Quick Draw McGraw

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Quick Draw McGraw
Pepe Legal (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 30 min
7 minutos por seguimento
Criador(es) Hanna-Barbera
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) William Hanna
Joseph Barbera
Elenco Daws Butler
Don Messick
Doug Young
Julie Bennett
Jean Vander Pyl
Jerry Hausner
Peter Leeds
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Syndication
Transmissão original 29 de Setembro de 1959 - 20 de Outubro de 1961
Nº de temporadas 3
Nº de episódios 45[1]
Cronologia
Programas relacionados Bibo Pai e Bob Filho
Olho-Vivo e Faro-Fino

Quick Draw McGraw (conhecido como Pepe Legal no Brasil) foi criado e produzido pela Hanna-Barbera, contando as aventuras de um cavalo antropomorfo, (animal com características humanas), que era apresentado dentro de uma série animada que tinha seu próprio nome The Quick Draw McGraw Show (Pepe Legal Show). O programa era acompanhado de mais dois desenhos, Augie Doggie and Doggie Daddy (br: Bibo Pai e Bob Filho) e Snooper and Blabber (br: Olho-Vivo e Faro-Fino), cada episódio em torno de seis minutos.

Na abertura do desenho vem ele, Pepe Legal numa carroça puxada por outros cavalos, passando por desfiladeiros, pontes, riachos. As rodas se adaptam às curvas do caminho, aumentando e diminuindo a largura do eixo ou crescendo e diminuindo para se adaptar às depressões do terreno. Uma máquina fantástica. No final, ao puxar o freio, eis que o mesmo não funciona e nosso herói se vê afundando enquanto freia com o pé, até ficar completamente coberto pelo solo.

História[editar | editar código-fonte]

Pepe Legal era um cavalo oficial do Novo México que lembrava muito os velhos filmes de cowboys no Velho Oeste Americano. Ele não era lá muito inteligente e totalmente inapto para exercer o cargo de xerife. Quando conseguia sacar sua arma, geralmente acabava atirando nele mesmo. Sua sorte era ter ao seu lado como ajudante o burro chamado Babalu, que falava com um sotaque bem acentuado de mexicano que apesar de ser um burro, Babalu demonstrava ser muito inteligente. Uma de suas frases prediletas dizia "Pepe Legal es inteligente, o que lhe falta el pensamento...", justificando as confusões que Pepe Legal sempre se metia. Era ele que no final das contas acaba praticamente resolvendo todo o problema e acabava prendendo os bandidos, apesar de toda a gloria ir para Pepe Legal.

Pepe Legal também tinha um cachorro chamado Rafeiro, que fazia qualquer coisa para o seu dono, desde que que recebesse um delicioso "biscoito de cão", que Pepe presenteava quase sempre. E, quando isso acontecia, o cachorro começava se contorcer todo, cheio de felicidade, fechava os olhos e começar a flutuar, para depois descer suavemente ao som de uma música celestial.

Outra coisa muito curiosa deste personagem era o fato dele ser um cavalo, mas andava somente com as patas traseiras e as patas dianteiras funcionavam como se fosse a mão, como um ser humano, assim era também com o Babalu. Muitas vezes Pepe Legal aparecia montado num cavalo de verdade, ou era visto abrindo os créditos do espetáculo dirigindo uma diligência puxada por um time inteiro de cavalos realísticos.

Em alguns episódios da série, Pepe Legal também assumia a identidade secreta do vigilante mascarado conhecido como "El Kabong", que era evidentemente uma paródia ao mascarado Zorro. Ele geralmente vinha voando numa espécie de "cipó ou corda", semelhante ao Tarzan, apesar de ninguém saber onde essa "corda" era amarrada. El Kabong atacava os seus inimigos, não com uma espada, mas sim com seu violão e dando o seu grito de guerra onomatopaico "KABOOOOOONG!" ou às vezes "OLAYYYEEEEEE!" e sempre lançando seu violão chamado de "Kabonger" sobre a cabeça de seus inimigos.

