Cow and Chicken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Cow and Chicken
Cow e Chicken (PT)
A Vaca e o Frango (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração Aprox. 22 minutos
Criador(es) David Feiss
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Charlie Adler
Dee Bradley Baker
Candi Milo
Howard Morris
Tom Kenny
Dan Castellaneta
Michael Dorn
Tema de abertura Mama Had a Chicken,
Mama Had a Cow
Tema de
encerramento
Mama Had a Chicken,
Mama Had a Cow
(sem a canção)
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Cartoon Network
Transmissão original 15 de dezembro de 1995
(episódio piloto)
15 de julho de 1997 -
24 de julho de 1999
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 52
Cronologia
Programas relacionados Eu Sou o Máximo
Desenhos Incríveis - O Show

Cow and Chicken (no Brasil: A Vaca e o Frango) é uma série de desenho animado exibido pelo Cartoon Network, criada por David Feiss em 15 de dezembro de 1995 com o lançamento de um episódio piloto. O desenho foi um dos primeiros Cartoon Cartoons a serem produzidos. Cow and Chicken teve um total de 52 episódios divididos em quatro temporadas que foram produzidos entre novembro de 1996 e abril de 1999.[1] A série foi indicada ao Emmy em 1996 e 1998.[2]

Universo da série[editar | editar código-fonte]

O universo de Cow and Chicken é bastante bizarro, uma vaca é irmã de um frango e os dois são filhos de humanos, dos quais apenas a parte inferior é mostrada. Além disso, Bum de Fora, um sujeito nu vermelho que se assemelha ao demônio, completa o cenário da série, que conta com outros personagens igualmente bizarros.

A série usa de vários clichés de desenhos. Por exemplo, Vaca possui um alter-ego SuperVaca, uma superheroína cujas características são diferentes das de sua personalidade normal (como poder voar e falar espanhol). O vilão Bum de Fora tenta descobrir sua verdadeira identidade para derrotá-la, o que possibilitaria que ele obtivesse sucesso em sua tentativa de corromper o Frango. Os pais dos dois, chamados Pai e Mãe, possuem apenas a parte de baixo do corpo e, em alguns episódios, a câmera mostra que não há nada acima de suas cinturas. Isso, na verdade, acontece apenas no episódio-piloto, "No Smoking"[nota 1] . Nos demais episódios, isso fica simplesmente subentendido, pois os pais da dupla fazem ligações telefônicas com os pés, dormem com os pés no travesseiro, dirigem com os pés, e assim por diante. Além disso, nas sombras dos dois é possível ver que eles possuem apenas a parte de baixo ,mas no episódio "Cow and Chicken Reclining", o Pai fica preso numa espécie de cadeira, e o Frango retira várias coisas do armário, como um desentupidor, um porco e as supostas partes de cima dos pais da Vaca e do Frango.

Episódios censurados[editar | editar código-fonte]

A série teve dois episódios censurados nos Estados Unidos. No primeiro,o piloto "No Smoking", Frango vai ao inferno porque quer fumar cigarros e encontra Bum de Fora, que é o demônio, e é torturado por ele.[3] Porém esse episódio foi exibido no Brasil.[carece de fontes?]

O outro é "Buffalo Gals", censurado por causa de estereótipos de lesbianismo e piadas de duplo sentido.[3] [4] Após a exibição deste episódio, ele foi substituído por "Orthodontic Police".

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Vaca: é uma vaca de 7 anos e 200 quilos. É irmã de Frango e uma das personagens principais.
  • Frango: é um frango de 11 anos. É fraco e gosta de usar palavras difíceis.
  • Bundefora (Red Guy, no original): é o arquiinimigo da Vaca e Frango. Ele tem várias identidades (cujos nomes sempre são trocadilhos com o fato do mesmo estar sempre pelado ou com o traseiro de fora), às vezes, é o diretor da escola dos dois. Ele só tem um objetivo:levar os dois para o Inferno, assim que lembrar como voltar para lá.
  • Flem: é o melhor amigo de Frango. Gordinho, baixo e usa óculos. Sua característica marcante é a boca enorme, com lábios muito vermelhos.

(nota: no episódio do banheiro feminino, o Frango faz piada com a boca de Flem ao falar com este no rádio, chamando-o de "Little Lips"- "boquinha" em tradução livre.)

  • Earl: é um amigo do Frango. Usa um boné vermelho e aparelho dental.

(nota: Flem e Earl são apaixonados pela Vaca)

  • Mãe: é a mãe da Vaca e do Frango. Somente suas pernas aparecem no desenho.
  • Pai: é o pai da Vaca e do Frango. Somente suas pernas aparecem no desenho.

(nota: No episódio 'No Smoking' é possível ver que eles não possuem a parte de cima do corpo.)

  • Frango Desossado - Primo da Vaca e do Frango, é um frango sem os ossos e aparece sempre estirado no chão.
  • Professora: é a professora dos dois, que apenas a chamam de "Professora".

Dublagem[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o elenco de dublagem é o seguinte:

Dobragem[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a dobragem conta com os seguintes actores:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Num episódio do desenho Eu Sou o Máximo, protagonizado pela doninha Máximo (Weasel) e o babuíno Babão (Baboon), intitulado "Quem Apagou a Vaca e o Frango?", os pais da Vaca e o Frango também são mostrados como não tendo nada acima dos pés. No entanto, esse é um episódio de Eu Sou o Máximo, independente de A Vaca e o Frango

Referências

  1. Feiss, David (12 de janeiro de 2000). Episode Guide: Cow and Chicken and I Am Weasel (em inglês). Visitado em 1 de junho de 2012.
  2. Cow and Chicken (em inglês) Emmy Awards Archive Database. Visitado em 1 de junho de 2012.
  3. a b Trivia for Cow and Chicken (em inglês) The Internet Movie Database. Visitado em 1 de junho de 2012.
  4. Scibelli, Anthony (6 de agosto de 2010). The 6 Creepiest Things Ever Slipped Into Children's Cartoons (em inglês) Cracked. Visitado em 1 de junho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Cow and Chicken