Wally Gator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wally Gator
Wally Gator
O Crocodilo Wally (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração aprox. 5 minutos
Criador(es) Hanna-Barbera
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) William Hanna
Joseph Barbera
Produtor(es) William Hanna
Joseph Barbera
Elenco Daws Butler
Don Messick
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Syndication
Transmissão original 3 de Setembro de 1962 - 30 de Agosto de 1963
Nº de temporadas 2
Nº de episódios 52
Cronologia
Programas relacionados A Tartaruga Touché
Lippy e Hardy

Wally Gator(O Crocodilo Wally, no Brasil é um desenho animado americano produzido pela Hanna-Barbera Productions, estreou em 1962, como um segmento dentro da série de desenho animado, The Hanna-Barbera New Cartoon Series. Ele dividia o programa com mais dois segmentos: Lippy e Hardy e com A Tartaruga Touché.

História[editar | editar código-fonte]

Wally Gator é um jacaré antropomórfico, surge na abertura do desenho esquiando por entre os pântanos. Mas na verdade suas histórias se passam dentro do jardim zoológico da cidade, num espaço particular com piscina e cadeira. Apesar da sua vida cheia de mordomias, Wally Gator se sentia deprimido com aquela vida e passava a querer viver no mundo lá fora, por isso passava parte do seu tempo tentando escapar do zoológico.

Sua vontade era conhecer um pouco mais sobre a vida urbana e sobre os humanos, assim, sempre que o tratador e guarda do parque, Sr. Twiddles, se descuidava o bichinho aproveitava para protagonizar mais uma fuga. Obviamente que um jacaré à solta causava sempre uma tremenda confusão na cidade pois as pessoas não compreendiam as intenções do Wally e saiam correndo. Por vezes Wally Gator também passava a ser perseguido por ter prejudicado alguém. Mas assim que o Sr. Twiddles percebia que o Wally havia escapado novamente ele pacientemente ia à sua procura, antes que alguém o machucasse e o trazia para o zoológico novamente.

Originalmente Wally foi vocalizado por Daws Butler e o Sr. Twiddles por Don Messick e segundo alguns autores, Butler baseou a voz de Wally Gator, num tom oscilante, inspirado na voz do Pateta que era vocalizado por Ed Wynn. No Brasil o personagem foi dublado pelo ator Lima Duarte, hoje conhecido ator da Rede Globo, os desenhos do Wally Gator chegaram no Brasil pela TV Tupi em meados da década de 1960 e desde então são reprisados com sucesso em várias emissoras. Depois de sua série de televisão, Wally começou a aparecer como estrela convidada em algumas outra produção da Hanna-Barbera, juntamente com outros personagem HB, como em Yogi's Ark Lark, Laff-A-Lympics, Yogi Bear's All Star Comedy Christmas Caper, Yogi's Treasure Hunt e Yogi's Great Escape, entre outros.

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Wally Gator em outros idiomas[editar | editar código-fonte]

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Nos Estados UnidosEstados Unidos[editar | editar código-fonte]

No Brasil Brasil[editar | editar código-fonte]

  • Wally Gator: Lima Duarte
  • Sr. Twiddle: Roberto Barreiros

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]