Depois que o programa The Quick Draw Show foi encerrado, Pepe Legal ainda continuou a aparecer em outras produções da Hanna-Barbera, como "A Turma do Zé Colméia", "Yo Yogi!", "Os Ho-ho-límpicos", "Casper's First Christmas" e também em "Samurai Jack" e em "A Corrida Espacial do Zé Colméia". Pepe Legal apareceu em "Harvey Birdman, Attornye at Law" onde ele ia preso por fazer sátiras políticas sobre armas norte-americanas com seu violão. Mais recentemente ele fez participação como convidado especial num dos episódios de "Johnny Bravo". Este espetáculo foi apresentado em todo o mundo e no Brasil passou a ser exibido e reprisado por diversas vezes, na diversas emissoras brasileiras, desde a década de 60, alcançando um grande êxito.[2]

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Babalu: é o parceiro de Pepe Legal, um burrinho mexicano, ajudante do xerife. Seu sotaque de gringo é um charme.
  • Rafeiro: o cão de Pepe Legal, o fiel amigo do homem, fará qualquer coisa para ajudar seu dono desde que receba alguns biscoitos caninos. Ao recebê-los, ele se contorce todo, cheio de felicidade. Fecha os olhos e começa a flutuar. Depois desce suavemente acompanhado por um som celestial(esta mesma gag foi empregada na série "Esquadrilha Abutre" ou "Máquinas Voadoras" {1969}, no momento em que o Muttley recebia uma medalha do seu dono, Dick Vigarista).Pronto! Aí vai ele ajudar o defensor da lei.
  • El Kabong: não falem para ninguém, mas esta é a identidade secreta de Pepe Legal. Assim como existe "Zorro, capa e espada", existe também "El Cabong, de capa e violão". Isso mesmo, seu violão é sua poderosa arma, capaz de desarmar qualquer vilão, apenas com uma paulada do instrumento musical na cabeça, seguido da palavra: - Kabongo...

Episódios[editar | editar código-fonte]

Primeira temporada[editar | editar código-fonte]

Ep. Título original  Estados Unidos Título Brasil
1 "Scary Prairie"
2 "Bad Guys Disguise"
3 "Scat, Scout, Scat"
4 "Choo-Choo Chumps"
5 "Masking for trouble"
6 "Lamb Chopped"
7 "Double Barrel Double"
8 "Riverboat Shuffled"
9 "Dizzy Desperado"
10 "Sagebrush Brush"
11 "Bow-Wow Bandit"
12 "Six-Gun Spook'"
13 "Slick City Slicker"
14 "Cattle Battle Rattled"
15 "Doggone Prairie Dog"
16 "El Kabong"
17 "Gun Gone Goons"
18 "El Kabong Strikes Again"
19 "Treasure of El Kabong"
20 "Locomotive Loco"
21 "Bronco Bustin´ Boobs"
22 "The Lyin´ Lion"
23 "Chopping Spree"
24 "Elephant Boy Oh Boy"
25 "Bull-Leave Me"
26 "Kabong Kabong´s Kabong"

Segunda temporada[editar | editar código-fonte]

Ep. Título original  Estados Unidos Título Brasil
1 "El Kabong Meets El Kazing"
2 "Bullet Proof Gallot"
3 "Two Too Much"
4 "Twin Troubles"
5 "Ali-Baba Looey"
6 "Shooting Room Only"
7 "Yipee Coyote"
8 "Gun Shy Gal"
9 "Who Is El-Kabong?"
10 "Scooter Rabbit"
11 "Talky Hawky"
12 "Extra Special Extra'"
13 "El Kabong, Jr."

Terceira temporada[editar | editar código-fonte]

Ep. Título original  Estados Unidos Título Brasil
1 "El Kabong Was Wrong"
2 "Dynamite Fright"
3 "Baba Bait"
4 "Big Town El Kabong"
5 "Mine Your Manners"
6 "The Mark of El Kabong"

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

No Brasil Brasil[editar | editar código-fonte]

  • Pepe Legal: David Neto e Amaury Costa
  • Babalu: Roberto Barreiros

Pepe Legal em outros idiomas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]