Boomerang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Boomerang
Logo utilizado desde 19 de janeiro de 2015
Tipo Infanto-juvenil
País Estados UnidosEstados Unidos
Fundação 8 de dezembro de 1992 (22 anos) (como bloco da programação do Cartoon Network)

1 de abril de 2000 (15 anos) (como canal independente)

Pertence a Turner Broadcasting System
Proprietário Time Warner
Sede Atlanta, Geórgia (primário)

Los Angeles, Califórnia (secundário)

Formato de vídeo 480i (SDTV)
Audiência 43.6 milhões de famílias (37.5% em todos os canais de televisão) (fevereiro de 2015)[1]
Canais irmãos Cartoon Network

Adult Swim
TNT
TBS
Turner Classic Movies

Cobertura internacional Em todo o mundo
Nome(s) anteriore(s) Boomerang from Cartoon Network (2000-2015)
Página oficial boomeranggo.com (em inglês)
Disponibilidade por satélite
DirecTV
Canal 298
Canal 1298 (VoD)
Dish Network
Canal 175

O Boomerang é um canal de televisão digital, cabo e satélite americana que é de propriedade da subsidiária Turner Broadcasting System (Time Warner). Originário como um spin-off do Cartoon Network (que originou Boomerang como um bloco de programação em 1992), Boomerang é especializada em uma mistura de programas de desenhos animados antigos e novos de extensos arquivos da Time Warner com uma abordagem familiar, incluindo Looney Tunes, Tom e Jerry, as Meninas Superpoderosas e Scooby-Doo, juntamente com repetições de shows ainda em produção no Cartoon Network como Teen Titans Go! e O Incrível Mundo de Gumball.

História[editar | editar código-fonte]

Origem e Lançamento[editar | editar código-fonte]

Logo original que foi utilizado em 1 de abril de 2000 até 19 de janeiro de 2015.

Grande parte da programação que compunham o núcleo de programação do Boomerang era originalmente parte da Área de Desastres da TBS, um bloco de programação infantil que foi ao ar em 1997 a 1999. Boomerang tinha originado um bloco de programação no Cartoon Network, que estreou em 8 de dezembro de 1992. Foi destinado para a geração dos Baby Boomers, e foi semelhante ao bloco de saudade Vault da Disney que estréia cinco anos mais tarde, no Disney Channel. Ele foi ao ar durante quatro horas cada fim de semana, mas o tempo de início do bloco havia mudado com frequência. O bloco de sábado mudou-se para tardes de sábado, depois de volta para o início da manhã, e o bloco de domingo mudou-se para noites de domingo. Eventualmente, Boomerang foi encurtado por uma hora, reduzindo-o a partir de quatro horas a três cada fim de semana. Turner Broadcasting System, eventualmente convertida Boomerang em um canal a cabo independente em que estreou em 1 de abril de 2000.[2] O bloco de programação Cartoon Network foi reformatado para desenhos animados aéreos na produção durante um determinado ano (Os Flintstones e Manda Chuva para 1961, Os Apuros de Penélope Charmosa e Scooby-Doo para 1969, etc.). O bloco foi muitas vezes simulcast com o canal Boomerang nas manhãs de sábado até 2004. O canal Boomerang inicialmente realizadas num formato de programação looping que girava a cada semana.

Nova identidade[editar | editar código-fonte]

Em 4 de fevereiro de 2014, Turner Broadcasting System anunciou que Boomerang vai se tornar um semi-anúncio-suportado com o Upfronts 2014, com a sua distribuição internacional adicionada[3] [4] e abrindo sua nova identidade visual em janeiro de 2015.

Em 19 de janeiro de 2015, a versão dos EUA do Boomerang foi relançado como parte de um esforço global para rebrand e oferecer programação original pela primeira vez; relança o canal, que continuará a enfatizar o seu arquivo de programação, mas com uma ênfase muito maior sobre as marcas mais populares de arquivo e explicitamente uma abordagem amigável e familiar, na esperança de que Boomerang pode se tornar um "segundo canal emblemática" igual ao seu canal principal Cartoon Network.

