes consegue dar uma dentro;
  • Queixinho - capaz de sacar objetos úteis para resolver os problemas, até aqueles de tamanhos incomuns; tinha um telefone com o qual recebia chamadas e - acreditem se quiser - até uma escada de emergência de 1000m de extensão;
  • Pestana - dorminhoco, dormia até nos momentos de emergência. Apesar disso, estava sempre atento com o que se passava;
  • Chorão - chorava a todo e qualquer momento, não importava se era alegre ou triste;
  • Yak Yak - dava gargalhadas sempre, de tudo o que acontecia: "Ha, Ha, Ha, Ha… nós vamos explodir… Ha, Ha,…", também não importando se era alegre ou triste;
  • Zippy - corredor e falador muito rápido.

A Quadrilha de Morte apareceu anteriormente na Corrida Maluca ao lado de Penélope Charmosa. Embora todos os membros da Quadrilha aparecessem, apenas Clyde manteve seu nome aqui. O carro original da Quadrilha na Corrida Maluca foi substituído pelo Chuga-Boom, um carro com vida própria.

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

  1. Problemas na Selva
  2. A Terrível Armadilha do Bondinho
  3. Armadilha na Calçada
  4. Perigo no Oeste Selvagem
  5. Calamidade na Feira
  6. A Trama Traiçoeira do Cinema
  7. Perigo no Deserto da Arábia
  8. A Armadilha Diabólica da Loja de Departamentos
  9. Corrida Apavorante
  10. Perigo no Pólo Norte
  11. Madeira Traiçoeira
  12. Armadilha na Corrida
  13. Perigo em Bagdá
  14. Má Sorte no Biscoito da Sorte Chinês
  15. A Grande Armadilha
  16. Jogo do Perigo
  17. Traição em Londres

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Tião Gavião é citado na música The Power Of Love da banda Frankie Goes to Hollywood, que contém a frase "I'll protect you from the Hooded Claw…" (eu protegerei você do Tião Gavião).
  • Nos primeiros projetos do seriado, Penélope deveria ter um irmão mais jovem chamado Johnny Charmoso, que ajudaria a Quadrilha de Morte a salvá-la das garras de Tião Gavião. Nesses mesmos projetos, Dick Vigarista e Muttley seriam os guarda-costas pessoais de Johnny, usando novamente seu carro, a Máquina do Mal. Tudo isso foram apenas ideias que jamais saíram do papel.
  • Em um episódio, Penélope pretendia inaugurar uma estátua num parque. Tião Gavião armou uma bomba na base da estátua. Quando Penélope descobre a estátua, Tião vê que se tratava de uma estátua dele mesmo (como Silvester Soluço). Num ato de narcisismo (pela estátua), ele muda de roupa para Silvester Soluço, "salva" Penélope da bomba e a arremessa nos Irmãos Bacalhau.
  • No episódio em que a Quadrilha de Morte toma uma poção e fica do mal, pela primeira e única vez, um dos Irmãos Bacalhau fala sozinho.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

No Brasil Brasil[editar | editar código-fonte]

  • Penélope Charmosa: Juracyara Diacovo e Andrea Murucci (redublagem)
  • Silvestre Soluço/Tião Gavião: Amaury Gutemberg
  • Irmãos Bacalhau: Mílton Rangel e Isaac Bardavid (redublagem)
  • Clyde: Allan Lima e Duda Espinoza (redublagem)
  • Dum-Dum: Mário Monjardim
  • Zippy: Orlando Prado e Christiano Torreão (redublagem)
  • Queixinho: ???, Pedro Eugênio (redublagem)
  • Yak-Yak: Luiz Manuel e Oberdan Junior (redublagem)
  • Chorão: Ettore Zuim (redublagem)
  • Pestana: Guilherme Briggs (redublagem)
  • Chuga-Boom: efeitos vocais de Mel Blanc mantidos no original
  • Narrador: Allan Lima e Ricardo Vooght (redublagem)

The Perils of Penelope Pitstop em outros idiomas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]