Programação[editar | editar código-fonte]

A programação foi dirigida pelos desenhos animados antigos nos anos de 1940 até o final do século XX, produzidos pelo Cartoon Network, Hanna-Barbera, MGM, Paramount Pictures, Warner Bros., entre outros. Atualmente são exibidas na noite de sua programação. Embora a sua programação foi originalmente destinado a transmitir desenhos animados antigos, começou a adicionar alguns desenhos mais recentes nos últimos anos. Em 1 de janeiro de 2012, o canal começou a exibir os episódios de Puppy in My Pocket, que terminou em fevereiro de 2013. Em 17 e 24 de novembro de 2012, foi ao ar, novos episódios de Ben 10: Omniverse, antes da sua transmissão no canal irmão Cartoon Network. Boomerang reintroduziu a série de curtas de animação Wedgies, Boomerang também começou a exibir em 2013. Teen Titans Go! e O Incrível Mundo de Gumball foram transmitidas em 1 de dezembro de 2014, ao lado de sua transmissão no Cartoon Network. Numb Chucks, foi a primeira transmissão da televisão per pago nos Estados Unidos, foi exibido em 10 de janeiro de 2015, depois de inicialmente ter sido anunciado para o Cartoon Network. [5]

Blocos de programação[editar | editar código-fonte]

Por causa do horário de exibição do Boomerang, blocos de programação irão ao ar por alguns meses, em seguida, ser removido do calendário, apenas para ser adicionado novamente alguns meses mais tarde.

Blocos de programação especial[editar | editar código-fonte]

  • Bugs-ter Weekend - primeiro bloco de programação do novo Boomerang após o rebrand internacional; apresenta várias curtas do Looney Tunes e cada episódio de O Show dos Looney Tunes durante o fim de semana de Páscoa.
  • Capitão Planeta - Em observância do Dia da Terra, Boomerang vai ao ar uma maratona de séries animadas (que foi produzido por Turner Program Services).
  • Mother's Day (Dia das Mães) - Uma recente maratona pelo Boomerang, no feriado dos Dia das Mães, o canal vai ao ar, as caricaturas retratando as mães, como episódios Jane Jetson com foco de Os Jetsons, e episódios Wilma Flintstone focadas de Os Flintstones.
  • The Boomerang Christmas Party (O Partido Boomerang de Natal) - Este bloco, o que vai ao ar no mês de dezembro, apresenta uma coleção de séries especiais de Natal Hanna-Barbera (como The Powerpuff Girls: Twas the Fight Before Christmas, Yogi's First Christmas, Christmas Comes to Pac-Land, Casper's First Christmas, The Jetsons' First Christmas and The Flintstones' Christmas).

Ex-blocos de programação[editar | editar código-fonte]

  • Boomeraction - Um dos primeiros blocos ao ar no Boomerang,[6] a sua programação focada nos shows de ação-aventura, incluindo Thundarr, o Bárbaro, Os Jovens Titãs, Samurai Jack, SWAT Kats, Os Piratas de Águas Sombrias, Jonny Quest, Sábados Secretos, Ben 10 e Ben 10: Omniverse. Ele também foi um dos únicos blocos do Boomerang que foi ao ar em todas os feeds internacionais, incluindo as versões de televisão do Reino Unido, América Latina e Austrália. O bloco foi removido porem 2 de junho de 2014, como toda a programação do bloco de esquerda na programação.
  • Boomerandom - Este bloco foi ao ar a cada fim de semana de 8 a 10 horas, no horário oriental de 2008 a 2010, e contou com duas horas de episódios de único programa. Os programas selecionados foram escolhidos pela "Boomerandom drawing machine (Boomerandom máquina de desenho)".
  • Boomerang Zoo - Este bloco de uma hora, destacaram os desenhos animados exibidos até 1970, na Hanna-Barbera/Warner Bros., calções de televisão, abatidas, principalmente, da H–B funny animal series (como Zé Colmeia, Dom Pixote, Formiga Atômica, Maguila, o Gorila, Leão da Montanha, O Crocodilo Wally, e Plic, Ploc e Chuvisco). Era a único bloco em ambas as versões americanas e europeias do canal após o rebranding do Boomerang Europe em 2004.
  • Boomerock - Este bloco, que foi ao ar em comemoração do 50º aniversário de estréia dos Flintstones em 2010, consistiu uma maratona da série animada antiga.
  • Boomeroyalty - Este fim de semana mini-maratona de shows se concentram em um personagem especial, que muda a cada mês, semelhante ao antigo bloco Chunk Super em canal irmã Cartoon Network. "Boomeroyalty" celebrado em julho de 2013.
  • Scooberang - Este bloco contínua contendo com todos os episódios de cada vez na série Scooby-Doo (que foram ao ar em ordem cronológica), começando com Scooby-Doo, Cadê Você?. Ele também foi ao ar alguns filmes de longa-metragem Scooby-Doo, incluindo Scooby-Doo e os Irmãos Boo e Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis. "Scooberang" já não vai ao ar no Boomerang. No entanto, várias iterações da série do Scooby-Doo, ao ar várias vezes ao dia no canal.
  • Those Meddling Kids! (Essas Crianças Enxeridas!) - Este bloco de 90 minutos contendo séries produzidas pela Hanna-Barbera ou Ruby-Spears Productions, os quais seguem a fórmula de um grupo de adolescentes ou jovens adultos de resolução de mistérios (tais como Scooby-Doo, Josie e as Gatinhas, Bicudo, o Lobisomem, Clue Club e Speed Buggy).
  • Halloween block (Bloco de Halloween) - Este bloco foi ao ar durante o mês de outubro, e incluíram programas de Halloween com temas como Scooby-Doo, Gasparzinho, A Família Addams (em seu live-action, bem como encarnações de animação), Beetlejuice, Fantasminha Legal, Goober e os Caçadores de Fantasmas e Os Monstro. Esse é nomeadamente o único momento em que foi ao ar regularmente no Boomerang de qualquer programa live-action, particularmente como A Família Addams e Os Monstro foram ao ar no canal de cada desde outubro de 2011. A programação do Dia das Bruxas substituiu o bloco anual Scooberang em 2011 e foi ao ar novamente em 2012 e 2013; não foi trazido de volta em 2014 quando o canal começou a mudar a sua programação.

Outros serviços[editar | editar código-fonte]

Boomerang Sob Demanda[editar | editar código-fonte]

Boomerang On Demand (Boomerang Sob Demanda) é um canal de serviços de vídeos sob demanda, oferecendo episódios de programas arquivadas pelo canal, junto com determinados programas originais do Cartoon Network. Lançado em 2005, ele está disponível em cabo, satélite e digitais fornecedores de IPTV. Em abril de 2013, Boomerang On Demand começou a separar o conteúdo do programa por "tema" (por exemplo, em observância do Dia das Mães, o serviço contou com episódios de Os Flintstones e O Laboratório de Dexter com os personagens da mãe de Dexter e Wilma Flintstone).

Versões internacionais[editar | editar código-fonte]

Boomerang, originalmente criado como um canal a cabo nos Estados Unidos, tem se expandido em todo o mundo. Cada uma destes canais será feed globalmente em 2015, sob uma marca unificada para refletir, um canal focado para a família.[7]

País Região Língua Fundação (Extinção)
Estados Unidos Boomerang Estados Unidos Inglês

Espanhol

1 de abril de 2000
Reino Unido

Irlanda

Boomerang Reino Unido e Irlanda Inglês 27 de maio de 2000
Argentina

Bolívia
Chile
Colômbia
Costa Rica
Cuba
El Salvador
Equador
Guatemala
Honduras
México
Nicarágua
Panamá
Paraguai
Peru
República Dominicana
Uruguai
Venezuela
Brasil

Boomerang América Latina e Brasil Espanhol

Português
Inglês

2 de julho de 2001
França Boomerang França Francês 23 de abril de 2003
Itália Boomerang Itália Italiano 31 de julho de 2003
Austrália

Nova Zelândia

Boomerang Austrália Inglês Março de 2004
Espanha Boomerang Espanha Espanhol 2004 - 1 de setembro de 2011
África, Chipre, Grécia e Oriente Médio Boomerang Europa Grego, inglês, árabe, holandês 5 de junho de 2005
Arménia

Azerbaijão
Albânia
Bósnia e Herzegovina
Bulgária
Croácia
República Checa
Estónia
Geórgia
Hungria
Cazaquistão
Quirguistão
Letónia
Lituânia
Macedônia
Moldávia
Montenegro
Polónia
Roménia
Rússia
Sérvia
Eslováquia
Ucrânia

Boomerang Europa Oriental e Central Polonês, húngaro, romeno, russo, inglês 5 de junho de 2005
Filipinas

Hong Kong
Índia
Indonésia
Macau
Maldivas
Singapura
Sri Lanka
Taiwan
Vietnã

Boomerang Sudeste Asiático Inglês 1 de setembro de 2005 - 30 de novembro de 2012 (versão de 2005)
1 de janeiro de 2015(Re-lançado)
Bélgica

Holanda

Boomerang Holanda Holandês 10 de outubro de 2005
Alemanha

Áustria
Suíça

Boomerang Alemanha Alemão 1 de junho de 2006
Dinamarca

Finlândia
Noruega
Suécia

Boomerang Escandinávia Dinamarquês

Finlandês
Norueguês
Sueco

1 de abril de 2008
Tailândia Boomerang Tailândia Tailandês 14 de agosto de 2013
China

Japão

Boomerang China
Boomerang Japão
Chinês

Japonês

Março de 2014
Angola

Moçambique
Portugal

Boomerang (Portugal) Português 21 de abril de 2015

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site Oficial (em inglês)

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão nos Estados Unidos é um esboço relacionado ao projeto televisão. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.